O meio-dia é representado por 12h00, 12h ou 12:00, e a meia-noite, por 00h00, 00h ou 00:00. Ainda como se vê no exemplo acima, se se usa o formato que já traz o símbolo de hora (“h”), não se deve escrever a palavra “hora(s)”.
A expressão meia-noite, com referência à hora exata, deve fazer sim o uso de hífen. Além disso, sempre que houver o "a", demarcando hora exata, deve ser feito o uso do acento grave: à zero hora, à meia-noite, às duas da tarde.
Temos diversas formas de grafar as horas. As mais... Está errado porque o mim de minutos só se acrescenta quando por opção acrescenta os segundos. O correto é 19h30 (somente o h minúsculo no meio e sem pontuação.
Escrever 18h30min está correto e o acento indicativo da crase também. Entretanto, há duas observações a fazer: devemos dizer das 18h, e não “de 18h”, pois a hora está determinada.
Nesse caso, o numeral uma indica a hora precisa: uma hora da madrugada ou uma hora da tarde. Na indicação de horas precisas, o a deve receber o acento indicativo de crase – fusão do artigo a com a preposição a. Não importa se o horário está escrito na forma de algarismo ou por extenso.
As possibilidades parecem ser muitas: 07:00, 07h00min, 7hs, 7hrs, 7h., 7H; mas regras existem e devem ser respeitadas. De acordo com o gramático Domingos Paschoal Cegalla, devemos grafar as horas com letras minúsculas, com um simples h, sem os dois pontos, sem o duplo zero e sem o ponto (7h, 13h, 21h).
Para grafar hora, use h; minuto, min; segundo, s. Não use espaço entre o número e o símbolo nem acrescente s para o plural. Use 10h30, e não 10h30min ou 10:30. Use 16h, e não 16hs ou 16 horas.
Sendo assim, a expressão “meia noite”, sem o uso de hífen, remete justamente à metade da noite. Em contrapartida, aplicando a simples regra da justaposição de termos, a expressão “meia-noite”, que se relaciona à forma inglesa Midnight, remete à exata hora. À zero hora, à meia-noite.
É, portanto, estranho que se diga – por exemplo, como aqui se anuncia – que as medidas de confinamento são aplicadas a partir «da meia noite de sexta», quando o que se quer dizer realmente é que começam às 00h00.
Use das 16h30 às 20h30. Use artigo antes de horas. É por isso que, na frase acima, há crase. Uma maneira simples de resolver a questão é: quando usar das, use também crase.
Nesse caso o correto é meio-dia e meia, pois a palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade. Sendo um numeral fracionário, deverá estabelecer concordância com a unidade fracionada. Neste caso, a unidade fracionada é a hora, um substantivo feminino, ou seja, uma hora, meia hora.
A madrugada se estende da 0h às 4h; a manhã, das 5h às 12h; a tarde, das 12h às 18h; a noite, das 19h às 24h. E 18h30 é tarde ou noite? Se a noite começa às 19h, 18h30 é tarde.