Portanto, pedagogo significa condutor de crianças,aquele que ajuda a conduzir o ensino. Este era o trabalho do escravo, que era encarregado também de dar formação (Paidéia) intelectual e cultural. Assim sendo a pedagogia está ligada ao ato de condução do saber.
O termo “magistério” já teve um significado diferente do que conhecemos hoje. Antes, era um curso profissionalizante junto ao ensino médio. Atualmente, é um conceito que abrange cursos voltados para o ensino, como licenciaturas e graduação em Pedagogia.
Como eram chamados os professores na era medieval?
Os professores eram clérigos de ordens menores e lecionavam as chamadas sete artes liberais: gramática, retórica, lógica, aritmética, geografia, astronomia e música, que mais tarde constituíram o currriculum de muitas universidades.
Antigamente a escola era encarada como uma segunda casa e o professor era como se fosse uma espécie de pai, de mãe e existia mais respeito, e esse respeito era também devido a questão colocada como se o professor fosse autoridade do conhecimento e o aluno chegava ali como uma folha em branco que deveria ser preenchida.
Professores de Antigamente e os Professores de Hoje! RESPEITO
Como era o ensino na Antiguidade?
A educação nas comunidades primitivas era um ensino informal e visava um ensino das coisas práticas da vida coletiva, focada na sobrevivência e perpetuação de padrões culturais, ou seja, não havia uma educação confiada a uma instituição específica., porque ela acontecia espontaneamente mediada pela convivência em grupo ...
Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia. Sua missão era ensinar aos índios sobre o cristianismo. No entanto, ele também aprendeu o guarani, língua falada na época e que fazia parte da cultura indígena.
Na Roma Antiga, o papel de educar foi desempenhado pelos retores, que – assim como os sofistas gregos – circulavam pelas cidades ensinando o que sabiam em troca de alguma compensação financeira.
Desde 1996, quando o curso de magistério passou a não ser prioridade nas diretrizes da educação básica e foi necessária uma profissionalização acadêmica da atuação de professores, o curso de Pedagogia passou a ser a principal formação para substituí-lo.
Normal Superior: curso superior de graduação, na modalidade licenciatura. Tem por finalidade formar professores aptos a lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Magistério: não é curso superior, mas de nível médio. Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil.
Como era chamado antigamente o ensino fundamental?
Em 1971, o ginásio foi fundido com o ensino primário, dando origem ao ensino de 1.º grau. Na sequência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, o ensino de 1.º grau foi substituído pelo ensino fundamental.
E não era uma formação em nível superior, nem secundário, era basicamente uma formação em nível primário com uma pincelada de metodologia ou didática (o “como ensinar”) bastante rudimentares. De 1835 até a década de 1880, as Escolas Normais pipocaram pelo Brasil afora. Abriam, duravam alguns anos e acabavam fechando.
Quem foi a primeira pessoa a ensinar um professor?
Quem apareceu primeiro foi a galinha. E aí ela (a galinha, quer dizer, o professor) foi depositando seus ovos (o modo-ensinamento ou a ensinagem) no paciente ensinado (o aluno). Configurado um corpo docente, surgiu, portanto, o ensino.
A resposta vem do Brasil Imperial. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
“A vida da professora Esther de Figueiredo Ferraz foi um exemplo que dignifica as mulheres brasileiras.” “Foi a mulher que na pedagogia, pela primeira vez no Brasil, nos deu um sentido mais profundo de comunidade e sistematização”.
Os conteúdos realmente eram bem aplicados aos alunos, a capacidade cognoscitiva deles era muito apurada, pois eles decoravam todo o conteúdo, porém a parte da inteligência em si era muito fraca, o desenvolvimento dos alunos dependia da vontade própria deles.
O ensino médio no Brasil (antigamente chamado de ensino de segundo grau) corresponde desde 1996 à etapa do sistema de ensino equivalente à última fase da educação básica, cuja finalidade é o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, bem como a formação do cidadão para etapas posteriores da vida ...
Nos anos 60, a educação era, sobretudo, considerada um instrumento de mobilidade social. Neste quadro, além das funções de socialização e de formação, a educação deveria dar "status" aos indivíduos.
A origem da palavra professor vem do latim “professus”, que significa “aquele que declarou em público”. Ela nasceu do verbo “profitare”, professar em português, ou seja, “declarar publicamente ou afirmar perante todos”.