Os Incas tinham escrito? Os incas não tinham um sistema de escrita alfabética. No entanto, presume-se que eles tivessem um sistema de cordas chamado 'Quipu', que poderia ter servido como meio de comunicação para lembrar histórias e eventos no império.
No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.
Como funcionava o sistema de comunicação dos incas?
O sistema criado para transmissão das mensagens oficiais e a coleta de informações das diferentes regiões do império inca era mesmo engenhoso. O chasqui – palavra que, na origem quéchua, significa aquele que dá e recebe e depois passou a referir mensageiro ou correio – era a figura central do processo.
A civilização inca não conhecia a escrita. Tudo que hoje se sabe sobre ela foi obtido pelos padres espanhóis que foram para o Peru depois de Pizarro. Eles recolheram as lendas e o conhecimento histórico dos incas durante a colonização.
A observação astronômica fez os Incas conceberem um ano solar composto por 12 períodos, cada um com 30 dias (3 semanas de 10 dias). Segundo alguns cronistas, o último dia desse período era considerado o 'qhatu' (dia da feira) em que os produtos podiam ser trocados.
Os Incas tinham escrito? Os incas não tinham um sistema de escrita alfabética. No entanto, presume-se que eles tivessem um sistema de cordas chamado 'Quipu', que poderia ter servido como meio de comunicação para lembrar histórias e eventos no império.
Os quipus foram utilizados pelos incas como sistema de escrita, para registro de histórias e cantos em língua quéchua, e também de contagem, tanto de rebanhos quanto de pessoas.
Como os incas registravam informações sem o uso da escrita?
Os números eram registrados nas cordinhas através de nós. Alguns pesquisadores defendem que, além de números, os quipus também registravam mensagens codificadas. Quando os espanhóis chegaram ao Império Inca existiam armazéns com quipus, quase todos eles foram queimados pelos espanhóis.
Os incas desenvolveram uma maneira de registrar quantidades e representar números utilizando um sistema de numeração decimal posicional: um conjunto de cordas com nós denominado quipus.
Quipo ou Quipu (em quíchua: khipu) era um instrumento utilizado para comunicação, mas também como registro contábil e como registros mnemotécnicos entre os incas.
A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.
O contato entre incas e espanhóis logo se transformou em um verdadeiro massacre. Os espanhóis emboscaram as forças de Atahualpa após a recusa dos incas em converter-se ao catolicismo. Durante os combates, vários incas foram mortos e Atahualpa foi feito prisioneiro.
O ponto representava a unidade, a barra cinco unidades e a concha o número zero. A representação para o zero facilitava as operações feitas por eles e auxiliava no caráter posicional da numeração, sendo este um sistema posicional, em que os números eram escritos na vertical, de baixo para cima.
Os Incas valorizavam seus tecidos, por isso criaram enormes fábricas têxteis em todo o império. Eles contratavam homens e mulheres habilidosos para fazer muitos tecidos. A tecelagem não era simples, exigia um grande nível de talento e esforço.
Quechua, também chamado de 'Runa simi', é a língua nativa mais usada na América do Sul. É falado em várias regiões do Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile e Argentina. Possui vários dialetos e divisões.
Os Incas, conhecidos por seu vasto império que abrangia grande parte da América do Sul, tinham uma notável rede de estradas e usavam um sistema de cordas com nós, chamado quipus, para registro e cálculos.
38), ayllu era uma unidade política e social, um grupo de parentesco, e até mesmo representava a noção de “parente”. Waldemar Espinoza Soriano (1981, p. 101) conside- rou o ayllu um clã, cujos membros podiam viver em um só território ou distribuídos em vários, mas sempre formando um grupo consanguíneo.
Os incas desenvolveram um sistema de registro de dados chamados “quipus”. Com os quipus os incas faziam registros necessários à existência do império, tais como número de soldados, impostos devidos e recursos gastos.
Como era o instrumento utilizado pelos incas para fazerem os seus registros?
definem os quipus como sendo artefatos têxteis compostos de lã de lhama ou alpaca, ou de algodão, com um cordão principal, a partir do qual muitos cordões pingentes são pendurados, sendo feitos nós que indicam valores numéricos segundo um sistema decimal.