Ele era jovem, tímido e doente, mas foi cooperador de Paulo e o continuador de sua obra. A esse jovem líder, o apóstolo Paulo escreveu duas de suas espístolas. Sua mãe era judia e seu pai grego (At 6.1). Timóteo tinha bom testemunho em sua cidade e também fora de seu domicilio (At 16.2).
Creio que provavelmente ele tinha uma natureza sensível. Isso o deixava mais suscetível a críticas e tratamento severo, mas também mais aberto e re- ceptivo às necessidades dos outros.
No texto em análise, Paulo aconselha Timóteo a não seguir bebendo somente água; mas a tomar também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades [astheneia].
Paulo e Timóteo se tornaram grandes amigos. Paulo o chamava de “meu amado irmão na fé”, “meu verdadeiro filho na fé” ou “meu filho bem-amado”. Timóteo acompanhou Paulo na evangelização da Galácia, da Macedônia, da Acaia.
Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
Porque Paulo mandou Timóteo tomar um pouco de vinho?
Paulo orientou Timóteo a tomar um pouco de vinho por causa de seu estômago e de suas frequentes enfermidades, porém se tratava de suco de uva não fermentado. Ele não aconselharia Timóteo a usar o que o Senhor havia proibido” (Signs of the Times, 6 de setembro de 1899, 2º parágrafo).
Ele fala sobre a importância do casamento e de receber as criações de Deus com gratidão. Paulo ensina Timóteo a como lidar com os falsos ensinamentos de sua época e aqueles que logo viriam.
Ele era jovem, tímido e doente, mas foi cooperador de Paulo e o continuador de sua obra. A esse jovem líder, o apóstolo Paulo escreveu duas de suas espístolas. Sua mãe era judia e seu pai grego (At 6.1). Timóteo tinha bom testemunho em sua cidade e também fora de seu domicilio (At 16.2).
O apóstolo Pedro é um exemplo bíblico do temperamento sanguíneo. Ele era conhecido por seu entusiasmo vibrante e impetuoso, sempre pronto para seguir a Jesus, mesmo que isso significasse andar sobre as águas (Mateus 14:28).
Paulo então chamou Timóteo para zelar pela Igreja e ajudar a restaurar a fé dos santos de Éfeso. Ele escreveu essa epístola a Timóteo da Macedônia, para incentivá-lo e fortalecê-lo em seu chamado.
Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.
Timóteo (em grego: Τιμόθεος - Timótheos, que significa "honrando a Deus" ou "honrado por Deus") foi um bispo cristão do século I que morreu por volta do ano 80 d.C. O Novo Testamento indica que Timóteo esteve com Paulo de Tarso, seu mentor, durante as viagens missionárias que empreendeu.
Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram. A partir daí, Timóteo decidiu que o seguiria e nunca mais se afastou do santo apóstolo.
Timóteo chorava porque recebeu de Paulo a marca do sofrimento e do choro. Ele aprendeu com Paulo a derramar-se em lágrimas; sim, aprendeu com o Paulo colérico, durão, às vezes insuportável – porque conseguiu tirar a Barnabé e a João Marcos do sério –, a chorar diante de Deus.
Ele afirma que a cerveja causa cambaleio (Isaías 29:9) e que os sacerdotes e profetas falsos eram dois grupos que especialmente cambaleavam por causa de seus efeitos (Isaías 28:7). O profeta Miquéias observou que as pessoas desejavam precisamente este tipo de líder – alguém que aprovaria o seu uso (Miquéias 2:11).
De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica no número 2290, o abuso do álcool é condenável, mas beber não é pecado desde que em quantidades mínimas, evitando exageros e o intuito de se embriagar propositadamente para se anestesiar.
I Timóteo foi escrita na Macedônia (provavelmente em Filipos), cerca de 64 D.C., durante o intervalo entre o primeiro e o segundo aprisionamento de Paulo em Roma.
Segundo At 16,1-3, Paulo encontrou Timóteo em Listra, em sua segunda estadia na cidade. Timóteo já fazia parte da igreja local, sendo filho de mãe judia crente e de pai grego.
No final dessa carta, Paulo pediu que Timóteo e Marcos o visitassem e levassem algumas coisas que ele tinha deixado quando partira (ver 2 Timóteo 4:9–13).