Para evitar as bolhas, além de evitar buracos na rodovia, o especialista recomenda que o motorista fique atento à pressão dos pneus e em caso de estradas muito esburacadas ou com pedras, trafegue devagar e com muito cuidado.
Seu pneu realmente tem uma bolha? Então a atitude mais segura e recomendada é trocar o pneu assim que possível. Isso porque não há garantia de que ele não irá trazer problemas a qualquer momento.
Porém, o risco mais grave do surgimento de bolhas nos pneus é a possibilidade iminente de estouro. Se o pneu estourar, há grandes chances de o condutor perder o controle do veículo e provocar acidentes que, em alguns casos, podem ser fatais. Por isso, você nunca, em hipótese alguma, deve rodar com bolhas nos pneus.
Depois que o pneu tem bolhas, deve ser descartado. Ainda que o pneu com bolhas esteja novo, não há remendo que dê jeito de garantir a segurança como antes.
Embora comum, esse é o tipo de situação que coloca a segurança do motorista e dos passageiros em risco e, por isso, exige a sua atenção. Isso porque, os pneus são os únicos itens do carro que possuem contato direto com o solo. Assim, uma bolha na estrutura pode provocar falhas perigosas para a condução.
DESCUBRA COMO EVITAR BOLHAS NOS PNEUS" #pneus #carros
Como evitar bolhas no pneu?
O que causa e como evitar bolhas
Recomenda-se que o veículo passe em baixa velocidade, e se for necessário frear para reduzir a velocidade, solte o freio alguns metros antes de atingir este obstáculo, pois a suspensão do veículo voltará ao seu curso normal e ajudará a reduzir o impacto.
Bolha no pneu tem conserto? Em alguns casos, pneus com bolhas podem ser reparados, mas isso depende do tamanho e da localização da bolha. Bolhas pequenas podem ser reparadas por profissionais qualificados, mas bolhas maiores ou próximas à parede lateral do pneu geralmente requerem a substituição.
Olhando de forma superficial, parece que a bolha é só um “inchadinho” na borracha, como a bolha de um pastel de feira. Mas é muito mais grave do que isso: é o equivalente a uma fratura óssea na estrutura do pneu.
O asfalto muito quente ou ainda objetos cortantes que penetram na borracha podem causar danos irreparáveis. Isso é sinal de que o quadro interno da peça está comprometido, provavelmente rachado. A pressão do ar acaba alcançando as camadas externas, que são flexíveis.
Passar sobre um buraco também pode causar uma barriga no flanco do seu pneu. Tente evitá-los quando surgirem na estrada! Se atingir um lancil ou um buraco, deve solicitar a verificação dos seus pneus para comprovar se ficaram ou não danificados.
Assim, a recomendação é a troca imediata após avaliação por um técnico especializado, pois esses danos comprometem a funcionalidade e a segurança dos ocupantes do veículo. Um pneu com bolha é uma espécie de “bomba relógio”: ela pode explodir a qualquer momento, inclusive em altas velocidades.
Não achou nada? Boa viagem! Mas se vir uma bolha em algum pneu, é hora de trocá-lo. As bolhas podem surgir em qualquer momento e são geradas pela ruptura e/ou afrouxamento das lonas têxteis (carcaça - estrutura do pneu) devido a impacto acidental sofrido pelo conjunto pneu e roda contra obstáculos presentes na via.
Quando um pneu fica descalibrado, significa que a pressão de ar dentro dele está abaixo ou acima do nível recomendado pelo fabricante do pneu e do veículo. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como vazamentos de ar, variações de temperatura, desgaste natural do pneu ou falta de manutenção adequada.
As bolhas podem surgir em qualquer momento da vida do pneu. Elas são geradas pela ruptura e/ou afrouxamento das lonas têxteis (carcaça – estrutura do pneu) devido a impacto acidental sofrido pelo conjunto pneu e roda contra obstáculos presentes na via. Não existe reparo que mantenha a integridade do produto.
A vulcanização é um processo seguro quando realizado por um profissional capacitado. Desde 2017, o Inmetro regulamenta a reforma de pneus por meio da Portaria 554, estabelecendo parâmetros mínimos para utilização de pneus com reparos.
Um pneu vulcanizado é aquele que sofreu um corte e passou por um processo de reparo, em que é lixado, aquecido e tem as suas partes unidas novamente. Assim, pode ser recolocado no veículo e continuar a ser usado.
Infelizmente, não importa qual seja a protuberância, um pneu com bolha não pode ser reparado. Para determinar se há um rasgo de impacto interno, o profissional responsável removerá o pneu da roda.
Quanto tempo dura um pneu? Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
Muitos motociclistas usam os parâmetros de 4 a 12 mil km rodados para trocar os pneus da moto. No entanto, se os pneus estiverem em boas condições e dentro do prazo de validade (que é, em geral, de 5 anos) é possível rodar até mais de 20 mil km com os pneus, sem problemas.
“Muitas vezes ignoradas pelos motoristas, as bolhas são muito perigosas, pois podem aumentar de tamanho e se romper a qualquer momento, causando uma súbita perda de pressão. Elas não podem ser ignoradas de forma alguma e o seu surgimento inutiliza o pneu, que deve ser substituído imediatamente.
Em alguns casos, um pneu com uma bolha na lateral pode ser consertado. Se a bolha for pequena e estiver localizada em uma área que não comprometa a estrutura do pneu, é possível fazer um reparo.
Ao contrário do que muitos pensam, os pneus não têm prazo de validade. O que existe, na verdade, é a garantia oferecida pelos fabricantes, normalmente pelo prazo de 5 anos (60 meses) a partir da data da nota fiscal de compra.
Em média, o custo para realizar a vulcanização de um pneu pode variar de acordo com o tamanho do corte ou dano a ser reparado, podendo estar na faixa de 20% a 30% do valor de um pneu novo. Geralmente, o preço pode girar em torno de 40 a 60 reais, dependendo do local que você se encontra.
Todas as fabricantes de pneus oferecem 5 anos de garantia do produto contra defeitos de fabricação. O período é contado a partir da data de emissão da nota fiscal de compra do pneu ou do veículo novo com equipamento original.
Entre os sulcos dos pneus há filetes de borracha que indicam o desgaste, o chamado Tread Wear Indicator (TWI). Quando a superfície do pneu começa a se aproximar desses pequenos blocos, significa que a profundidade da banda de rodagem está ficando menor que 1,6 mm e chegou a hora de trocá-lo.