Detectar a fecundação de maneira imediata após a relação não é viável. A confirmação da concepção pode ser realizada por meio de testes de gravidez, que detectam a presença do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina ou no sangue da mulher.
Alguns sintomas, como cólicas abdominais, corrimento rosado ou sensibilidade nos seios podem ser notados por algumas mulheres. A fecundação ocorre quando o espermatozoide entra no interior do óvulo. A partir desse momento, diversos processos ocorrem até o estabelecimento definitivo da gestação.
Quando a fecundação acontece, algumas mulheres podem apresentar uma cólica leve no 6º ou 7º dia após a relação sexual no período fértil – normalmente mais leve que uma cólica menstrual, podendo ou não estar acompanhada de pontadas no baixo ventre.
A forma mais comum de saber quando ocorreu a concepção é por meio da data da última menstruação. A fertilização, em geral, acontece duas semanas após o primeiro dia do sangramento.
SINTOMAS GRAVIDEZ | FECUNDAÇÃO - Quando tempo após a relação acontece a fecundação?
O que sai quando o óvulo é fecundado?
Após a fecundação, o óvulo fecundado dirige-se para o útero para que seja implantado na parede uterina e possa ter início do desenvolvimento embrionário, caracterizando a gravidez.
Aumento da temperatura corporal basal em cerca de 0,3ºC. Corrimento vaginal, leve, claro e fino, com uma consistência mais escorregadia, semelhante ao da clara do ovo. Dor na parte inferior do abdome, no lado onde a ovulação está ocorrendo.
Pegajoso e grosso como uma pasta, podendo ser mais branco ou amarelado. Cremoso como iogurte, de textura lisa e geralmente branco. Escorregadio e elástico, lembrando uma clara de ovo.
Os sintomas de fecundação, como dor abdominal e corrimento rosado, podem ser sentidos por algumas mulheres nos primeiros dias depois que o embrião se fixa na parede do útero, onde vai se desenvolver durante a gestação.
Os primeiros sintomas de gravidez são muitos e podem não surgir ao mesmo tempo. Nos primeiros dias de gravidez (e muitas vezes antes do atraso menstrual) surge a tensão mamária e aumento do peito, o sono e cansaço, que se devem sobretudo às alterações hormonais.
Como saber se o óvulo foi fecundado antes do atraso?
O exame de sangue beta-hCG quantitativo é o mais indicado, visto que a detecção do hormônio no sangue é maior que na urina. Esse teste pode dar um resultado positivo em torno de 10 dias depois da fecundação, então cerca de 5 dias antes do atraso menstrual (em mulheres com ciclo regular de 28 dias, aproximadamente).
Os sintomas que você deve ficar de olho são sangramento e cólicas leves. O leve sangramento de escape que pode ocorrer é chamado de sangramento de implantação. Ele é resultado do processo de implantação do embrião na parede uterina. O sangramento de implantação é perfeitamente normal.
O atraso menstrual geralmente é o primeiro sinal de que você está grávida, isto é, se você tem um ciclo menstrual regular. Se seu ciclo menstrual vem sendo regular há anos e, de repente, sua menstruação atrasa, é uma boa ideia fazer um teste de gravidez caseiro para confirmar se você está grávida ou não.
Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.
-Cansaço e sonolência; -Dor de cabeça leve e persistente; -Seios inchados e doloridos. Após cerca de 4 semanas da fecundação, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez, que normalmente são enjoo matinal e atraso da menstruação.
Se estiver com pressa, realize-o pelo menos uma a duas semanas após o sexo. Para obter um resultado preciso, é melhor fazer o teste de gravidez pela manhã. A urina da manhã apresenta a maior concentração de hCG. Realizar um teste de gravidez antes de oito dias após o sexo pode resultar em um falso-negativo.
🌸 Secreção vaginal transparente, viscosa, similar à clara de ovo; 🌸 Aumento da libido e do apetite; 🌸 Dor pélvica, semelhante a uma cólica; 🌸 Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal.
O óvulo, ao ser liberado, pode ser fecundado em até cerca de 24 horas. O período fértil geralmente começa três dias antes e termina três dias depois da ovulação, portanto a janela de fertilidade é de cerca de seis dias. Esse é o momento mais propício à fecundação.
Após ser liberado, o óvulo sobrevive apenas 24 horas, um período bastante curto. Por outro lado, os espermatozoides têm vida mais longa e vivem por até três dias, tempo suficiente para ser depositado na vagina, encontrar o caminho do cervix rumo ao útero, onde está depositado o óvulo maduro.
O primeiro passo para saber se está ovulando é conhecer a regularidade do próprio ciclo menstrual. A partir da data aproximada do período fértil, fica mais fácil observar os sintomas. A ovulação ocorre, em média, 14 dias antes da próxima menstruação. Se a mulher tem o ciclo regular de 28 dias, ela ovula no 14° dia.
Na ovulação, o corrimento tem um aspecto muito parecido com a clara do ovo. Você pode sentir ele com um aspecto mais escorregadio e elástico. Assim, ele permite ser esticado por alguns centímetros. Você também vai perceber que sua vagina ficará mais úmida que o normal.
A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.