Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
O nome Kûara, que significa “sol” em tupi-guarani, valoriza nossa identidade brasileira a partir do momento que nos reforça o que temos de melhor: natureza, matérias-primas, beleza e a energia do sol.
Significa “clara”, “brilhante”, “ilustre” ou “negra”, “obscura”. Em português, Kiara é a variante para o nome Clara, e tem origem na forma italiana Chiara.
Ig: água - (i). Iguaçu: água grande - lago grande - rio grande. Indaiá: um certo tipo de palmeira Ira: mel (Iracema, irapuã). Iracema: lábios de mel (ira, tembé, iratembé).
Bonito em tupi é porang. Agora: kunhã-porang-a - mulher bonita, (ou mulheres bonitas) - Acrescentamos um A porque o adjetivo termina em consoante. Bom em tupi é katu.
Elas escolheram "Aysú", que significa "amor" em tupi-guarani; para a diretora criativa Mariana Sales, "o amor é o que representa tudo para a gente, o amor ao nosso país e à nossa cultura", conclui.
Nome de provável origem tupi e talvez associado à bebida fermentada (ka´wi) que os índios tomam. Indica uma pessoa de extrema bondade e inteligência, muito elogiada pelo seu jeito amoroso e um tanto tímido que encanta a todos.
jacaré-do-pantanal (Caiman yacare), descansando ao sol. Um jacaré ( /ˈkeɪmən/ ; também caimão como uma grafia variante de Taíno kaiman )) é um jacaré pertencente à subfamília Caimaninae, uma das duas linhagens primárias da família Alligatoridae, sendo a outra aligátores.
Kauai é o nome de uma das mais belas ilhas do Havaí. Algumas pessoas podem confundir a grafia desse nome e utilizar Kawaii, de origem japonesa. No entanto, mesmo com escritas diferentes, as duas denominações possuem o mesmo significado: “lindo”, “bonito” ou “gracioso”.