Aprendendo a filtrar estímulos As interações com o mundo, tais como estar com outras pessoas, tocar materiais diferentes ou brinquedos, mover-se em diferente posições no chão, experimentar diferentes sabores e ouvir vozes e sons diferentes ajudam no desenvolvimento dos sistemas sensoriais.
Brincadeiras sensoriais, como explorar diferentes materiais, tocar instrumentos musicais, experimentar diferentes sabores e cheiros, são ótimas maneiras de estimular os sentidos. Além disso, atividades ao ar livre, como brincar na areia, na água e em parques, também proporcionam estímulos sensoriais importantes.
Durante a terapia de integração sensorial, o terapeuta trabalha com o paciente de forma a identificar as suas necessidades sensoriais e desenvolver atividades que estimulem o processamento sensorial e a integração das informações recebidas pelos diferentes sentidos.
⏩ Autismo, Transtorno do Processamento Sensorial e Brincadeiras
Quais são as etapas do processamento sensorial?
O processo inclui tanto a recepção, modulação, integração, discriminação e organização de estímulos sensoriais como as respostas comportamentais adaptativas a esses estímulos.
Atividades sensoriais são dinâmicas que, além de divertidas, estimulam os diferentes sentidos: olfato, paladar, audição, tato e visão. Com as crianças, estas brincadeiras desenvolvem mais do que habilidades físicas, mas também a criatividade, a capacidade de raciocínio e a coordenação motora.
Existe uma série de atividades estimulantes que se pode realizar com as crianças, como jogos de texturas, atividades de manipulação, experiências visuais e auditivas, brincadeiras ao ar livre, entre outros. Essas atividades estimulam os sentidos e proporcionam um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento.
Os estímulos sensoriais são as ações ligadas a visão, gustação, olfação, equilíbrio e a audição. A canção de ninar, o balanço no colo, o sabor dos alimentos, a textura da pele dos pais, da roupinha, os pezinhos no chão, o vento na pele, a água no corpo e o tapinha nas costas são alguns exemplos mais comuns.
Os brinquedos sensoriais são aqueles que estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora fina. Eles não precisam ser comprados, são fáceis de fazer e podem ser criados em casa, reutilizando materiais ou coletando elementos da natureza.
Assim, brincadeiras que envolvam galhos, pedrinhas, água, folhas e terra – como a clássica brincadeira de comidinha – são sempre cheias de estímulos sensoriais!
Quais atividades estimulam o desenvolvimento sensorial?
Toque de texturas. Se a criança sente um incômodo fora do normal ao tocar em determinadas texturas, o terapeuta vai estimular esse contato aos poucos. ...
A estratégia ligada ao sensorial é um investimento na relação com quem consome seus produtos e serviços, além de garantir uma maior aceitação, cria uma ligação emocional, fortifica ideias e ressalta fatores além da necessidade e qualidade.
Itens como areia, grãos de arroz, alimentos com odor acentuado, sons e outros objetos com texturas diferentes são excelentes materiais para usar nas atividades sensoriais. Além disso, o contato com a natureza é um grande aliado no desenvolvimento de habilidades psicomotoras e dos sentidos.
O que causa o transtorno do processamento sensorial?
A causa exata do TPS não foi identificada, mas pesquisadores acreditam que o Transtorno tenha um forte componente genético. Portanto, é uma condição neurofisiológica na qual a entrada sensorial (do ambiente ou do próprio corpo) é mal detectada ou mal interpretada.
Quem realiza Estimulação Sensorial? O Terapeuta Ocupacional. A terapia ocupacional atende desde recém-nascidos até idosos. Qualquer pessoa que apresente alterações em seu desempenho ocupacional e/ou tenha dificuldades para realizar atividades cotidianas pode ser indicada para fazer terapia ocupacional.
São eles os sistemas tátil, auditivo, visual, gustativo, olfativo, proprioceptivo e vestibular. O sistema tátil é responsável pela percepção de sensações como temperatura, dor, pressão, texturas, formas e tamanhos. Essas sensações são percebidas por terminações nervosas existentes na pele e interpretadas pelo cérebro.
Tato, olfato, paladar, audição e visão são os mecanismos que possibilitam perceber as texturas, aromas, sabores, sons, além dos estímulos visuais. Logo, os pais e professores devem estimular a criança à adesão aos brinquedos sensoriais, pois eles estimulam esses sentidos e ajudam a desenvolver a criatividade.
Os métodos sensoriais podem ser divididos em analíticos (discriminativos e descritivos) e afetivos. Métodos discriminativos: são aqueles que estabelecem diferenciação qualitativa e/ou quantitativa entre amostras.
Ao se envolverem em atividades sensoriais, elas têm a oportunidade de expressar suas emoções, experimentar diferentes sensações e interagir com o ambiente ao seu redor. Isso promove o autoconhecimento, a regulação emocional e o desenvolvimento das habilidades sociais, como a comunicação, a empatia e a cooperação.
Assim como a cesta de tesouros e a caixa de estimulação sensorial, o painel é uma outra atividade que também tem foco no tato infantil. Como o painel é feito na vertical, a indicação é que seja direcionada para bebês a partir dos 6 meses, pois eles já conseguem ficar sentadinhos.
Sistemas sensoriais comumente reconhecidos são aqueles visão, audição, tato,paladar,olfato e equilíbrio. Em suma, os sentidos são transdutores do mundo físico para o reino da mente, onde interpretamos a informação, criando nossa percepção do mundo que nos rodeia.
Os tapetes sensoriais são projetados com uma variedade de texturas, cores e formas que estimulam os sentidos do bebê, incluindo o tato, visão e audição. Isso ajuda a construir conexões neurais importantes no cérebro do bebê.