Durante quase um século, a comunicação elétrica foi transportada através de milhares de pares de fios, em tubos de chumbo que atravessavam o subsolo das cidades. Tecnicamente, essas transmissões foram se aperfeiçoando e os tubos de chumbo sendo substituídos pelo uso de cabos coaxiais.
As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.
Como a evolução das telecomunicações mudou o dia a dia?
Diferentes aplicações mudaram a forma com que as pessoas se comunicam, se informam e se divertem. Você já parou para pensar em como a evolução das telecomunicações mudou sua vida? Planejar uma viagem ou chamar um táxi estão entre as várias tarefas que agora cabem na palma da mão de quem carrega um smartphone.
Durante quase um século, a comunicação elétrica foi transportada através de milhares de pares de fios, em tubos de chumbo que atravessavam o subsolo das cidades. Tecnicamente, essas transmissões foram se aperfeiçoando e os tubos de chumbo sendo substituídos pelo uso de cabos coaxiais.
Os meios de comunicação passaram por profundas transformações e foram se adaptando à medida que a sociedade se modificava. Alguns deles se tornaram obsoletos com o tempo e foram substituídos por instrumentos mais modernos, como o telégrafo, que, aos poucos, deu lugar ao telefone.
Ao longo do tempo o ser humano desenvolveu ferramentas de caça, descobriu o fogo, criou a roda para ajudar na locomoção, tudo com o intuito de tornar a vida mais fácil. A lógica sempre foi criar invenções capazes de contribuir para a sociedade, como o telefone, a luz elétrica, televisão, rádio e internet.
Antes do surgimento da internet — criada em 1969, nos Estados Unidos, e trazida ao Brasil em 1988 —, o telefone, a carta e o telegrama eram os métodos utilizados para entrar em contato com amigos e familiares.
As propagandas de massa eram um dos jeitos mais convencionais para realizar a divulgação de algum produto ou serviço, utilizando rádios e TV, duas mídias que tinham um grande alcance antigamente, sendo meios de comunicação que batiam picos de audiência e eram consumidos diariamente.
As sociedades se expressaram por meio da oralidade, de símbolos e de desenhos, até que a escrita surgiu. Uma das primeiras maneiras de trocar mensagens e registrar experiências foi a pintura rupestre. Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás.
Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operada por uma telefonista. O usuário tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de toque" e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente através das "pegas".
A história da internet teve início com a Arpanet, uma rede de troca de informações que havia sido desenvolvida para conectar instalações de pesquisas e militares com o Pentágono, nos Estados Unidos, na década de 1960. O crescimento dessa rede permitiu que seu uso se estendesse para fins privados e comerciais.
O telégrafo foi muito importante por ser considerado o equipamento que originou, basicamente, as telecomunicações, ou seja, ele foi o precursor da internet. O telégrafo emitia sinais elétricos de um emissor para um receptor. Estes sinais eram decodificados no ponto de destino, entregando a informação.
Com a massificação dos dispositivos digitais, que vão desde smartphones a smartwatches, e a conexão permanente à Internet, passámos a estar ligados em rede 24 horas por dia. A comunicação foi digitalizada e tornou-se omnipresente.
Os rádios mais antigos funcionavam a manivela, e eram maiores para conseguir suportar todas as peças de que precisava para funcionar. Atualmente, o ouvinte-internauta participa de forma ativa e imediata da produção de conteúdos. Ele pesquisa, questiona e contesta a informação que consome.
Nós estamos sempre nos comunicando por meio de quatro tipos de métodos de comunicação. Há comunicação verbal, não-verbal, escrita e visual. Compreender o uso dessas quatro categorias é essencial para entender o significado da comunicação e melhorar suas habilidades.