Um texto multimodal apresenta um repertório variado de recursos semióticos (escritos, orais, visuais, gestuais, entre outros)geradores de sentidos, mobilizados organizadamente em contextos de produção.
O texto multimodal, também presente nos manuais de montagem e em bulas de medicamentos, é o que se compõe de, pelo menos, duas formas de comunicação: a imagem e o (texto) escrito, mas pode ser integrado por outros componentes como som, fala, movimentos gestuais, entre outros.
Quando podemos considerar um texto como multimodal?
Observamos, desta maneira, que um texto multimodal constitui-se de várias linguagens, além do texto escrito, existe a utilização de cores, fontes diferentes, texturas, imagens, gráficos, formas e sons, dentre outros, embora que não seja necessário que todos apreçam ao mesmo tempo.
Os elementos multimodais presentes no texto ampliam a capacidade de significação, pois o texto é tratado como uma espécie de compêndio social que tem funções diversas e, ao entrar em contato com o universo social, cultural e histórico do leitor, ganha novos sentidos.
As narrativas multimodais combinam diferentes modos (e.g. a voz, os gestos, as imagens, ou seja, a linguagem verbal e a não-verbal), o que é fundamental para a construção de significado, em particular no caso dos jovens aprendentes (Mourão, 2012).
No transporte multimodal tradicional, são combinados vários meios como navios, aviões, caminhões, trens ou até outros modos, conforme a necessidade do ambiente — a exemplo do transporte dutoviário.
Qual é uma das estratégias para a leitura de textos multimodais?
No ato da leitura é importante identificar e destacar os elementos que aparecem no texto e o que eles sugerem. O trabalho de leitura multimodal deve abrir espaço para analisá-los, bem como suas finalidades, visto que há muitos textos em que as imagens, sons ou cores dizem mais que as palavras.
A principal vantagem do transporte multimodal está na combinação mais eficiente de múltiplos meios de transporte. Isso torna os deslocamentos mais rápidos e baratos, além de proporcionar menos emissão de poluentes.
O transporte multimodal é aquele que utiliza mais de um modal de transporte para realizar o deslocamento de cargas de um ponto a outro. Nestes casos, a responsabilidade dessa movimentação é toda de um operador logístico, chamado de Operador de Transporte Multimodal, também conhecido pela sigla OTM.
Como o consumo de textos multimodais podem contribuir com a nossa leitura?
Por apresentar diferentes linguagens, o texto multimodal, seja impresso ou digital, configura-se em inúmeros recursos para se obter conhecimentos, informações, Page 6 entretenimento e tantas outras possibilidades de comunicação oral ou escrita, que favorecerão o aprimoramento da leitura e escrita do aluno da EJA.
183), textos que realizam seus significados por meio da utilização de mais do que um código semiótico. Sendo assim, textos que combinam o código visual e o verbal, como no caso do objeto de estudo deste trabalho, os textos publicitários, são considerados multimodais.
O texto multimodal é aquele que se compõe de duas formas de comunicação: a imagem e o (texto) escrito, mas pode ser integrado por outros componentes como som, fala ou gestos. São exemplos de textos multimodais: os infográficos, os anúncios, os cartuns, as propagandas, as tirinhas e as charges.
Estratégia Multimodal? É uma ferramenta de implementação que tem por objetivo melhor o processo de cuidado e os resultados de pacientes de uma maneira estruturada.
Os textos multissemióticos, ou multimodais, são marcados pela presença das palavras e de outros recursos, como imagem, sons, gráficos e links, permitindo diversos modos de leitura, ou seja, é a linguagem verbal e não-verbal em um só produto.
Multimodalidade é um fenômeno em que diferentes modos semióticos – isto é, diferentes "linguagens", como línguas naturais, representações visuais, gestos e música – são combinados e integrados em situações comunicativas.
A multimodalidade, característica dos textos que abarcam dois ou mais códigos sígnicos, por exemplo, palavras e imagens, requer um enfoque que abranja a linguagem visual (KRESS; van LEEUWEN, 1996).
Como o professor pode explorar a multimodalidade em sala de aula?
O professor deve fazer sua parte procurando informações e utilizando recursos disponíveis, refletindo sobre sua utilização com as novas ferramentas. O desenvolvimento das novas mídias, sobretudo, a internet “trouxe novas reflexões à relação que se estabelece entre elas o contexto escolar".