No momento, as temperaturas variam entre 13°C a 20°C em SC, o vento sopra predominantemente de leste com intensidade fraca, porém com rajadas moderadas entre 30 a 50 km/h nas áreas mais altas do estado.
Na manhã desta sexta havia 20 pessoas abrigadas. Em 24 horas, choveu 72 milímetros na cidade, mostram dados da Defesa Civil do Estado. Isso contribuiu para que o nível do rio passasse dos 7 metros à meia-noite. No município, as primeiras vias começam a alagar quando a altura atinge os 7 metros.
Nas próximas horas, a condição de tempo firme se mantém na maioria das regiões, porém não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva acompanhada de trovoadas no Grande Oeste em função da influência de uma área de baixa pressão. Não há risco para ocorrências associadas as condições meteorológicas.
Na região das ilhas da capital gaúcha, a cota de inundação varia entre 2,10 e 2,20 metros. Antes de 2024, o nível mais alto que o Guaíba já havia atingido foi na enchente histórica de 1941, quando a água ficou entre 4,75 e 4,76 metros.
Em outubro de 2023, por exemplo, a chuva foi persistente, volumosa e, em alguns momentos, veio de forma intensa. De acordo com a Defesa Civil municipal de Rio do Sul, a primeira ocorrência registrada devido às enchentes foi em outubro de 1911, quando o Rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 12,20 metros.
O rio Itajaí-Açu desempenhou papel decisivo na fixação dos colonizadores, que teve início oficialmente no dia 07 de setembro de 1892, com a chegada do primeiro colono, vindo de Blumenau, Francisco Frankenberger. Posteriormente, chega nas novas terras, Basílio Correa de Negredo, para trabalhar na travessia da balsa.
Nos dias finais de abril de 2024, o estado sofreu com chuvas, enchentes e enxurradas que atingiram 478 dos 497 municípios gaúchos, afetaram 2,4 milhões de pessoas — mais de um quinto da população local — e deixaram mais de 4 mil desalojados, 173 mortos e 38 desaparecidos.
Cota máxima foi alcançada no dia 5 de maio de 2024 no Cais Mauá. O nível do Guaíba chegou a 5,37 metros durante a enchente do mês de maio, segundo relatório do Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgado nesta terça-feira (3). A cota máxima foi alcançada no dia 5 de maio de 2024, no Cais Mauá.
O nível da água do Guaíba em Porto Alegre (RS) continua baixando e atingiu 4,31 metros às 16h deste domingo (19. mai. 2024), segundo o medidor do Cais Mauá.
Qual a cidade mais afetada pela enchente no Rio Grande do Sul?
Charqueadas e Canoas completam a lista dos municípios mais atingidos, ambas com 49% do território afetado por enxurradas, deslizamentos ou alagamentos.
Que dia aconteceu a enchente no Rio Grande do Sul em 2024?
Na tarde do dia 5 de maio, a inundação do Guaíba, lago que cerca a capital Porto Alegre, atingiu a marca de 5,37 metros, superando as históricas enchentes de 1941 e 2023. No mesmo dia, o Governo Federal decretou estado de calamidade pública.
No médio e no longo prazo, a tendência deve se manter com temperaturas mais acima da média no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil enquanto mais ao Sul do país os dias terão marcas mais próximas da média com algumas jornadas frias e outras de mais alta temperaturas, avançando sobre agosto.
O que esperar do inverno de 2024 no Rio Grande do Sul?
Inverno tem diminuição da chuva e temperaturas inferiores à média no RS. O inverno 2024, que inicia nesta quinta-feira (20/6), às 17h51, deverá apresentar precipitações e temperaturas abaixo da média no Rio Grande do Sul.