"Nos evangelhos ele não é descrito fisicamente. Nem se era alto ou baixo, bem-apessoado ou forte. A única coisa que se diz é sua idade aproximada, cerca de 30 anos", comenta a historiadora neozelandesa Joan E. Taylor, autora do recém-lançado livro What Did Jesus Look Like?
Jesus teria uma pele mais morena, barbudo, cabelo crespo, estatura mediana, de acordo com pesquisas mais recentes, corroborando a aparência de pessoas da região em que Jesus viveu. Outros fatores ainda corroboram isso: A expectativa de vida média do galileu na época era de 35 anos, independentemente da crucificação.
Como não há uma descrição física de Cristo na Bíblia, tampouco há espaço para dúvidas: o Jesus histórico, o homem que foi executado pelo Império Romano no século 1, era um judeu de pele escura, proveniente do Oriente Médio.
Ezequiel viu Deus, e disse que Ele era “semelhante a um homem, sentado em um trono” (Ezequiel 1:26-28); Existem muitos outros textos sobre o assunto, mas creio que estes são suficientes para compreendermos que Deus é um ser pessoal que quer se relacionar conosco!
O que os historiadores dizem sobre a real aparência de Jesus?
Como era o verdadeiro rosto de Jesus?
Apesar de ser um retrato já conhecido pela maior parte dos cerca de 2 bilhões de cristãos no mundo, essa é uma construção que pouco deve ter tido a ver com a realidade. O Jesus histórico, apontam especialistas, muito provavelmente era moreno, baixinho e mantinha os cabelos aparados, como os outros judeus de sua época.
Hoje os novos conhecimentos da ciência, com base no estudo de crânios daquela época, revolucionam a história sobre seu aspecto físico de Jesus, que seria na verdade moreno, de cabelos crespos, mais negro que branco.
Em sua opinião, o que significa a afirmação: “não tinha beleza nem formosura e (…) não havia boa aparência nele, para que o desejássemos”? (Isaías 53:2).
Porque a Bíblia diz em Apocalipse que a aparência de Jesus glorificado é como a de jaspe e sardônica. Jaspe e sardônio são pedras preciosas com aparência amarronzada, como as da imagem acima. Ainda na Bíblia Sagrada, o cabelo de Jesus é comparado à lã de cordeiro e seus pés à cor de bronze queimado (Apocalipse 1:15).
O Novo Testamento não inclui descrições da aparência física de Jesus antes de sua morte, e as narrativas do Evangelho são, geralmente, indiferentes as aparências ou características das pessoas relatadas nele.
Após uma análise de um crânio proveniente do século I d.C., os pesquisadores fizeram a suposição de que Jesus Cristo media um pouco mais de 1,50 metro e pesava cerca de 50 kg.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
Representado na arte cristã como um homem branco de cabelos longos e castanhos, Jesus Cristo na realidade pode ter sido bem diferente dessa visão. Segundo um especialista forense, o filho de Deus teria pele mais escura, cabelo curto e encaracolado.
Jesus é descrito na Bíblia como alto e bonito e como “bonito como uma criança”, mas os registros são contraditórios porque Jesus também é descrito como alguém sem beleza ou majestade.
É uma adaptação cultural muito comum. Ninguém sabe como Jesus foi porque não vivemos na época dele, mas como ele era um levantino, tinha provavelmente olhos e cabelos escuros e pele morena.
Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
Lembrando que não há nada na bíblia que descreva em detalhes a fisionomia de Cristo. O único texto que fala sobre como Cristo seria fisicamente é o texto de Isaías 53, mais um ponto que a camiseta traz em sua estampa.
O Deus que disse: «Das trevas brilhe a luz», foi quem brilhou nos nossos corações, para irradiar o conhecimento da glória de Deus, que resplandece na face de Cristo.
O que é revelado é que o Filho tem a mesma aparência que Deus Pai, cujo traje é branco como neve e cujo cabelo é como lã pura. Essa transferência global dos atributos de Deus a Jesus é característica do Apocalipse, atestando a divindade de Jesus.
Ele cresceu diante dele como um broto tenro e como raiz de uma terra seca. Ele não tinha nenhuma beleza ou majestade que nos atraísse, nada havia na sua aparência para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento.
A Bíblia não descreve as características físicas de Jesus Cristo como a cor do cabelo, altura, cútis ou cor dos olhos. A questão acima parece estar bem próxima da realidade, pois dificilmente teria olhos azuis e pele clara, sendo que ele era de descendência judaica e nascido na Palestina.