Pela cor, dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se estiver misturada com outros ingredientes calóricos, a tonalidade fica distante do marrom ou roxo. “Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água. Por si só já é uma fruta calórica, pois tem muita gordura, assim como o abacate.
O açaí precisa ter aspecto de vinho escuro, caso esteja em um tom de roxo mais claro, pode ter sido misturado com outra substância, além disso a forma de conservar a polpa de açaí também é muito importante para a qualidade do produto.
Nesse caso, a dica para escolher uma polpa de açaí de qualidade é prestar atenção na sua tonalidade. A cor predominante do fruto deve ser vinho escuro. Caso o tom seja roxo claro, é possível que ele tenha sido misturado com outros ingredientes como conservantes e xarope de guaraná.
O mais saudável é o açaí puro. Se você fizer questão de comprar açaí adoçado, é mais indicado procurar aqueles que têm adoçantes naturais, como stevia e xilitol.
O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.
Qual é a melhor marca para TRABALHAR COM açaí em 2024?
Como identificar um açaí puro?
Se o açaí está bem amargo, sua essência foi preservada. “Muitas vezes, esses xaropes estão ali para disfarçar o amargo típico da fruta. Como a cor do açaí vem da antocianina, responsável pela ação antioxidante, quanto mais escura for a polpa, mais indícios de que se trata de um açaí saudável.
– Para descobrir se há substâncias que adulteram o açaí, como amido de milho ou trigo, é só colocar um pouco de açaí no fogo baixo e mexer até ferver. Se a consistência ficar parecida com um mingau, está adulterado.
O açaí tradicional é, geralmente, produzido misturando a polpa da fruta com xarope de guaraná, que contém açúcares naturais e adicionados. Essa combinação resulta em um sabor adocicado, popular em sorvetes, smoothies e outras sobremesas.
Açaí médio ou regular: é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando acima de 11 a 14% de Sólidos totais e uma aparência densa. Açaí fino ou popular: é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando de 8 a 11% de Sólidos totais e uma aparência pouco densa (BRASIL, 2016).
Para ter mais segurança e não deixar de usufruir dos inúmeros benefícios desse rico alimento, compre açaí em locais de confiança. E prefira marcas com selo da vigilância sanitária, um sinal de que foi pasteurizado – isto é, passou pelo tal branqueamento.
De longe, só com o olhar, Nazareno sabe se um açaí é de qualidade ou não. “Um bom açaí tem que estar 'tuíra', que é maduro. Este tem uma cor mais acinzentada, opaca”. Sobre a variação de preços entre safra e entressafra, o empresário diz ser grande.
AÇAÍ 14%: é a polpa extraída com adição de água e filtração, é a que possui maior concentração do fruto, aparência muito densa, sendo considerada a opção premium das polpas.
O açaí produzido no município de Feijó, no Acre, é considerado por especialistas como o melhor do Brasil, devido à sua espessura mais consistente e sabor mais adocicado.
“Tomar açaí todos os dias não necessariamente causará problemas sérios de saúde. O açaí é uma fonte natural de antioxidantes, fibras, gorduras saudáveis e vitaminas. No entanto, é importante considerar que ao consumir açaí regularmente pode aumentar o consumo de calorias e açúcares adicionados à dieta.
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.
A fruta é rica em fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino. Seja para pessoas que possuem prisão de ventre ou diarreia, as fibras ajudam a regular. Segundo pesquisas, o açaí contém arabinogalactana, uma substância que ajuda a melhorar o sistema imunológico do corpo humano.
O açaí de boa qualidade deve ter uma cor profunda e escura, que varia do roxo ao preto. A tonalidade mais escura geralmente indica um teor mais elevado de antioxidantes. Além disso, o sabor do açaí deve ser rico e frutado, com um equilíbrio entre o doce e o azedo.
Primeiramente, é importante ressaltar que o açaí deve ser conservado em temperaturas ideais. Assim, armazenar em temperaturas maiores ou deixar o produto fora da geladeira pode trazer consequências.
Acredita-se que a crença sobre o açaí ser um alimento rico em ferro baseia-se em dois fatos: primeiro, a cor roxa, que lembra outros alimentos fontes de ferro; segundo, que as fezes dos consumidores de açaí ficam escurecidas, o que coincide com aquelas resultantes do alto consumo de ferro.
Quem só conhece o fruto do açaizeiro por foto pode pensar que ele parece um mirtilo ou uma jabuticaba. Na verdade, ele se assemelha bem mais a um caroço – duro e impossível de mastigar. Por isso é que a fruta só é consumida em líquido ou pasta, depois de batida com água.
O açaí é altamente perecível, sendo que seu tempo máximo de conservação, mesmo sob refrigeração, é de 12 horas. O fator responsável por esta alta perecibilidade é a elevada carga microbiana [18], juntamente com a degradação enzimática, responsáveis pelas alterações de cor e aparecimento do sabor azedo [14].