O livro foi escrito por muitos profetas antigos, pelo espírito de profecia e de revelação. Suas palavras, escritas em placas de ouro, foram citadas e resumidas por um profeta-historiador chamado Mórmon.
Em 1823, Morôni apareceu a Joseph Smith como um anjo e lhe disse onde as placas estavam enterradas. Joseph Smith traduziu as placas para o inglês pelo dom e poder de Deus, e o Livro de Mórmon foi publicado em Palmyra, Nova York, EUA, em 1830.
Quando Deus ensina um princípio importante, Ele envia duas fontes para confirmá-lo. O Livro de Mórmon é um segundo testemunho do testamento de Jesus Cristo dado pela Bíblia. O testemunho combinado desses dois livros de escrituras pode ampliar e aprofundar nosso entendimento e testemunho do Salvador Jesus Cristo.
O livro conta a história de dois grandes povos, chamados nefitas e lamanitas, que viveram entre 600 a.C. e 421 d.C. Conta-se também a história de um povo mais velho, da época da Torre de Babel, os jareditas.
Livro de Mórmon: 5 coisas que você deve saber | Crenças Mórmon
Qual o significado de Livro de Mórmon?
O Livro de Mórmon contém as palavras de Deus
Da mesma maneira que Deus falou a Moisés e a Noé na Bíblia, Ele também falou às pessoas nas Américas. Esses homens, chamados profetas, registraram a palavra de Deus. Seus escritos, por fim, foram compilados em um livro por um profeta chamado Mórmon.
A realidade de que a vida tem um propósito divino, de que Deus cuida de cada pessoa e de que todos têm a capacidade de progredir por meio de escolhas corretas é o tema central do pensamento mórmon. Os santos dos últimos dias acreditam em Deus como um ser pessoal e amoroso, nosso Pai Celestial.
Os Mórmons acreditam que todos os homens e mulheres que já nasceram, inclusive Jesus Cristo, viveram com Deus como seus filhos espirituais antes desta vida. Deus quis que cada um de nós viesse à Terra para obter experiência, aprender e crescer para se tornar mais semelhante a Ele.
No Livro de Mórmon aprendemos que “o paraíso de Deus deverá entregar os espíritos dos justos e a sepultura deverá entregar os corpos dos justos: e o espírito e o corpo serão restaurados um no outro novamente, e todos os homens se tornarão incorruptíveis e imortais, e serão almas viventes” (2 Néfi 9:13).
Os mórmons não acreditam na Trindade. Para eles, pai, filho, Espírito Santo são 3 seres de já. Os evangélicos creem que deus é um só em essência, mas existem três pessoas distintas, pai e filhos, filhos. Os mornos acreditam na salvação pela fé em jesus cristo.
ALGUMAS HERESIAS DA SEITA DOS MORMONS 1) O Mormonismo ensina que Cristo e o Diabo são irmãos. "Que Lúcifer, o filho da alva, é nosso irmão mais velho e o irmão de Jesus Cristo,” (Doutrina Mórmon por Bruce McConkie, páginas 163-164). 2) O Mormonismo ensina que Jesus Cristo era casado e polígamo.
Néfi é descrito como um homem temente a Deus e inspirado, de uma fé inabalável (1 Néfi 3). No começo de seu relato Néfi é jovem, vigoroso e determinado a fazer a vontade de Deus (1 Néfi 2:16).
Mórmons são pessoas que pertencem à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Eles são muitas vezes referidos como mórmons, ou como membros da Igreja Mórmon, porque acreditam no Livro de Mórmon, um livro de escrituras que atua como um companheiro para a Bíblia.
A evidência fundamental da autenticidade ou veracidade do Livro de Mórmon vem de Deus. Conforme é prometido no Livro de Mórmon, qualquer pessoa pode saber acerca de sua veracidade lendo-o e perguntando a Deus com um coração sincero e com real intenção para saber se é verdadeiro (ver Morôni 10:3–5 ).
O Livro de Mórmon é um volume de escrituras sagradas comparável à Bíblia. É um registro da comunicação de Deus com antigos habitantes das Américas e contém a plenitude do evangelho eterno.
→ Quem foi Mórmon? Para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, Mórmon foi um comandante militar e historiador que viveu no século IV d.C. Ele produziu registros, compilações de textos de profetas e escritos sobre sua época nas placas de mórmon.
No Mormonismo ortodoxo, o termo Deus geralmente se refere ao Deus bíblico, o Pai, a quem os santos dos últimos dias às vezes chamam de Elohim, e o termo Divindade refere-se a um conselho de três pessoas divinas distintas que consistem em Deus, o Pai, Jesus (Filho primogênito, a quem os santos dos últimos dias às vezes ...
Normalmente, os missionários trabalham em duplas. Às vezes, podemos ver mais do que dois missionários, mas nunca menos. E eles não são apenas companheiros — também são colegas de quarto. As duplas existem para que os missionários possam cuidar uns dos outros.
Cometer um pecado é desobedecer deliberadamente aos mandamentos de Deus ou deixar de agir em retidão apesar de ter conhecimento da verdade (ver Tiago 4:17). O Senhor disse que Ele “não [pode] encarar o pecado com o mínimo grau de tolerância” (Doutrina e Convênios 1:31).
Na Igreja Mórmon - oficialmente, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias -, o sexo fora do casamento, a pornografia e a masturbação são proibidos.
Uma passagem diz que os registros do Livro de Mórmon “confirmarão a verdade” da Bíblia “e mostrarão a todas as tribos, línguas e povos, que o Cordeiro de Deus é o Filho do Pai Eterno e o Salvador do mundo; e que todos os homens devem vir a ele, pois do contrário não poderão ser salvos”.