A XT 660R apresenta um leve e compacto motor monocilíndrico. Equipado com sistema de injeção eletrônica e arrefecimento líquido, o propulsor é capaz de gerar 48 cv de potência máxima e 5,95 kgf. m de torque.
Em pista de teste, seu painel digital registrou a velocidade máxima de 180 km/h, mas andando no limite mesmo. Nesta faixa de velocidade a moto fica pouco estável, tremendo bastante. Para uma viagem tranquila, rodar entre a faixa de 120 km/h é o ideal, mas se houver necessidade, nada impede de bater os 160 km/h.
Ela faz em média 23 km por litro de combustível, mas esse valor pode variar um pouco de acordo com o estilo de pilotagem. Além disso, a moto tem um tanque de 15 litros, o que pode gerar uma autonomia de até 345 km.
Enquanto que a XT 660Z utiliza dois discos de 298 mm na dianteira, a XT 660R disponibiliza somente um. As duas motos contam com um disco simples de 245 mm mordendo a roda de trás.
O consumo de combustível da XT 660 varia de acordo com o modo de pilotagem, mas em média, ela faz entre 18 e 20 km por litro. Com um tanque cheio, é possível percorrer entre 270 e 300 km, tornando-a uma opção econômica se comparada a outras motos de alta cilindrada.
A ÚLTIMA XT 660 R - OPINIÃO, CONSUMO, PREÇO, TESTE RIDE E FICHA TÉCNICA
Qual foi o último ano em que saiu a XT 660?
O modelo também parou de ser produzido no País em 2017. Os fãs da XT encheram os posts nas mídias sociais e os grupos de discussão com críticas à aposentadoria do modelo, além de dúvidas sobre o futuro das aventureiras da Yamaha. A única certeza é que a sucessora da XT 660R e da XT 660Z Ténéré não será monocilíndrica.
A XT 660R apresenta um leve e compacto motor monocilíndrico. Equipado com sistema de injeção eletrônica e arrefecimento líquido, o propulsor é capaz de gerar 48 cv de potência máxima e 5,95 kgf. m de torque.
A Yamaha vai encerrar em breve a produção da famosa XT660Z Ténéré. O motivo é a nova fase de controle de emissões (Euro 4) que entrou em vigor na Europa desde o início desta ano.
Desde seu lançamento em 2019, a Yamaha Ténéré 700 é aguardada pelo fãs brasileiros. A moto seria a substituta natural da finada XT 660 e brigaria em nosso mercado no concorrido segmento de aventureiras médias, onde o modelo mais vendido é a Honda NC 750X.
Motor: 660 cm³, monocilíndrico, OHC, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro. Potência: 48 cv a 6.000 rpm. Torque: 5,95 kgfm a 5.250 rpm. Câmbio: cinco marchas, com transmissão final por corrente.
O gerente da loja me explicou que a idéia dos engenheiros ao conceber o escape da xt660 é que ele é tão forte que foi deixado de propósito embaixo do motor para protegê-lo dos choques contra o mesmo.
Entretanto, o desempenho é o mesmo: modestos 48 cv de potência máxima a 6.000 rpm e 5,92 kgf. m de torque a 5.500 rpm. O motor com bastante força para gerar acelerações empolgantes, mas que “acaba” cedo e não leva a moto acima dos 175 km/h.
Lançada em 2004, o modelo passou por poucas modificações até 2018. Além de ajustes de emissões de poluentes, ganhou novos grafismos e pequenas alterações no visual. Sua base é um motor de 1 cilindro e 660 cc de cilindrada, que rende 48 cavalos de potência a 6.000 rpm.
A XT 660 R foi uma motocicleta de uso misto lançada como um dos produtos de ponta da Yamaha, focada no segmento on-off road. O modelo derivava da série XT original, linha de motos inspiradas nas usadas no rali Dakar. Daí surgia seu vínculo com a irmã, a XT 660 Z Ténéré.
A XT 600 E A também era mais leve que a antecessora, com 172 kg a seco. Ainda, tinha ligeira vantagem de desempenho em relação à Ténéré. Eram 45 cv a 6.500 rpm (contra os 42 cv a 6.500 rpm) no motor monocilíndrico refrigerado a ar. O torque era de 5,1 kgf.
Foram motos que duraram pouco tempo, no máximo três ou quatro anos. A exceção foi a XT600, lançada em 1984 – ela foi fabricada por quase 20 anos, até 2003.
A potência máxima declarada é de 77,5 cv 10.000 rpm, portanto 24,5 cv a menos que a Hornet, mas que chegam 2.000 giros antes. Ou seja, a XJ6 oferece um comportamento mais “civilizado”, que se mostrou ideal para o uso urbano. Assim como o torque máximo de 6,1 kgf. m já nas 8.000 rpm.
É um propulsor monocilíndrico leve e compacto, porém muito potente, capaz de gerar 5,95 kgf. m de torque a 5.250 rpm e atingir a potência máxima de 48 cv a 6.000 rpm.