Para aumentar o tamanho do ovo, use 1.5 g de ácido linoleico por ave ao dia. Utilize fontes suplementares de óleo que sejam mais concentradas em ácido linoleico, como óleo de feijão, de soja ou linhaça Aumente o conteúdo da gordura total e da gordura suplementara nas dietas.
Vitaminas ou eletrólitos podem ser adicionados para aumentar a imunidade e a produção de ovos. É uma boa ideia adicionar proteína extra à dieta de suas galinhas poedeiras com alimentos complementares, como girassóis. A proteína extra fornecerá a energia de que precisam para se manterem aquecidas e botarem ovos.
Sim, o ovo de galinha tem tamanhos diferenciados, influenciados pela genética e, principalmente, pela idade da ave. É comum encontramos nos pontos-de-venda ovos comerciais que variam do pequeno ao jumbo (veja a classificação na tabela abaixo).
Diversas variáveis podem interferir no tamanho dos ovos, como fase de postura, idade da fêmea e seqüência de postura (DEEMING & AR, 1999; MAGRATH et al., 2003). Entretanto, há uma relação direta entre o tamanho do ovo e seus constituintes.
Uma galinha da raça índio gigante botou um ovo maior do que o habitual e surpreendeu os criadores da ave, em Santo Amaro da Imperatriz (SC), na Grande Florianópolis.
R: As galinhas garnizés, miniaturas ou bantans de origem botam ovos pequenos, mas não em tamanho tão diminuto. Provavelmente, os mini ovos são de uma ave em idade muito jovem, que ainda está desenvolvendo seus órgãos reprodutores e teve uma postura precoce.
Quando as galinhas descobrem que o conteúdo dos ovos é rico em proteínas e gordura e que a casca é uma boa fonte de cálcio, começam comê-los e não param mais. Quando bem alimentadas e em condições favoráveis e adequadas de manejo, as galinhas têm excelente produção de ovos.
Em poedeiras na fase inicial de produção, a conversão alimentar é melhor com a utilização do 25(OH)D3 e a espessura e porcentagem de casca também melhoram com a utilização de 25(OH)D3 e a suplementação de vitamina C nas dietas (100 ou 200 ppm, respectivamente).
Neste sentido, junto ao milho, dois tipos de alimento devem ser inseparáveis na dieta alimentar das galinhas caipiras poedeiras. São eles: o farelo de soja e de trigo. O melhor? Podem ser facilmente encontrados em qualquer região do País.
Um dos exemplos clássicos é o abacate. Essa fruta, sobretudo em sua casca, contêm grandes quantidades de uma substância chamada persina, que é extremamente tóxica para as aves. Outra delícia que contém químicos tóxicos para as aves é o chocolate, que está cheio de teobromina.
A galinha produz o ovo independente da presença do galo. A presença do macho é indispensável quando se quer aumentar o número de aves. Você sabia que as galinhas poedeiras, também chamadas de galinhas de postura, são aquelas destinadas exclusivamente à produção de ovos?
O melhor horário de fornecer a ração às galinhas é à tarde, para haver maior disponibilidade de cálcio no intestino à noite. Esse cálcio será depositado diretamente na casca dos ovos, pela manhã.
O que fazer quando a galinha não consegue botar o ovo?
Quando notar que aconteceu o prolapso de oviduto o melhor a fazer é procurar ajuda profissional para garantir que sua ave não sofra ainda mais. Em algumas situações, o ovo entalado pode se quebrar dentro do organismo da ave, sendo necessário a retirada por meio de cirurgia.
O fator mais comum que pode diminuir ou até cessar a postura é alimentação errada: dar muita ração ou misturar ração com milho. Saiba o que fazer para evitar o problema. Falta de luz e idade também influenciam. Veja como evitar o problema.
Um ovo pequeno deve ter 48 gramas. O ovo jumbo deve ter mais de 68 gramas. Ou seja: está em vigor no Brasil a nova uniformização da nomenclatura dos ovos em natureza e produtos derivados não submetidos a tratamento térmico.
Após chegar ao pico de produção, o percentual de postura vai caindo gradativamente até que, às 72 semanas de idade, as aves apresentam uma postura insuficiente economicamente e desta forma, teríamos o abate do lote, podendo colocá-lo no mercado como galinhas caipiras.
As poedeiras de raça pura são bem conhecidas Nova Hampshire e Rhode Island ambos de origem americana, excelente produtor de ovos chegando a 220 por ano.
A raça de galinha Rhode Island Red é uma das mais produzidas no mundo, sendo grande produtora de carne e ovos (até 260 ovos por ano). No Brasil, ela é uma das preferidas dos avicultores, pois garante boa lucratividade ao produtor. Sua plumagem é vermelha escura e sua crista, cor de rosa.
Para que a as galinhas consigam manter a sua produção de ovos, é necessário que os animais recebam cerca de 14 horas de luz solar por dia. Em épocas como o outono e o inverno, dificilmente o galinheiro receberá a quantidade de luz que precisa, o que resulta em uma diminuição (e até paralisação) da produção.
Os ovos jumbo são produzidos pelas galinhas mais maduras. Assim, como são aves na extremidade do ciclo produtivo, a disponibilidade do produto pode ser menor, dependendo da região onde você mora. Por isso que a Mantiqueira Brasil tem uma linha toda dedicada aos ovos jumbo.