Como era a juventude antes?
crianças, brincavam e se comportavam como tais. Chegava uma certa idade, entre os 10 e 14 anos, começavam a vestir-se, agir, falar, ter responsabilidades como adultos. Segundo Aires (2012), o termo “adolescência” foi criado pelo psiquiatra americano Graville Stanley Hall, em 1898.Como eram os jovens de antigamente?
Embora ainda pouco estudada, a adolescência tem sido vista desde a Antiguidade pelo prisma da impulsividade e excitabilidade. Na Grécia Antiga, os jovens eram submetidos a um verdadeiro adestramento, cujo fim seria inculcar-lhes as virtudes cívicas e militares. Aos 16 anos, podiam falar nas assembleias.Como era a vida das pessoas sem a tecnologia?
Sem a tecnologia, a vida seria muito mais difícil em muitos aspectos. Não seria possível pesquisar informações rapidamente na internet ou trabalhar de forma tão produtiva. Por outro lado, as pessoas passariam mais tempo juntas, se comunicando pessoalmente e se conhecendo melhor.Como era a vida dos jovens nos anos 50?
Os adolescentes eram considerados agressivos, usavam de elementos sexuais, atitudes provocativas e fazem surgir conflitos nos pais, afinal, esses jovens tinham uma liberdade que seus pais jamais tiveram, o medo de envelhecer e o culto à juventude começam então a surgir no mundo adulto.E assim era a juventude antes do celular .
Como o jovem era visto ao longo da história?
Diferentemente do mundo romano, a juventude não era mais vista como um período de preparação para a vida adulta. Na Idade Média, eram critérios morais que delimitavam a definição do jovem. Nesse momento, a juventude passa a ser relacionada à liberdade e à violência e encerra-se com o casamento e a herança.Como era a vida dos jovens nos anos 80?
O perfil do grupo era o de “garotos que, de uma hora para outra, perderam o acesso à diversão e ao consumo. Jovens que buscavam informações e que se sentiam excluídos, marginalizados e muito, muito raivosos” (ALEXANDRE, 2013, p. 59).Como era antes a tecnologia?
Ao longo do tempo o ser humano desenvolveu ferramentas de caça, descobriu o fogo, criou a roda para ajudar na locomoção, tudo com o intuito de tornar a vida mais fácil. A lógica sempre foi criar invenções capazes de contribuir para a sociedade, como o telefone, a luz elétrica, televisão, rádio e internet.Qual a diferença da juventude de hoje para a de antes?
Os jovens de hoje em dia estão muito mais inteirados com todo tipo de tecnologia, sendo cada vez mais engajados neste universo. Os jovens de outras gerações eram mais voltados para trabalhos palpáveis. Seu contexto e necessidade eram outros. O dialeto também é algo perceptível.Como é a juventude atual?
Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis. Vivendo de forma pragmática, eles são práticos e vivem em busca de satisfazer sua necessidade financeira e enriquecimento pessoal, tanto no campo emocional quanto no sensorial. É a famosa “Geração Z”!O que muda na juventude?
Mudanças na menteO jovem passa a lidar com a perda repentina da proteção dos pais e sente necessidade de desenvolver autonomia, construir uma identidade e reivindicar por liberdade de expressão e de sentimentos. Essas mudanças acabam gerando novas percepções e emoções.