A internet surgiu, na década de 1960, como uma rede (chamada Arpanet) para envio de informações entre centro de pesquisas e instalações militares e o Pentágono. A primeira mensagem enviada se deu entre computadores da UCLA e da SRI, instituições universitárias dos Estados Unidos.
Entre as invenções que surgem nessa década estão a pílula anticoncepcional, o circuito integrado ou chip, o transplante de coração e a Arpanet, embrião da Internet.
O rádio foi o principal veículo de comunicação de massa do Brasil entre 1930 e o início da década de 1960. Naquela época, não existia televisão. Computador e telefone celular era coisa de ficção científica, daí nem se sonhava com internet e redes sociais.
Em meados da década de 1990, a internet discada surgiu como uma opção para que mais pessoas começassem a acessar a internet, já que bastava ter uma linha telefônica em casa para se conectar. Basicamente, funcionava assim: o cabo da linha telefônica era ligado no computador por meio de um modem.
Como surgiu a INTERNET? Uma das tecnologias que mais utilizamos em nosso dia a dia! | Fala Cientista
Quando foi liberada a internet no Brasil?
A primeira rede acadêmica brasileira, de 1992, tinha capacidade de 64 Kb/s. Para se ter uma ideia, era possível receber mensagens de texto, e-mails, transferir arquivos (com um pouco de paciência) e acessar websites não muito complexos. A abertura da internet comercial só viria três anos depois, em maio de 1995.
Há mais de 40 anos, o telégrafo (você sabe o que é isso?) e o telefone eram as ferramentas usadas como canais de comunicação. Já existiam os computadores, mas eles eram máquinas robustas para realização de cálculos e armazenamento de informações, científicas e governamentais.
Para o pesquisador, o cenário será preocupante em 2024, pois o ciclo solar pode atingir pico em 2024 e há pelo menos 10% de chance de que, a partir de 2030, uma supertempestade de grande magnitude possa realmente acabar com a internet.
A partir de 2004, com o advento das redes sociais, mais notavelmente o Orkut e posteriormente o Facebook, a Internet começa a se popularizar como uma mídia de massa no Brasil e, a partir de 2007, com o surgimento dos primeiros smartphones e da conexão 3G, passa a estar disponível também em dispositivos móveis.
Os anos 60 foram marcados pelo início da ditadura militar no Brasil e por revoluções que deixaram muitas lições para a história. A década de 60 também foi um ano de revolução na cultura brasileira. Em específico na música brasileira houve uma revolução em forma de protestos.
Pré-1960. Por séculos, a troca de informações acontecia de pessoa a pessoa ou por documentos em papel. Um grande aliado nessa comunicação foi a criação do telégrafo, um sistema de transmissão de mensagens através de dois pontos graças a ondas de rádio ou fios elétricos.
Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente.
Nesta época teve início uma grande revolução comportamental como a Segunda Onda do feminismo que atingiu os Estados Unidos e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais. O Papa João XXIII abre o Concílio Vaticano II e revoluciona a Igreja Católica.
Mudanças nos costumes e comportamentos: A juventude dos anos 60 no Brasil questionou e rompeu com padrões tradicionais de comportamento, como a rigidez moral e a repressão sexual. Houve uma valorização da liberdade individual, do amor livre e da busca por novas formas de relacionamentos afetivos.
É verdade que nós vamos ficar sem internet em 2024?
Segundo o professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em Virgínia, nos Estados Unidos, poderemos ter um 'apocalipse da internet' já em 2024. De acordo com o profissional, o acontecimento seria por conta de uma forte tempestade solar.
Uma tempestade solar pode causar um "apagão" na internet do mundo em 2024. O fenômeno foi previsto pelo pesquisador da Universidade George Mason, Peter Becker (Virgínia, Estados Unidos), autor de um sistema de detecção de atividade solar.
As tempestades solares de maio de 2024 são uma série poderosa de tempestades solares em andamento, com componentes intensos a extremos de erupções solares e tempestades geomagnéticas, em andamento desde 10 de maio de 2024, durante o ciclo solar 25.
A internet surgiu, na década de 1960, como uma rede (chamada Arpanet) para envio de informações entre centro de pesquisas e instalações militares e o Pentágono. A primeira mensagem enviada se deu entre computadores da UCLA e da SRI, instituições universitárias dos Estados Unidos.
Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.
Todo conteúdo e informação seriam limitados e muito difíceis de encontrar, tendo como meio de pesquisa apenas jornais, revistas, TVs, rádios e livros. Seria mais difícil para se diferenciar no mercado de trabalho, muitos que trabalham em prol da internet, não estariam onde estão hoje.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a atriz desenvolveu um sistema de torpedos guiados por rádio que os impedia de serem detectados pelo inimigo, e uma tecnologia de espectro alargado por salto de frequência que acabou dando origem ao primeiro padrão de conexão wi-fi (o IEEE 802.11) em 1997.
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.