É importante definir os termos Wireless e Wi-Fi para ajudar no entendimento. Wireless, do inglês, significa “sem fio”. Logo, qualquer espécie de conexão sem cabo que tem por finalidade troca de informações pode ser chamada de wireless. O Bluetooth, o Infravermelho e o Wi-Fi são exemplos dessa tecnologia.
Uma WLAN conecta nós de rede local usando tecnologia de rádio em vez de conexões com fio. Wi-Fi é um tipo específico de WLAN que está em conformidade com o padrão IEEE 802.11 e depende de Access Points (APs) para se conectar a clientes e dispositivos IoT usando a banda de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz.
Conversa Em Inglês Com Tradução | Aprenda Inglês de Graça
Qual é a diferença entre Wi-Fi e internet?
A internet é o sistema fisicamente seguro em cabo e fibra, que fornece todos esses serviços – até a internet via satélite depende de fibra para transmitir sinais da internet de e para as estações terrestres. Já o Wi-Fi, por outro lado, é a tecnologia sem fio que a maioria de nós agora usa para acessar a internet.
Ele se chamava Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA). O consórcio lançou um selo chamado Wireless Fidelity que era utilizado para representar quando um equipamento era compatível com a rede sem fio. Wi-Fi é uma abreviação do nome desse selo.
Quando surgiu a rede sem fio? Durante a Segunda Guerra Mundial, a atriz desenvolveu um sistema de torpedos guiados por rádio que os impedia de serem detectados pelo inimigo, e uma tecnologia de espectro alargado por salto de frequência que acabou dando origem ao primeiro padrão de conexão wi-fi (o IEEE 802.11) em 1997.
WLan é a abreviação de “Wireless Local Area Network” – ou, em português, Rede Local sem Fio. Trata-se de uma tecnologia que possibilita a conexão entre dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones, tablets e impressoras, sem a necessidade de cabos físicos.
Ainda assim, o crédito pela invenção do Wi-Fi é dado principalmente a Hedy Lamarr, atriz e inventora austríaca nascida em 1914 no ápice da Grande Guerra.
WLAN. Rede de área local sem fio (em inglês: wireless local area network, sigla WLAN ou Wireless LAN) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos.
Em 1971, a Universidade do Havaí colocou em prática um sistema chamado ALOHAnet, que conseguia transmitir, sem fio, pequenos pacotes de dados entre computadores da instituição.
Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.
A principal vantagem da internet a cabo é sua velocidade e estabilidade. Como a conexão é direta, não há interferência de outros dispositivos na rede, o que permite obter mais velocidade e confiabilidade. Além disso, a conexão a cabo oferece uma segurança maior, pois é mais difícil de ser interceptada por invasores.
Desempenho: Se você precisa de alta velocidade e conexão estável, como para jogos online ou transferência de arquivos grandes, o cabo de rede é a melhor escolha.
A Fibra Óptica é capaz de transmitir dados a uma velocidade muito mais rápida do que o Cabo de Cobre. Os dados são transmitidos na velocidade da luz e podem chegar a centenas de milhares de gigabytes por segundo. A Fibra Óptica tem uma capacidade maior do que o cabo de cobre.
Piscando rápido – indica que o modem Wi-Fi está tentando conectar-se à rede. Apagado – indica que o modem Wi-Fi não está recebendo sinal da fibra ótica. Piscando lento – indica que o modem Wi-Fi não está conectado à rede. Piscando rápido – indica que o modem Wi-Fi está tentando conectar-se à rede.
O 802.11ax, conhecido também como Wi-Fi 6 e 6E, foi lançado em 2021. O Wi-Fi 6 opera nas faixas de frequência de 2,4 GHz e 5 GHz, enquanto o Wi-Fi 6E estende seu suporte para a frequência de 6 GHz.
A rede Wi-Fi chegou ao Brasil em 2008 e desde então revolucionou a forma como nos relacionamos, comunicamos e acessamos as informações. Com essa tecnologia é possível conectar diversos aparelhos à internet, como celulares, tablets, computadores e impressoras e navegar de forma prática e rápida.