Quando estivermos próximos de finalizar a divisão e encontrarmos o resto, será necessário acrescentar uma vírgula ao quociente e um zero no fim do resto. A partir daí, basta realizar a divisão normalmente até que não haja resto algum.
O primeiro método consiste em “andar” a mesma quantidade de casas decimais, ou seja, multiplicar por potências de 10 até que a vírgula não esteja mais presente. O segundo método consiste em representar os números em forma de fração e realizar a divisão de frações.
Para fazer a leitura de um número decimal, é importante saber que ele é composto por uma parte inteira, que vem antes da vírgula, e por uma parte decimal, que vem depois da vírgula. Por exemplo, no número 3,12, 3 é a parte inteira e 12 é a parte decimal.
Como fazer multiplicação é divisão de números decimais?
Ou seja, alinham-se os dois números pela casa da direita e inicia-se a multiplicação como se fossem números inteiros. Após realizar a multiplicação, é só colocar a vírgula no lugar certo do resultado: o número resultante terá tantas casas decimais quanto forem a soma do número de casas decimais dos fatores.
Para realizar uma divisão, devemos utilizar o chamado algoritmo de Euclides, ou seja, devemos imaginar um número (quociente) que, quando multiplicado com o divisor, seja igual ou se aproxime o máximo possível do dividendo. Caso você encontre um número cuja multiplicação seja igual ao dividendo, a divisão chega ao fim.
Então qual é a explicação de adicionar zeros ao quociente? A explicação é que precisamos dividir um número por outro maior que ele, isso faz com que o valor da tabuada (do divisor) que mais se aproxima do número que queremos, sem ultrapassar, seja o zero. Então adicionamos zero ao quociente.
Para dividir números racionais em forma de frações, basta multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda fração. Caso na divisão apareça número decimal ou inteiro, transformamos os números em frações e utilizamos o mesmo processo de multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda.
Nesse caso, ao arredondar 2,7450001, por exemplo, para a segunda casa decimal, temos 2,75 como resultado. Ao arredondar 2,745000 para a segunda casa decimal, temos 2,74 como resultado.
Números decimais são números que possuem vírgula, por exemplo, 2,35; 1,2; 0,25. Ao lermos esses números falamos o seguinte, por exemplo: 1,5 = temos o costume de ler “um vírgula cinco”, mas matematicamente está incorreto. Para fazer a leitura corretamente de um número decimal devemos saber algumas definições.
Ouça o texto abaixo! A divisão é uma das quatro operações básicas da matemática e é inversa à multiplicação. A divisão de um número consiste em seu fracionamento, na sua fragmentação, que pode ter como resultado um número inteiro ou um número decimal.
Passo 1 - Determinar o grau do polinômio quociente Q (x); Passo 2 - Tomar o maior grau possível para o resto da divisão R (X) (Lembre-se: R (x) = 0 ou R < D); Passo 3 - Escrever os polinômios Q e R com coeficientes literais, de forma que P (x) = D (x) · Q (x) + R (x).
Em matemática, o método das divisões permite a transformação de frações, equivalentes e não equivalentes a uma fração decimal, na forma de expansão decimal. Este método é um detalhamento do método de dividir o numerador pelo denominador para transformar a fração em número decimal.
Quando lemos um número decimal usando os valores posicionais, devemos mencionar primeiro a parte inteira e, em seguida, a parte decimal na sua totalidade, dizendo as menores partes contidas no número. Por exemplo, o número é lido assim: "Quinhentos e sessenta e nove e seis milésimos".
Em geral, transforma-se uma fração decimal em um número decimal fazendo com que o numerador da fração tenha o mesmo número de casas decimais que o número de zeros do denominador. Na verdade, realiza-se a divisão do numerador pelo denominador. Por exemplo: 130/100=1,30.
Imagine uma divisão entre dois números quaisquer. O número que será dividido é chamado Dividendo (D), o número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de divisor (d) e o resultado dessa divisão é chamado de Quociente (q). Em alguns casos, uma parcela chamada Resto (r) é formada no processo de divisão.