Como era a higiene nas embarcações portuguesas?
Frequentemente, chuvas abundantes inundavam as embarcações. As condições sanitárias estavam longe do ideal. A ideia de tomar banho, por exemplo, sequer se colocava. Os passageiros mais ricos faziam suas necessidades em penicos, que, depois, eram despejados no mar por seus encarregados, geralmente crianças.Como era ir ao banheiro nas Grandes Navegações?
Juntamente com a tripulação, existia a presença de ratos e baratas, sempre comprometendo a qualidade dos alimentos. Outro fator que contribuía para a falta de higiene era a ausência de banheiros na embarcação – geralmente os tripulantes faziam suas necessidades em recipientes e as lançavam ao mar.Como eram as condições de higiene e alimentação nas caravelas?
Não tendo espaço para estocar comida e água suficientes, os tripulantes passavam por sérias privações. A ração diária fornecida aos tripulantes comuns não passava de três refeições compostas por biscoito, e duas pequenas doses de água e vinho.Quais eram as doenças mais comuns nas Grandes Navegações?
Gengivas inflamadas, feridas nas mucosas e na pele, dificuldade para respirar e fraqueza. Esses sintomas, comuns entre os marinheiros na época das grandes navegações, indicavam a ocorrência de escorbuto, doença nutricional provocada pela falta de vitamina C que pode levar à morte.COMO ERA A VIDA E A HIGIENE DOS NAVEGADORES PORTUGUESES NAS GRANDES NAVEGAÇÕES
Como era a higiene durante as grandes navegações?
Por um lado, ao menos os excrementos humanos eram atirados ao mar e não na rua. Mas tanto a água quanto a comida, guardadas por meses em porões úmidos e sujos, eram invariavelmente ruins e contaminadas. Além disso, a higiene a bordo era precária.Quais eram as doenças trazidas pelos portugueses?
Doenças como varíola, sarampo, febre amarela ou mesmo a gripe estão entre as razões para o declínio das populações indígenas no território nacional, passando de 3 milhões de índios em 1500, segundo estimativa da Funai (Fundação Nacional do Índio), para cerca de 750 mil hoje, de acordo com dados do governo.Como eram os hábitos de higiene?
Hábito diárioEles acreditavam que lavar o corpo era uma forma de purificar o espírito — e faziam isso cerca de três vezes por dia. Bem depois, na Idade Média, os europeus encaravam a água, em grandes barris, só uma vez por ano.
Como as pessoas faziam para sobreviver as longas viagens marítimas?
Quem não tinha dinheiro e via os alimentos se esgotarem caçava ratos e baratas, que infestavam os navios, para sobreviver. Nesse ambiente de luta pela sobrevivência, os motins se tornavam comuns e eram reprimidos com brutalidade pelos oficiais, que andavam com espada, adaga e pistolas.Como os portugueses dormiam antigamente?
Como os porões dos navios eram usados para estocar os tonéis com água, mantimentos e munição, os marinheiros dormiam no convés, ao relento, em colchões de palha. "Naquela época, tomar banho era raro até em terra firme, quanto mais em viagens oceânicas.Porque antigamente os banheiros eram fora da casa?
A verdade é que os banheiros na Idade Média eram, de fato, locais pouco agradáveis. De acordo com informações do Ancient History, era comum que os castelos da época tivessem latrinas projetadas para fora das paredes do edifício, o que resultava no lançamento dos resíduos.O que levou os portugueses a navegar em mar aberto?
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.O que os marinheiros costumavam comer durante as viagens?
Contudo, observa-se que os principais produtos da dieta a bordo, seja nos portos ou durante as viagens, eram proteínas, como a carne, ou carboidratos, como pão, biscoitos, arroz, batata e açúcar.Como era a higiene dos portugueses?
Eles tinham o costume de se depilar constantemente, cortar e lavar os cabelos. Todas essas práticas eram realizadas com o uso de recursos naturais, como óleos, extratos de plantas e sementes e afins. Inclusive, diversos desses elementos são empregados pela indústria cosmética até hoje.Como era a higiene dos piratas?
Como podem imaginar, higiene não era o ponto forte dos piratas, e isso não se deve apenas ao fato de serem criminosos que passam meses em um navio, mas também ao fato de a água ser escassa no ambiente naval, logo, era priorizado seu consumo e não seu uso para banhos, embora existam registros de tripulações que ...Como era a higiene dos europeus?
A saúde era precária, mas as pessoas medievais não gostavam de sujeira. Ninguém precisa dizer que a higiene na Idade Média era abismal comparada com hoje. As ruas das cidades eram tomadas por lixo, esterco de cavalo, urina. Fezes humanas serviam de esterco, e esse esterco levava à reprodução de parasitas.Como era a higiene das Grandes Navegações?
Resposta: Durante as Grandes Navegações, as condições de higiene a bordo das embarcações eram extremamente precárias e insalubres.O que os portugueses comiam nas embarcações?
Normalmente, o que se comia era biscoitos de trigo e centeio, geralmente mofados devido à má conservação, bem como cheirando à xixi de ratos, meio comido pelas baratas e gorgulhos (carunchos). Havia também carne salgada. Os capitães e comandantes embarcavam alguns animais, como galinhas, cabras, e porcos.Qual era a dieta de um marinheiro?
Resposta: Os marinheiros, especialmente durante o período das Grandes Navegações, alimentavam-se, dentre outros produtos, de bolachas, carnes salgadas e alguns poucos mantimentos adicionais.Quantos banhos os portugueses tomam por semana?
O legado indígena para os brasileirosTambém veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam. “Nessa época, os europeus tomavam de um a dois banhos por ano, e apenas por recomendação médica”, conta Eduardo Bueno.