Jornais e cartas foram os principais veículos de comunicação desde o surgimento da escrita. Depois, apareceu o telégrafo, capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Após o telégrafo, foi inventado o telefone. Passamos dos meios de comunicação escritos para aqueles que enviavam sinais sonoros à distância.
Primeiro foram os sinais de fumaça, o pombo correio... Com a chegada do telégrafo, a comunicação à distância entre duas pessoas ficou mais simples e rápida. Samuel Morse, o criador, batiza o nome do código transmitido por impulsos elétricos, uma tecnologia que levou à invenção do telefone.
As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.
Os meios de comunicação passaram por profundas transformações e foram se adaptando à medida que a sociedade se modificava. Alguns deles se tornaram obsoletos com o tempo e foram substituídos por instrumentos mais modernos, como o telégrafo, que, aos poucos, deu lugar ao telefone.
Como era a comunicação entre as pessoas antes da internet?
Antes do surgimento da internet — criada em 1969, nos Estados Unidos, e trazida ao Brasil em 1988 —, o telefone, a carta e o telegrama eram os métodos utilizados para entrar em contato com amigos e familiares.
Em tempos que antecederam a invenção do telefone e do celular, a comunicação era intermediada por cartas e outras espécies de escritos. 3. Quando a internet e as redes sociais não eram tão popularizadas, o mundo já se comunicava bem por meio da televisão e do telefone/celular.
As mensagens seriam trocadas da maneira convencional. Você teria de ir a uma agência postal e enviar a sua mensagem. Quando o destinatário a recebesse e respondesse, o assunto já nem seria mais tão importante assim. Isso quer dizer que você não iria mais poder comentar alguma coisa imediatamente com o seu amigo.
Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operada por uma telefonista. O usuário tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de toque" e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente através das "pegas".
Em tempos remotos, os meios de comunicação eram sustentados no papiro, nos pergaminhos, depois nos livros, no jornal, nas revistas e nas cartas que migraram para o mundo digital; o correio, o telégrafo, a máquina de escrever; apareceram posteriormente, já no século XX, seguido do rádio, do telefone, e já neste século, ...
No passado, as cartas eram a única forma de comunicação, além de serem consideradas o meio mais antigo de comunicação, ou seja, existem há mais de 3.500 anos a.C., e diversas eram as formas pelas quais eram enviadas aos seus destinatários, como pombo-correio, navios e cavalos.
Nós estamos sempre nos comunicando por meio de quatro tipos de métodos de comunicação. Há comunicação verbal, não-verbal, escrita e visual. Compreender o uso dessas quatro categorias é essencial para entender o significado da comunicação e melhorar suas habilidades.
Antes do surgimento do registro escrito, povos utilizavam de elementos rústico de memória externa para poder se lembrar de atividades e mensagens a ser dadas. Comunicação entre diversos povos eram feitas com bastão com marcas na antiguidade para que o mensageiro se lembrasse de um determinado conteúdo.
As sociedades se expressaram por meio da oralidade, de símbolos e de desenhos, até que a escrita surgiu. Uma das primeiras maneiras de trocar mensagens e registrar experiências foi a pintura rupestre. Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás.
Era assim que as pessoas se comunicavam na época dos bipes, aparelhinhos que chegaram ao Brasil no começo da década de 1990. Você ligava para uma central e dizia a mensagem que gostaria de enviar. Um operador então digitava o que você disse e enviava o texto para o seu contato.
Como as pessoas se comunicavam no campo antes da internet e do telefone?
Resposta:as pessoas se comunicavam por meio do tato e da visão além de gestos feitos pelo corpo durante a interação. o mundo antes da internet era bem diferente as pessoas não tinham essa pressa na comunicação na transmissão das informações agora tudo é em tempo real.
Como era o mundo antes da internet e das redes sociais?
Antes da internet, as pessoas se comunicavam por meio do tato e da visão, além de gestos feitos pelo corpo durante a interação. Antes da criação do celular, a comunicação era feita por meio de cartas. As pessoas mandavam cartas umas às outras para saber sobre acontecimentos do dia a dia, para felicitar no natal, etc.