Ao ouvir a notícia da morte dos dois, a ama de Mefibosete, apavorada, tomou o menino nos braços e fugiu com ele; na pressa, porém, ela deixou cair o menino; em consequência disso ele ficou aleijado.
Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.
De acordo com os livros de Samuel, Maquir, filho de Amiel, foi o nome de um descendente do Maquir mencionado acima, e residia em Lo-Debar. O texto afirma que lá ele cuidou de Mefibosete, filho de Jônatas, até que Davi assumiu seus cuidados, e também cuidou de Davi, quando Davi encontrou-se como um fugitivo.
Rispa (em hebraico: רִצְפָּה; trasl.: riz'-pa, em hebraico tiberiano: Ritspàh, "carvão" ou "pedra quente") era filha de Aiá, e uma das concubinas de Saul. Ela era a mãe de Armoni e Mefibosete.
Mefibosete havia sido levado para Lo-Debar depois de um atentado filisteu, numa batalha no monte Gilboa, onde morreu o rei e seus três filhos, entre eles Jônatas. De acordo com as escrituras Mefibosete ficou manco porque sua babá o pegou e correu a fim de salvá-lo do ataque. Ela caiu, o que gerou nele a lesão.
Ziba (em hebraicoצִיבָא ׃֙; em grego: Σειβα) foi um servo do rei Saul mencionado no registro bíblico apenas durante o reinado de Davi. Quando Davi fugiu de Jerusalém por causa de Absalão, Mefibosete – de acordo com Ziba – decidiu ficar em Jerusalém para que ele pudesse estar pronto para assumir o trono.
Filho de Jônatas descobre que o rapaz abusou de Damáris no passado e ameaça entregá-lo a Davi. Mefibosete se revolta ao descobrir que Ziba abusou de Damáris no passado. O filho de Jônatas, então, parte para cima do servo e ordena que o rapaz deixe Jerusalém imediatamente.
Quando ele chegou a Jerusalém, o rei lhe perguntou: “Por que você não veio comigo, Mefibosete?”. Ele respondeu: “Ó meu senhor, o rei, meu servo Ziba me enganou. Pedi que ele selasse meu jumento para que eu pudesse acompanhar o rei, pois, como o senhor sabe, sou aleijado.
2Samuel 9:5-13 NTLH. Então o rei Davi mandou buscá-lo. Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi em sinal de respeito. Davi disse: — Mefibosete!
O TÍTULO DESTA OBRA É NO MÍNIMO MUITO CURIOSO, LO-DEBAR É DE ORIGEM HEBRAICA E TEM COMO SIGNIFICADO: `SEM PASTO`. OU SEJA, DEMONSTRA A SITUAÇÃO PRECÁRIA, DIFÍCIL QUE SEUS HABITANTES VIVIAM.
Maquir significa "vendido" em hebraico e Lo-Debar significa "sem pasto", referindo-se a uma terra árida. O documento explica que Mefibosete, filho de Jonatas, vivia na casa de Maquir em Lo-Debar e foi levado por Davi.
Em Reis — O Pecado, Ziba (Matheus Costa) provou ao público que não é confiável e que quer prejudicar Mefibosete (Miguel Coelho). Antes de ser designado por Davi (Cirillo Luna) para ser servo do rapaz, Ziba trabalhava para a casa de Saul (Carlo Porto).
Isbosete foi morto e decapitado por dois de seus próprios capitães, Recabe e Baaná, que esperavam ser recompensados por Davi; ele, ao invés disso os puniu e os matou como traidores, e enterrou Isbosete e sua cabeça no túmulo de Abner em Hebrom.
Por esse raciocínio, o nome Mefibosete provavelmente significa algo como “da boca da vergonha”. Outros nomes que exibem a substituição de Baal por “vergonha” incluem Is-Bosete (2Sm 2: 8 ; cf.
A história de Ziba aparentemente foi uma calúnia contra seu senhor, mas Davi acreditou nela e deu a Ziba a recompensa que ele buscava. Foi totalmente injusto da parte do rei dar a propriedade de Mefibosete sem ouvir sua versão dos fatos.
4Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Esse menino tinha cinco anos de idade quando se ouviu a notícia de que Jezreel de que Saul e Jônatas haviam tombado em combate. Sua ama o apanhou e fugiu, todavia, na pressa, ela o deixou cair, e ele ficou manco. Seu nome era Mefibosete.
Talvez tenha sido essa a intenção de Ziba ao dizer: Aleijado de ambos os pés! Ou seja, é um pobre coitado, não serve pra nada, só dá trabalho, não vale nem a pena dar oportunidade para ele!