O ósculo santo (em latim: osculum pacis), chamado também de beijo da paz, foi uma forma de saudação usada por Jesus Cristo e seus discípulos, pela ação de beijar a face mutuamente, não somente em regiões onde esse era um costume habitual, mas também entre os cristãos de Roma.
Havia algumas variações nas palavras usadas nesta forma de saudar, mas o desejo básico sempre era de paz. Quando o Senhor Jesus enviou os setenta discípulos a pregar em Israel, Ele disse-lhes: “Em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa” (Lc 10:5).
Durante a Covid, eu entrava em contato com meus amigos para saber se estavam bem e, sempre que conversávamos online, eu os cumprimentava com um sorriso para animá-los. Usei minhas mãos para ajudar nas tarefas domésticas e servir a quem precisava de ajuda.
«Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.» (II Coríntios 13:12) «Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.» (I Tessalonicenses 5:26) «Não me deste ósculo, mas esta (mulher pecadora), desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.» (Lucas 7:45)
O termo é a junção da palavra Maran, que em aramaico é “Senhor”, e “ta”, que é “Vem”. O nascimento da fé cristã, portanto, já que a ressurreição é seu fundamento e origem, se dá como invocação a que o Senhor venha, ou seja, à sua segunda vinda.
Pode ser com um beijo, um abraço ou um aperto de mão, mas é imprescindível que cristãos saúdem seus irmãos. O segundo princípio é de que a saudação exclui certos grupos.
Qual a forma que Jesus mais se comunica com as pessoas?
Jesus. A forma como Deus melhor se comunica conosco é através de seu filho, Jesus (Hebreus 1:1-2). Deus sabia que não havia uma forma melhor de entendermos a profundidade de seu propósito para nós do que se tornando humano e vivendo entre nós.
Resumindo, Jesus era trilingue. Falava um pouco de grego para dirigir-se aos estrangeiros e aos romanos, lia as Escrituras em hebraico e falava o aramaico, sua língua materna.
Por isso, quando questionado sobre qual seria o principal mandamento, Jesus responde: «Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma e de todo o teu pensamento.
Shalom Adonai é uma expressão do hebraico que significa "a paz do Senhor". É composta por duas palavras "Shalom" que significa "paz" e "Adonai" que significa "meu Senhor".
Jesus jamais falou palavras vãs. Quando Ele falava, até a mais simples palavra pesava como uma rocha. Tudo o que Ele diz alcança o fundo, atinge o alvo, e seu eco continua ressoando nos corações."
(1 Coríntios 1:3) Esta saudação clássica traz graça e paz de Deus para a congregação. “O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.”
Por meio de saudações ou cumprimentos, é possível apaziguar conflitos, introduzir um ambiente saudável e cristão – de promoção da paz, do amor e da compaixão entre as pessoas. Nas Sagradas Escrituras, há muitos exemplos de saudações cristãs, especialmente nos versículos das cartas de Paulo, Pedro, João e Tiago.
Saudação com a mão direita levantada os quatros dedos estendidos e o polegar curvado. Os quatros dedos estendidos representam os quatros A da palavra MA-RA-NA-TA: Amar. Anunciar.
Os quatro dedos apontando para cima lembram as quatro letras “A” da palavra maranata, e as quatro atitudes que devemos ter com a volta de Jesus – Amar, Anunciar, Aguardar e Apressar.
Há dois tipos de beijos e para cada um existe um significado; o beijo no rosto é sinal de respeito e carinho, na maioria das vezes é dado pelos pais, irmãos, amigos, entre outros. Já o beijo na boca, está relacionado ao amor, a paixão entre homens e mulheres.
Há quem refira q um beijo no olho consegue “tocar” o ❤. Por isso, entre um casal, além dos sentimentos de carinho e ternura, transmite a intenção de quem beija de despertar paixão na pessoa q foi beijada.