Os homens devem sentar com os joelhos afastados, repousando as palmas das mãos sobre as coxas, com as pontas dos dedos para dentro. As mulheres, por sua vez, posicionam os joelhos de forma que os mesmos se toquem e apontem para frente, repousando as mãos sobre os joelhos com as pontas dos dedos para frente.
OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.
Alguns praticantes acreditam que “Oss” é uma abreviação para a expressão “Onegai Shimasu”, também muito comum nas artes marciais e cultura oriental. Essa segunda expressão, por sua vez, não possui uma tradução literal para o português.
O que significa “Oss”? “OSS” – (おっす) é uma expressão usada pelos praticantes de artes marciais e sua transcrição/leitura exata é OSU. Formada por dois caracteres 押す/osu (pressionar) + 忍ぶ / shinobu (suportar), significa literalmente “perseverança sob pressão”. O segundo caractere não é pronunciado.
Em geral, no treino, a saudação verbal é acompanhada pelo gesto de juntar as mãos em frente ao rosto, abaixando levemente a cabeça. No treino, a saudação finaliza cumprimentando fisicamente o colega e o mestre, dando-se as mãos após o gesto. É também um gesto de respeito.
Os participantes fazem o Za-rei (saudação ajoelhados). Sensei ni - Agora a saudação será feita ao sensei que conduzirá o treino (ou o mais graduado) e àqueles que estiverem ao seu lado. Este(s) vira(m)-se de frente para os participantes.
Depois de verificar que todos os Karatekas estão devidamente alinhados e prontos para a aula, o Senpai convida-os a saudar o Sensei (Sensei ni Rei) e depois deste também cumprimentar os Seito, o Sensei pedir-lhes-á para olhar para o lado do Shimozeki (Migi/Hidari mite) e para saudar o Senpai (Senpai ni Rei).
Essa saudação apareceu pela primeira vez entre os estudantes de artes marciais antes da Primeira Guerra Mundial, substituindo a expressão Ohayo Gozaimasu, que significa "bom dia". Você pode pensar que essa expressão é bem diferente de OSS, mas sua história é semelhante à palavra portuguesa para "Você".
A origem do termo "OSS" vem da combinação das palavras japonesas "Osu" (押す), que significa "pressionar" ou "empurrar", e "Shinobu" (忍ぶ), que significa "suportar" ou "perseverar". Juntas, essas palavras capturam a essência do jiu-jitsu: a capacidade de enfrentar desafios com determinação e resiliência.
“O quimono é minha ALMA…. O tatame minha CASA…. o JIU JITSU minha VIDA…” “ Está no inferno: abraça o capeta, leva ele pro chão e finaliza. ” “Se você não treina e acha que é casca grossa, entra no tatame que tu vai ser descascado.”
1- Respeitar os superiores e os colegas. 2- Cumprimentar corretamente ao entrar e sair do Dojô. 3- Manter silêncio no Dojô. 4- Ajoelhar ordenadamente na chegada do Sensei.
É usada pelos praticantes de Karate-Do no fito de mostrar respeito recíproco. A expressão significa, de uma maneira mais simples, "perseverança sob pressão". É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate-Do.
O cumprimento é uma forma de demonstrar respeito pelo seu parceiro de treinamento e respeito por qualquer adversário, não importa qual o nível de habilidade. O Judô e o Jiu-jitsu começam com um cumprimento e terminam com um cumprimento. . . . #judo #judoka #jiujitsu #jiujitsulifestyle #bjj.
OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.
Ensinado a atletas na faixa azul de judô, o uchi mata é considerado uma técnica de arremesso de pés (ashi waza). Por utilizar considerável movimento de quadril, muitos apontam o uchi-mata como golpe de quadril (koshi waza).
⚡HARAI-GOSHI (koshi-waza) HARAI-GOSHI, ou "varrida de quadril", assim como acontece em inúmeros outros golpes, serve-se do kuzushi(desequilíbrio) em que o cotovelo do braço que segura a gola vai sob a axila, enquanto a mão que segura a manga a puxa para a frente.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Os homens devem sentar com os joelhos afastados, repousando as palmas das mãos sobre as coxas, com as pontas dos dedos para dentro. As mulheres, por sua vez, posicionam os joelhos de forma que os mesmos se toquem e apontem para frente, repousando as mãos sobre os joelhos com as pontas dos dedos para frente.
Ao chegar e ao sair do local de treino, pronuncia-se OSS de forma firma para avisar ao sensei de sua chegada ou saída. Quando o dojo estiver vazio,se pronuncia OSS em respeito ao local a ao Mestre em uma saudação simbólica.
Além de chamar os professores pelo nome da profissão, SENSEI em japonês também é um título de honra para pessoas que ensinam algo ou são especialistas em sua área de atuação. Os médicos estão entre esses especialistas. Portanto são chamados de SENSEI.
A saudação "shomen ni rei" é uma expressão enraizada na tradição japonesa, que demonstra respeito profundo e gratidão. "Shomen" se refere a "frente" ou "centro" e "Rei" significa saudação ou reverência. Essa saudação é uma tradição fundamental que demonstra a importância da disciplina, respeito e humildade.
Como Fazer: Os praticantes se alinham, curvam-se em direção ao Kamiza (lugar de honra) e depois em direção ao centro do tatame. Zarei (座礼) – Saudação Sentada: Significado: Indica respeito e humildade durante o treinamento. Momento de Uso: Durante o treinamento e para cumprimentar o professor ou oponente.