Usamos a palavra meio quando podemos substituí-lo por “um pouco”, “mais ou menos”, “metade” ou quando ela é um substantivo masculino. Por outro lado, usamos a palavra meia quando podemos substituí-la por “metade de uma” ou quando ela é um substantivo feminino.
Toda vez que não compreender o que o médico te passou, é interessante que volte nele e pergunte. Você não pode (e não deve) sair com dúvidas. Isso. Quando é prescrito desta forma significa que deve tomar 1 comprimido + a metade de outro.
Pois bem, fique atento à resposta: Meio, como advérbio de intensidade, sempre virá vinculado a um adjetivo e não sofrerá flexão de gênero, ou seja, se o adjetivo vinculado ao advérbio estiver no gênero feminino, ele não deverá sofrer alteração.
Alguns exemplos: meia banana, meia receita, meia dúzia e… meia hora! Por ser um numeral, a palavra “meia” pode variar em número e gênero. Portanto, se a intenção é se referir à metade de algo no masculino, é permitido usar “meio”: meio do caminho ou meio mamão.