Para Kotler e Keller (2006), o marketing de relacionamento tem como meta construir relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatórios com partes chave; clientes, fornecedores, distribuidores e outros parceiros de marketing; a fim de conquistar ou manter negócios com elas.
É um processo de criação de valor para o cliente, visando lucratividade e retorno social. Kotler e Keller (2012) definem o marketing com base em dois enfoques: social ou gerencial. No social, o marketing tem a função de melhorar o padrão de vida da sociedade, através da criação, oferta e livre troca entre as pessoas.
Inicialmente é importante adotar o conceito clássico de Kotler (1993) que define: “Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.
Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.
Kotler (2000, p. 27) afirma que “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.
Kotler afirma que o marketing deve ter uma relação de interdependência com todos os departamentos de uma empresa. "O marketing não pode ser visto apenas como um setor . Na verdade, esse setor deve funcionar como uma força de papel decisivo para o sucesso de um negócio."
Quais são as oito etapas recomendadas por Kotler e Keller?
Resposta: A- Identificação do público-alvo; seleção dos canais de comunicação; mensuração dos resultados da comunicação; gerenciamento do processo de comunicação integrada de marketing.
Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço possa se adequar a ele e se vender sozinho.
Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Chiavenato (2012, p. 229) afirma que “o marketing constitui o principal elo entre o empreendedor e o cliente”, de modo que explica a proximidade do marketing dentro da organização em relação à sua ligação junto ao cliente. O marketing é uma atividade de todos os integrantes de uma organização.
O que é marketing de conteúdo Segundo a visão de Kotler?
Segundo Kotler, Marketing de Conteúdo é “um conjunto de atividades relacionadas a criar e distribuir conteúdo que seja relevante para a vida dos consumidores, mas também fortemente associado a determinada marca”.
Afinal, quais são os 4 Ps e o papel de cada um deles? O composto de marketing conta com Ps, que são: produto, preço, praça e promoção. Eles devem orientar o planejamento de marketing, cada um à sua maneira, além de influenciar a aplicação dos recursos.
Quem foi Philip Kotler e o que ele defendia no marketing?
Philip Kotler é um professor de marketing com histórico de consultoria na área e um dos autores com maior produção bibliográfica do mundo sobre o assunto. Ele elevou o marketing a área estratégica do mercado. Além disso, foi responsável por consolidar os principais conceitos teóricos e práticos do marketing.
O Quinta Retrô especial Se Joga, relembra a importância nome da Tribo dos Inovadores: Philip Kotler, o pai do marketing. Natural de Chicago, Philip Kotler nasceu em 27 de maio de 1931, na cidade de Illinois.
Qual é o principal objetivo do marketing vista por Philip Kotler?
Essa definição vai ao encontro do que diz Philip Kotler, que define o marketing como: “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com lucro.
Segundo Kotler e Armstrong (2003), existem quatro fatores psicológicos que influenciam significativamente nas escolhas de compra do indivíduo: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes.
O marketing é uma área que estuda o mercado, o consumidor e as estratégias para promover produtos ou serviços. Essa área é fundamental para empresas e organizações que desejam se destacar em um ambiente competitivo e conquistar novos clientes.
O marketing é um conjunto de táticas de mercado que auxiliam no crescimento da empresa. O marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias, a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo.
Neste campo, o profissional de Marketing age quase como um detetive. Ele vasculha o mercado, analisando o que outras marcas estão fazendo, identificando pontos fortes, fracos e oportunidades emergentes. Cargos como Analista de Inteligência de Mercado e Especialista em Pesquisa de Competição são comuns aqui.