Hoje o Laboratório Nacional de Los Alamos ainda serve como centro de estudos da Administração Nacional de Segurança Nuclear, entretanto, os mais curiosos podem visitar algumas das dependências da cidade que uma vez foi secreta, explica o House Beautiful.
Hoje, cientistas em Los Alamos ainda têm papel importante na produção de componentes para ogivas nucleares. À medida que o governo americano moderniza suas armas, o laboratório tem aumentado a produção.
No fim da Guerra Fria, ambos os laboratórios passaram por um processo de diversificação científica intensa dos seus programas de pesquisa, com o objectivo de se adaptarem às novas e voláteis condições políticas, as quais não mais requeriam o mesmo esforço de pesquisa em tecnologia nuclear até aí despendido.
Perguntas difíceis. Em 16 de julho de 1945, ocorreu a primeira detonação de uma arma nuclear no deserto do Novo México, a cerca de 160 quilômetros de Los Alamos.
O mais famoso e importante deles foi, de fato, Klaus Emil Julius Fuchs, um físico alemão que trabalhou em Los Alamos, sob a supervisão de Robert Oppenheimer. Atuou infiltrado e forneceu segredos importantes para os comunistas.
A cidade secreta de Oppenheimer - Los Alamos a cidade da Bomba Atômica
Quem traiu os alamos?
Foi Sax que recrutou Hall para os soviéticos, e serviu como mensageiro dos segredos nucleares. Em dezembro de 1944, o jovem cientista Hall, com a ajuda de seu ex-colega de quarto, entregou o que é considerado o primeiro segredo atômico vazado de Los Alamos - uma atualização sobre a criação da bomba de plutônio.
Hoje o Laboratório Nacional de Los Alamos ainda serve como centro de estudos da Administração Nacional de Segurança Nuclear, entretanto, os mais curiosos podem visitar algumas das dependências da cidade que uma vez foi secreta, explica o House Beautiful.
Los Alamos é uma Região censo-designada localizada no Estado americano de Novo México, no Condado de Los Alamos. Segundo os censo americano de 2000, a cidade tinha uma população total de 11 909 habitantes. Na região está localizado o Laboratório Nacional de Los Alamos, fundado para levar a cabo o Projecto Manhattan.
Julius Robert Oppenheimer (Nova Iorque, 22 de abril de 1904 – Princeton, 18 de fevereiro de 1967) foi um físico teórico americano e diretor do Laboratório Nacional Los Alamos durante a Segunda Guerra Mundial.
Além desses personagens, Oppenheimer também destaca algumas figuras históricas que retrataram de maneira diferente da realidade. Por exemplo, o filme sugere que o comunista Jean Tatlock traiu J. Robert Oppenheimer para passar informações secretas para os soviéticos.
"Se eu soubesse que os alemães falhariam na construção da bomba atômica, não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora” é uma das frases mais impactantes ditas pelo físico alemão Albert Einstein após seu apoio ao Projeto Manhattan, liderado por J. Robert Oppenheimer.
Um dos acusados de Oppenheimer é o seu colega Teller, o descobridor da bomba de hidrogênio, que alega não entender com clareza as atitudes do pai da bomba atômica, julgando a sua conduta “confusa e complicada”. E Oppenheimer foi condenado porque um outro cientista não conseguia entende-lo.
Em 06 e 09 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram duas das bombas que Oppenheimer havia ajudado a desenvolver sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Acredita-se que pelo menos 110 mil pessoas tenham morrido nas explosões, que dizimaram as duas cidades em uma escala de devastação nunca vista antes ou depois.
Fuchs recebeu a Ordem Patriótica do Mérito, a Ordem de Karl Marx e o Prêmio Nacional da Alemanha Oriental. Klaus Fuchs morreu em 1988, 43 anos depois que a bomba atômica de Oppenheimer ajudou a encerrar a Segunda Guerra Mundial . Com 76 anos na época, seu óbito foi mencionado como 'causas desconhecidas'.
O motivo seria a acirrada concorrência de empresas menores, o que estaria causando uma crise de operações interna. Com isso, a Álamo encerrou suas atividades em agosto de 2011, após cumprir todos os trabalhos e gravações que já haviam sido agendados.
O primeiro teste de explosão de uma bomba atômica foi realizado na base secreta do Projeto Manhattan, situada no deserto de Los Alamos, Novo México, no dia 16 de julho de 1945.
O consenso parece ser o de que Oppenheimer tinha capacidade intelectual de sobra para levar um Nobel para casa, mas suas realizações como cientista não ficaram à altura dessa possibilidade –por pouco.
Em 1966, ele foi submetido a uma série de sessões de quimioterapia, entretanto, entrou em coma logo no ano seguinte, em 15 de fevereiro de 1967. Apenas três dias depois, ele morreu em sua residência, em Princeton, Nova Jersey, aos 62 anos.
Site. Álamo foi uma empresa brasileira de dublagem, fundada em 1972 pelo britânico Michael Stoll, ex-técnico de som da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, e sediada na cidade de São Paulo.
A Batalha do Álamo foi travada entre o exército mexicano comandado pelo presidente general Antonio López de Santa Anna e o exército texiano após um cerco de treze dias a Missão do Álamo. Todos os defensores foram mortos.
Los Alamos é uma Região censo-designada localizada no Estado americano de Novo México, no Condado de Los Alamos. Segundo os censo americano de 2000, a cidade tinha uma população total de 11 909 habitantes. Na região está localizado o Laboratório Nacional de Los Alamos, fundado para levar a cabo o Projecto Manhattan.
'Oppenheimer': Joseph Rotblat, o único cientista que abandonou o Projeto Manhattan por razões morais (e ganhou o Prêmio Nobel da Paz) “Uma história de US$ 1 bilhão sobre o dilema ético das armas nucleares?”, brincou o ator Robert Downey Jr. ao ganhar o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante pelo filme Oppenheimer.
Na década de 1930, teve grande proximidade com pessoas e o próprio Partido Comunista dos Estados Unidos. Foi convidado a atuar no Projeto Manhattan em 1941, liderando o trabalho de construção das bombas atômicas. Faleceu em 1967 por conta de um câncer de garganta.
Por fim, há um último período retratado em Oppenheimer. Em 1963, o cientista recebe o Prêmio Enrico Fermi em reconhecimento a sua contribuição para o desenvolvimento nuclear. Uma homenagem do governo dos EUA concedida como um gesto de reparação pelo tratamento dado a ele nos anos pós Segunda Guerra.