Como prevenir ou minimizar esses problemas? Para evitar imperícia, negligência e imprudência na enfermagem, é fundamental que os profissionais estejam sempre atualizados e capacitados. Isso inclui participar de cursos de atualização e treinamentos específicos na área da saúde.
A imperícia reveste-se da falta de conhecimento ou de preparo técnico ou habilidade para executar determinada atribuição. Trata-se, portanto, de uma atitude comissiva (de cometer ou agir) por parte do profissional, expondo o cliente a riscos e com a possibilidade de acometimento danoso à integridade física ou moral(9).
A imperícia, por sua vez, ocorre quando o médico revela, em sua atitude, falta ou deficiência de conhecimentos técnicos da profissão. É a falta de observação das normas, deficiência de conhecimentos técnicos da profissão, o despreparo prático.
A imperícia médica é uma das formas de erro médico. Trata-se de quando o profissional de saúde não exerce o cuidado e a habilidade adequados no tratamento de um paciente.
🔴Imprudência, Imperícia e Negligência na ENFERMAGEM - AULA
Como a Enfermagem pode evitar a imperícia ao realizar procedimentos clínicos ou administrativos?
Para evitar imperícia, negligência e imprudência na enfermagem, é fundamental que os profissionais estejam sempre atualizados e capacitados. Isso inclui participar de cursos de atualização e treinamentos específicos na área da saúde.
Já a imperícia ocorre quando o condutor não possui habilidade ou conhecimento técnico o suficiente para realizar certa atividade. Exemplos mais comuns: não conseguir sair de uma situação de perigo e demorar para realizar manobras, como a baliza.
A imperícia, que é a falta de habilidade ou conhecimento necessários para o exercício da profissão, pode resultar em erros durante procedimentos médicos, administração de medicamentos ou cuidados com o paciente, levando a complicações de saúde ou até mesmo a danos irreversíveis.
Imperícia: falta de técnica necessária para realizar determinada atividade. Exemplo: engenheiro elétrico que assina um projeto de construção de um grande edifício. Tal profissional não tem conhecimento técnico para o fazer; o profissional habilitado é o engenheiro civil.
A imperícia, conforme já explicamos, é motivada pela falta de conhecimento ou habilidade. Assim, se diferencia da imprudência, em que há conhecimento, mas falta de cuidado, e da negligência, em que se deixa de realizar algo necessário para a segurança.
Para que seja configurada a imperícia, é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática ou ausência de conhecimentos elementares e básicos para a ação realizada. Um médico que realize uma cirurgia plástica em alguém e cause deformidade pode ser acusado de imperícia.
De uma maneira geral, negligência é a omissão da conduta esperada para uma determinada situação; imprudência é a ação sem cautela; e imperícia é a ação equivocada por falta de técnica, de inaptidão. Qualquer cidadão responde pelos danos causados a outrem, a não ser que seja provada a inexistência de culpa.
Conforme a Lei 5.905/73 as penalidades previstas são: Advertência verbal, Multa, Censura, Suspensão do exercício profissional e Cassação do direito ao exercício profissional.
IMPERÍCIA: é a ausência de experiência e de prática necessárias ao desenvolvimento de alguma atividade. Ou seja, é voltado a profissionais. Exemplo: médico que não sabe qual instrumento utilizar em uma operação e acaba utilizando o instrumento errado, causando algum dano ao paciente.
Ou seja, é quando alguém não domina uma determinada ação, mas diz que tem conhecimento ou habilidade para ela, o que faz com execute com erros. Assim, a imperícia é quando o profissional não tem conhecimentos básicos e habilidades para executar ações relacionadas à profissão.
A imperícia médica é um tipo de erro cometido por um profissional da saúde em decorrência do seu desconhecimento teórico ou prático. Por exemplo, pode ser um médico ou enfermeiro que não forneça o diagnóstico ou tratamento correto.
Para que seja configurada a imperícia é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão.
Ocorre quando o médico revela, em sua atitude, falta ou deficiência de conhecimentos técnicos da profissão. É a falta de observação das normas, deficiência de conhecimentos técnicos da profissão, o despreparo prático.
Identificar distrações, fadiga e exaustão que frequentemente contribuem para erros. No momento de preparo e administração da medicação deve-se evitar conversas com os outros, bem como executar as atividades correndo. Nunca preparar medicamentos para mais de um paciente, ao mesmo tempo.
Qual a diferença entre imperícia e erro profissional?
Portanto, enquanto a imperícia é um erro grosseiro, que a média dos profissionais de determinada área não cometeria, em circunstâncias normais, o erro profissional faz parte da precariedade dos conhecimentos humanos, pois nem todos possuem o mesmo talento, a mesma cultura e idêntica habilidade.
A falta de cuidados na execução da tarefa, a demora ao prevenir ou evitar um acidente podem ser enquadradas juridicamente como imprudência, negligência ou imperícia.
Como a imperícia pode contribuir para acidentes e lesões?
Exemplo: alguém que não é formado em medicina e possui treinamento médico, realiza um procedimento sem a devida competência, causando maiores lesões em uma vítima de acidente. Tanto na imprudência quanto na imperícia, o indivíduo faz algo, comete uma ação.
É a ausência de habilidade peculiar para desenvolver uma determinada atividade técnica. O imperito assume que deveria conhecer, não leva em consideração que desconhece, e mesmo assim, age. Uma situação é quando o motorista que conduz carro de passeio acha que tem habilidade suficiente para dirigir um caminhão.