O método dedutivo é uma abordagem lógica para chegar a conclusões específicas com base em premissas gerais. Ele parte de afirmações amplas, conhecidas como axiomas, e, por meio de uma sequência lógica, chega a conclusões específicas, chamadas de teoremas.
Método dedutivo é um tipo de estrutura de raciocínio lógico que, para chegar a uma conclusão específica, utiliza uma ideia generalista. Ele parte de um conhecimento amplo e chega a outro, particular, com o auxílio dos chamados axiomas e teoremas, que vamos ver em detalhes mais à frente.
Outro exemplo: um geógrafo vai a campo e descobre um lago de água salgada em vez de água doce. Sob o método dedutivo, ele partiria do que já se sabe sobre lagos salgados, e a explicação para isso poderia ser que essas formações ocorrem porque são construídas sobre salinas.
O método dedutivo é uma estrutura de pensamento lógico que permite testar a validade de informações já existentes. Ele é utilizado para resolução de problemas de física e matemática, por exemplo, que necessitam da aplicação prática de conceitos ou premissas gerais em situações específicas.
A dedução consiste em se chegar a uma verdade particular e/ou específica a partir de outra mais geral ou abrangente. Portanto, ao incluirmos um fato específico em outro mais geral, estamos raciocinando por dedução, como se vê no exemplo que segue: 1) A é sempre igual a B (fato geral, também chamada de premissa maior);
Tipos de pesquisa: Método indutivo, método dedutivo, método dialético ou método hipotético-dedutivo
O que é argumento dedutivo exemplo?
Os argumentos estão tradicionalmente divididos em DEDUTIVOS e INDUTIVOS. ARGUMENTO DEDUTIVO: é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira. Premissa : "Todo homem é mortal." Premissa : "João é homem."
O que é apresentado como método dedutivo do texto?
Em linhas gerais, o método dedutivo é um tipo de método de abordagem que, parte de uma generalização para uma questão particularizada. Ou, em outras palavras, é o método que utiliza o raciocínio lógico para chegar a conclusões mais particulares, a partir de princípios e preposições gerais.
Quer dizer, a análise dedutiva é iniciada a partir de generalizações acerca de um assunto. Feito isso, os fatos começam a serem analisados de modo minucioso, para que o conhecimento geral se torne específico, à medida que o pesquisador se aprofunda nos argumentos e fatos averiguados.
Ouça este artigo: O método de dedutivo é o processo de raciocinar a partir de premissas para alcançar uma conclusão logicamente correta, em um ou mais argumentos. Começou a ser documentado por Aristóteles no século 4 a.C. e tem sido utilizado durante toda a história da filosofia e ciência.
Faz uso das regras da lógica para chegar a uma conclusão. Se as premissas são verdadeiras e as leis aplicadas estiverem corretas, quer dizer, necessariamente, que a conclusão é verdadeira. Um dos exemplos mais clássicos de raciocínio dedutivo é: “Todos os homens são mortais.
Essencialmente, os raciocínios dedutivos se caracterizam por apresentar conclusões que devem, necessariamente, ser verdadeiras caso todas as premissas sejam verdadeiras se o raciocínio respeitar uma forma lógica válida.
Já o raciocínio dedutivo, ou de dedução, acontece quando se faz uma afirmação comum, apoiada em cenários ou dados específicos. Resumindo, começa através de uma hipótese geral e depois se examina as possibilidades para chegar a uma conclusão específica, baseada em raciocínio e evidências.
O raciocínio dedutivo, portanto, é, por natureza, um raciocínio de certeza e somente pode ser utilizado quando for encontrado um termo médio representativo do contraste entre duas premissas anteriores.
O raciocínio dedutivo, também chamado de método dedutivo, é o processo psicológico de tirar inferências dedutivas. Uma inferência é um conjunto de premissas juntamente com uma conclusão. Este processo psicológico começa a partir das premissas e raciocina para uma conclusão baseada e apoiada por essas premissas.
O método dedutivo pode ser aplicado em algumas investigações de cunho científico. Nesse contexto, a sua aplicação é feita através do levantamento de hipóteses que devem ser testadas ao longo do processo de experimentação ou durante a realização de novas observações.
O método dedutivo pode ser dividido em três etapas principais: axiomas, teoremas e conclusões. Elas trabalham juntas para construir um argumento sólido e coerente, fornecendo uma estrutura lógica para o processo de dedução.
Qual a diferença entre método dedutivo e indutivo?
No método dedutivo, caso as premissas utilizadas sejam verdadeiras, é indubitável que a conclusão também assim o seja. Por outro lado, o resultado obtido por meio da indução é visto por muitos apenas como uma probabilidade.
Método é uma palavra que provém do termo grego methodos (“caminho” ou “via”) e que se refere ao meio utilizado para chegar a um fim. O seu significado original aponta para o caminho que conduz a algures. A palavra método pode referir-se a diversos conceitos. Por exemplo, aos métodos de classificação científica.
Na continuidade da evolução do pensamento, Kall Popper (1975) propõe o Método Hipotético-Dedutivo, que é um método que procura uma solução, por meio de tentativas (conjecturas, hipóteses, teorias) e eliminação de erros. Esse método pode também ser chamado de “método de tentativas e eliminação de erros”.
Qual é a característica fundamental de um argumento dedutivo?
O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.