A fábula é um texto narrativo, com animais personificados, que termina com uma lição de moral. Narrativa escrita em verso ou em prosa, a fábula possui enredo, tempo, espaço, narrador e personagens. Fábulas são histórias de caráter alegórico e apresentam elementos fantásticos.
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.
Texto narrativo breve que transmite uma lição moral
Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humana, principalmente a fala. A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano.
no início, apresentamos as personagens e a situação; depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação; por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.
Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.
Qual é o primeiro passo no planejamento de uma fábula?
1ª Etapa: Repertoriar
Depois dessa primeira conversa, faça uma contextualização, expondo informações sobre como surgiram as fábulas e os principais autores, como Esopo, La Fontaine e Fedro. Em seguida, façam a leitura de algumas fábulas (há algumas neste material do Programa Ler e Escrever: Livro de Textos do Aluno).
Essas narrativas são ótimas ferramentas para ensinar grandes lições para os pequenos. As fábulas carregam mensagens de respeito ao próximo, empatia, importância da humildade, educação, gentileza e entre outras características para viver bem e em harmonia com a sociedade.
A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. A moral das fábulas adquiriu vida própria transformando-se em provérbios - frases prontas, vindas do conhecimento popular, transmitidas de boca em boca e que encerram um certo ensinamento sob algum aspecto da vida.
Apresenta uma reflexão de ordem moral (moral da história) geralmente de maneira explícita ao fim do texto. Assim, a fábula possui elementos didáticos bem definidos em sua composição, como a presença de uma linguagem clara e acessível.
As fábulas, portanto, são histórias curtas, de enredo simples, que muitas vezes têm como personagens animais com características humanas e que têm como eixo interpretativo uma mensagem de cunho moral. Remetendo-se à tradição das narrativas orais, podemos encontrá-las escritas tanto em verso quanto em prosa.
Fábulas são narrativas fictícias em que os personagens são normalmente animais que assumem características humanas, como a fala, e vivem situações cotidianas.
São histórias fáceis de entender e que ensinam valores éticos e morais às crianças em forma de entretenimento. É a partir das fábulas que aprendemos a não confiar em estranhos, não ser preguiçosos e trabalhar duro, insistir em nossos propósitos e por aí vai…
Esses elementos são os personagens, o narrador, o tempo, o espaço e o enredo. Personagens são aqueles que compõem a narrativa sendo classificados em: personagens principais (protagonista e antagonista) e personagens secundários (adjuvante ou coadjuvante).
A fábula é um gênero literário muito presente na literatura infantil. Ela tem como objetivo educar através de ensinamentos contidos nas histórias. Normalmente, as fábulas trazem animais como personagens, o que promove maior afinidade com as crianças.
Uma fábula é um tipo de composição literária que apresenta uma narrativa figurada. Nela, os personagens são animais antropomorfizados, ou seja, têm características humanas. Podendo ser escrita tanto em prosa quanto em verso, a fábula sempre se sustenta por uma lição de moral.
Nas fábulas, a narrativa é curta e conta com figuras personificadas, geralmente animais com características, pensamentos, comportamentos e emoções humanas. Seus defeitos e qualidades são apresentados no desenrolar do enredo, para que, ao final, a fábula transmita uma moral da história.
Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano.
Através dessas histórias, podemos aprender importantes lições sobre honestidade, trabalho em equipe, solidariedade, humildade e outros valores fundamentais ligados à cultura.
Esse ensinamento é conhecido como a moral da história. Muito popular na literatura infantil, a fábula procura transmitir lições valiosas aos seres humanos por meio das experiências vividas pelos personagens animais.