Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
“ Prometo solenemente consagrar a minha vida a serviço da Humanidade. Darei aos meus Mestres o respeito e o reconhecimento que lhes são devidos. Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação.
Hipócrates acreditava que as doenças ocorrem em razão do desequilíbrio entre o sangue, a bílis amarela, a bílis negra e a fleuma (estado de espírito), e que o próprio corpo é uma unidade viva com capacidade para se recuperar, regular e harmonizar.
“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Esta frase foi ditada por Hipócrates há mais de 2400 anos e cada vez mais a ciência comprova a relação estreita entre o hábito alimentar e a diminuição do risco de doenças crônicas e também da sua importância no tratamento destas enfermidades.
As Melhores Frases e Citações de Hipócrates / O pai da Medicina
Quais são os princípios de Hipócrates?
Ao analisarmos o Juramento de Hipócrates, à luz dos Princípios Bioéticos (Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça) vemos que todos eles, com exceção da autonomia (do paciente) estão presentes.
JURO SOLENEMENTE QUE, AO EXERCER A ARTE DE CURAR, MOSTRAR-ME-EI SEMPRE FIEL AOS PRECEITOS DA HONESTIDADE, DA CARIDADE E DA CIÊNCIA. PENETRANDO NO INTERIOR DOS LARES, MEUS OLHOS SERÃO CEGOS, MINHA LÍNGUA CALARÁ OS SEGREDOS QUE ME FOREM REVELADOS, O QUE TEREI COMO PRECEITO DE HONRA.
“Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra.
Diz-se que Hipócrates foi quem elaborou o rigoroso código de ética que até hoje é repetido pelos médicos ao se formarem. No entanto, não há consenso sobre sua autoria, pois alguns estudiosos afirmam que o Juramento de Hipócrates foi escrito tempos depois de sua morte.
Hipócrates, nascido na Grécia (460 a.C. - 370 a.C.) é considerado o pai da Medicina por suas explicações míticas quanto aos problemas de saúde e de como curar doenças. Sua preocupação estava centrada no organismo humano e sua forma de funcionamento.
Hipócrates postulou a existência de quatro fluidos (humores) principais no corpo: bile amarela, bile negra, fleuma e sangue. Desta forma, a saúde era baseada no equilíbrio desses elementos. Ele via o homem como uma unidade organizada e entendia a doença como uma desorganização desse estado.
“A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva”. HIPÓCRATES – Pai da Medicina (460 a.C - 370 a.C.) “Para o homem se manter sadio não basta se alimentar, mas também praticar algum tipo de movimento”.
Tem uma frase de Hipócrates que diz: “curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre”. Acho que reflete muito do que é o dia a dia do médico.
Na filosofia prática da medicina atribuída à Hipócrates, e reunida no Corpus Hippocraticum, as doenças, durante um certo tempo, evoluem de forma silenciosa até alcançarem o momento crucial, chamado krisis (crise), momento em que a doença se define, rumo à cura ou não.
A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação. Mesmo após a morte do doente respeitarei os segredos que me tiver confiado. Manterei por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da profissão médica.
O bastão de Esculápio com uma serpente enrolada sempre foi o símbolo da atividade médica. A American Medical Association, em 1919 e a World Medical Association, em 1956, o adotaram como seus símbolos. O caduceu é mais antigo que o bastão de Esculápio e sempre esteve relacionado ao comércio.
Seus escritos, reunidos em 72 livros do Corpus Hippocraticum, tratam de epidemias, articulações e fraturas. Seu famoso juramento, que resume sua ética, é pronunciado até hoje pelos formandos de Medicina. Morreu em Larissa, na Tessália, região da Grécia, por volta de 370 a.C.
O lema do Dia Mundial da Saúde deste ano é “A minha saúde, o meu direito”, e procura defender o direito de todas as pessoas, em todo o lado, à saúde, ou seja, a terem acesso a serviços de saúde, à educação e à informação de qualidade, bem como ter água potável e saneamento seguro, ar puro, boa nutrição, habitação de ...
O pensamento médico de Hipócrates foi considerado uma ruptura com o tipo de “pensamento mágico” sobre as doenças, muito presente em culturas primitivas que se valiam do xamanismo, por exemplo. Para Hipócrates, o corpo humano estava em conexão com a phisis, a natureza, e essa conexão, a priori, era harmoniosa.
Qual foi a principal contribuição de Hipócrates para a medicina?
Hipócrates procurou basear a Medicina na experiência clínica, introduzindo um tipo de racionalidade lógica e rompendo, deste modo, com a prática da medicina da sua época que se apoiava na magia e na religião. Uma das suas mais célebres contribuições foi a teoria dos humores.