O superdotado resolve questões matemáticas com maior facilidade. Uma pessoa superdotada é aquela que apresenta capacidade mental acima da média de inteligência, ou seja, com QI (Quociente de Inteligência) acima de 127, segundo Davis Wechsler.
Curiosidade, elevado grau de criatividade, facilidade e rapidez para aprender são características de pessoas superdotadas ou portadores de altas habilidades.
Autoaprendizado : Capacidade de aprender novas habilidades ou adquirir conhecimento de forma independente. Perfeccionismo : Podem mostrar tendências perfeccionistas e ficar frustradas com falhas ou erros. Entendimento Moral e Justiça : Frequentemente têm um senso desenvolvido de moralidade e justiça.
A vasta gama de interesses e o pensamento profundo são características de superdotados. A mente de uma criança superdotada funciona de maneiras únicas e complexas, frequentemente diferindo de seus pares na forma como percebem, processam e interagem com o mundo ao seu redor.
O que acontece no cérebro de uma pessoa superdotada?
Crianças com QI elevado apresentam essas áreas cerebrais com maior especialização e, além disso, uma eficiência neuronal muito grande. Todos esses fatores estão associados a capacidade cognitiva. Outro fator que diferencia essas crianças este em um fenômeno já conhecido: a plasticidade.
Figura 1 Representação gráfica do Modelo dos Três Anéis. Fonte: Renzulli (1986). Considerando os comportamentos principais das AH/SD, descritos an- teriormente, Renzulli (2014a) apresenta dois tipos de superdotação, a escolar ou acadêmica e a produtivo-criativa.
Pontuação de QI Acima de 130 : A maioria dos especialistas concorda que uma pontuação de QI acima de 130, que coloca a pessoa no percentil 98 ou superior da população, é um indicador de superdotação. Isso significa que a pessoa está entre os 2% mais inteligentes da população.
As altas habilidades/superdotação são um comportamento biopsicosocial de causas genéticas e ambientais, que reflete uma interação entre três grupamentos básicos dos traços humanos - sendo esses grupamentos habilidades gerais e/ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e elevados ...
A maioria dos pais percebe as altas habilidades antes que a criança complete cinco anos. O ideal é procurar um psicólogo experiente no assunto, que poderá fazer testes psicométricos e uma avaliação neuropsicológica para identificar se as potencialidades estão realmente acima da média de outras crianças.
Em resposta a esta complexidade, pessoas com altas habilidades podem exibir comportamentos sociais desajustados, hostilidade, agressão, baixo autoconceito, insegurança, frustração, raiva e sentimentos de inadequação.
O diagnóstico é feito pelo profissional neuropsicólogo por meio de uma bateria de exames que não se restringe apenas ao teste de QI. "É importante ressaltar que a pessoa não necessariamente é boa em tudo ou não precisa de orientação na aprendizagem. Geralmente, a pessoa se destaca em áreas específicas.
A TIAH/S é uma escala de uso NÃO restrito a psicólogos. Seu propósito é servir como uma ferramenta de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S) e, assim, não deve ser usada para estabelecer um diagnóstico.
Qual a diferença entre superdotação e altas habilidades?
A superdotação é caracterizada por alta performance inata, enquanto as altas habilidades se manifestam após a aprendizagem. Ambas resultam em desempenho elevado, mas diferem na origem da criatividade: a superdotação traz uma criatividade natural, enquanto as altas habilidades podem desenvolver criatividade aprendida.
"Muitas vezes, quando não há identificação precoce, as crianças superdotadas apresentam desinteresse pela escola, mostram-se mais vulneráveis a críticas e, ainda, podem manifestar problemas de conduta, como indisciplina, dificuldade no seguimento de regras e questionamentos constantes", alerta Juliana.
Possui um vocabulário amplo e uma linguagem sofisticada para a idade; Demonstra facilidade de aprendizagem com pouca instrução; Possui alto nível de concentração em determinada atividade ou assunto, comportamento que muitas vezes os tornam especialistas na área; Demonstra maior sensibilidade às emoções alheias.
Enquanto o TDAH é notório por manifestar-se por meio de dificuldades na concentração, hiperatividade e impulsividade, a superdotação destaca-se pela presença de uma inteligência excepcionalmente elevada.
“Por exemplo, enquanto no autismo há uma hipoconectividade cerebral, que dificulta a comunicação entre os hemisférios, o superdotado possui hiperconectividade”, afirma o profissional. Para completar, ele explica que o fato de as duas condições poderem ser encontradas juntas, não anula as suas diferenças.
Muitas vezes, pessoas superdotadas mostram um profundo entendimento dos conceitos, capacidade de resolver problemas de maneira criativa e habilidade para aprender rapidamente. Interesses amplos e intensos: Superdotados muitas vezes têm uma ampla gama de interesses que vão além de sua idade ou grau de escolaridade.
Alguns estudiosos acreditam que há fatores ligados à genética e a estímulos externos para o desempenho cerebral dos superdotados, sendo que a diferença entre um indivíduo normal e um superdotado são as conexões cerebrais complexas e não a quantidade de neurônios como alguns pensam.