Descontinuidade do Carbonato de Lítio Deve-se retirar a medicação lentamente para evitar recaídas (síndrome da retirada). O período de retirada deve ser ao redor de 3 meses e nunca inferior a 1 mês. Diminuir em média 25% da dose por semana.
Em geral, quando é necessário o desmame (retirada) do Lítio, ele é feito através de reduções gradativas ao longo de pelo menos 1 semana, para evitar retirada abrupta.
Nos salares — as salinas da Argentina e do Chile —, o método predominante de extração de lítio é a evaporação e a adição de cal e sódio. Ele consiste em bombear uma salmoura das profundezas dos salares e depois concentrá-la em grandes piscinas por entre 12 e 18 meses.
O manejo do paciente intoxicado deve iniciar com cuidados de suporte, como a descontinuação do uso do fármaco e a administração intravenosa de solução salina isotônica. Normalmente, em casos de intoxicação, o mais comum é realizar uma descontaminação gastrointestinal com carvão ativado.
O lítio na forma metálica é obtido por eletrólise do sal de cloreto fundido. É o primeiro metal da Tabela Periódica e o mais leve entre todos (possui a metade do valor da densidade da água).
LÍTIO: o resumão que você precisa (Carbonato de Lítio) | Resumão de Medicamentos do Flavonoide
Como é a extração de lítio?
O lítio também é extraído em minas em céu aberto, através de equipamento que extrai a rocha do solo. O lítio não existe na natureza em estado puro, pelo que se trata de explorar jazigos minerais de petalite, espodumena, lepidolite e fosfato de lítio, para citar alguma mineração que já é feita em Portugal.
O minério de lítio é extraído por perfuração e jateamento. Em seguida, os grumos são esmagados numa fábrica e o lítio é separado das sobras de rocha por um processo químico e metalúrgico. O próximo passo é transportar o lítio à China por navio, onde é refinado e processado, e transformado em células de bateria.
Avaliação da presença de Li no fruto A concentração média de lítio encontrada nas amostras de açaí foi de 15,34 mg. 100g-1 de amostra fresca. Fazendo-se uma comparação com outros frutos também muito consumidos na região, esse teor médio foi superior ao encontrado no fruto abricó do norte (9,5 mg.
Além desses depósitos, lítio pode também ser obtido através de argila, como ocorre no México e Estados Unidos, e outras fontes. Por contribuir com a maior parte da produção mundial de lítio, têm destaque quatro depósitos em pegmatitos na Austrália e duas minas em depósitos do tipo salmoura e uma em pegmatito na China.
Não se deve interromper o lítio de forma abrupta e total, exceto nos casos de intoxicação grave, pois há risco de desencadeamento de um episódio maníaco pela suspensão repentina4. O diagnóstico deve se basear nas manifestações clinicas, e não somente nos níveis séricos do fármaco.
A toxicidade do lítio pode provocar uma disfunção distal dos túbulos renais, com diminuição da resposta à arginina vasopressina. Nesses casos, os pacientes podem desenvolver poliúria significativa compensada por polidipsia.
Pode ser tomado para sempre. O motivos foram bem explicados pelo colega acima. Para pessoas que tem indicação, o lítio promove o crescimento neuronal, modula o sistema imune de forma positiva e impede que pacientes tenha episódios maníacos e depressivos.
O uso do Litio por tempo prolongado pode causar disfunção renal, especialmente para pacientes que não tomam água em quantidade abundante ou em caso de tentativa de suicídio com o uso desta medicação em doses altas. A superdosagem é um fator de risco importante para a disfunção renal.
O lítio (carbolítium) no início do seu uso pode provocar polidipsia e poliúria, bem como edema, costumam resolver com o tempo e podem ser manejados com diuréticos de alça ou diuréticos poupadores de potássio.
Informe ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável ou efeitos colaterais, tais como: aumento exagerado do volume urinário, ganho anormal de peso, insônia, cansaço, diminuição da velocidade de pensamento, sensação de frio, alterações menstruais, dor de cabeça e dores musculares.
A dose de lítio deve ser diminuída pela metade caso haja febre acima de 38 ºC, desidratação ou diarreia. O lítio também deve ser tomado com cuidado redobrado quando é usado simultaneamente medicamentos que podem diminuir a excreção renal da substância ou aumentar os efeitos tóxicos do composto.
Os níveis de lítio devem ser cuidadosamente monitorizados quando pacientes iniciarem ou interromperem o uso de AINEs. A indometacina e piroxicam podem levar a um aumento significativo dos níveis plasmáticos do lítio. Em alguns casos a toxicidade do lítio pode estar relacionada a este tipo de interação.
Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão: Todas essas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina. É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias.
O uso crônico do lítio em pacientes com TAB associa-se ao aumento do volume da substância cinzenta cerebral e melhora da viabilidade tecidual. Associa-se também a uma menor prevalência de demência, em comparação com pacientes com TAB tratados com outros estabilizadores do humor.
Qual medicamento pode substituir o carbonato de lítio?
Dentro da classe dos estabilizadores de humor podem ser prescritos o Ácido Valpróico, o Divalproato de Sódio, a Lamotrigina. Ainda existem os antipsicóticos atípicos como opção.
O litio deve ser monitorado e se manter numa faixa ideal de concentração no sangue (0.6-1.2). Caso haja níveis elavados para tolerancia do organismo, ha possibilidade de tremores, desequilíbrio, sedação, nauseas, diarreia, espasmos musculares, torpor e ate como em casos extremos.
A descontinuação deve ser avaliada pelo medico do paciente sempre. Os riscos são relativos, mas toda medicação dessa importância deve ser feito um acompanhamento de descontinuação, a fim de evitar que a doença retorne de forma indesejada. Procure sempre seguir uma orientação médica e de sua confiança.
O lítio, elemento indispensável para a produção de baterias, está avançando em direção a novos preços recordes. Basta lembrar que no início de 2021 era de cerca de 5 euros por kg (depois de um pico relativo de 12 euros por kg em 2018) enquanto agora subiu para cerca de 30 euros por kg.