Cobrir a queimadura com um curativo úmido e estéril embebido em água ou soro fisiológico em temperatura ambiente. O curativo deve ser mantido fresco e úmido para fornecer alívio contínuo da dor.
Use água fria (à temperatura ambiente) a correr, ou aplique no local compressas frias humedecidas com água ou soro fisiológico; Faça esta operação durante uns 10 minutos ou até a dor aliviar; Se a zona queimada estiver suja, limpe-a com cuidado ao mesmo tempo.
Lavar a região queimada com água por mais de 10 minutos para limpar a região e diminuir a dor; Evitar romper as bolhas que tenham se formado, mas, se necessário, utilizar uma agulha esterilizada; Aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1%;
Inicie o controle da temperatura da lesão com soro fisiológico abundante ou água em temperatura, por no mínimo 10 minutos. Não use água muito fria, gelada, muito menos gelo! Cubra toda a região afetada com gaze ou panos limpos umedecidos em soro fisiológico e aguarde o atendimento médico, que precisa ser emergencial.
Pode colocar gaze na queimadura? Sim, o uso de gaze é recomendado para fazer curativo em queimaduras de primeiro e segundo grau, tomando cuidado para que o local da ferida esteja limpo antes de aplicar a bandagem. Conforme mencionado, a gaze deve ser umedecida para facilitar a remoção, na hora de trocar o curativo.
Após a lavagem, o ideal é aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1% e enfaixar o local delicadamente com ataduras. Vale ressaltar que para as queimaduras de segundo grau com mais de um palmo, indica-se visitar um médico para que o curativo seja feito corretamente.
Normalmente, ferimentos por queimadura exigem desbridamento e/ou curativos. Utilizam-se debridamento (remoção de tecido não viável) e curativos para diminuir o risco de infecção e proporcionar bem-estar em queimaduras menores.
Anti-inflamatórios não esteroides (AINE) podem também reduzir os efeitos adversos dos opioides de forma significativa 28. Os mais apropriados para pacientes com queimadura são o paracetamol, a dipirona e os inibidores seletivos da cicloxigenase-2.
As pomadas para queimadura, como dexpantenol ou desoximetasona, podem ser utilizadas para o tratamento de queimaduras de 1º grau, com sintomas como vermelhidão, inchaço, dor ou desconforto na pele, pois ajudam a aliviar a dor e a inflamação, promovem a cicatrização da pele ou previnem o surgimento de infecções.
Se a queimadura for extensa, profunda, apresentar sinais de infecção, como pus ou odor desagradável, ou causar muita dor e desconforto, busque atendimento médico imediatamente.
Com a reação inflamatória aguda típica das queimaduras, o paciente tem uma perda de sensibilidade. Se colocar gelo ou água gelada, pode aprofundar a queimadura sem perceber, pois o gelo também queima a pele quando fica em contato com o corpo durante muito tempo", afirma Adorno.
As infecções podem complicar as feridas de queimaduras. Por vezes, a infecção pode disseminar-se pela corrente sanguínea e causar doença grave ou até mesmo morte. As queimaduras profundas de espessura total produzem superfícies espessas com crostas (cicatrizes).
Infelizmente, deixar o ferimento “respirar” não acelera a cicatrização. Pelo contrário, pode levar mais tempo para ele sarar, além de o local ficar mais dolorido. Só em algumas circunstâncias pode-se deixar a lesão descoberta: quando a raladura é muito leve e quando não há sangramento.
Com frequência, as queimaduras superficiais da pele também provocam comichão devido à libertação de histamina. Para além do sol, a água quente a escaldar é uma causa comum de queimaduras de 1º grau. Este tipo de queimadura leva 7-10 dias a cicatrizar e não deixa cicatrizes.
Já uma ferida infeccionada geralmente apresenta sintomas mais graves, como pus, febre, mal-estar geral e vermelhidão que se espalha para além da área da ferida. Se houver suspeita de infecção, é importante buscar atendimento médico imediatamente para não agravar o problema.
Como tratar queimadura de segundo grau infeccionada?
Na maior parte dos casos a queimadura de 2º grau pode ser tratada em casa com aplicação de água fria e pomadas para queimadura, no entanto, se causa dor muito intensa ou se tiver tamanho superior a 1 palmo é recomendado ir imediatamente ao pronto-socorro.
Sim, Nebacetin pode ser aplicado em queimaduras de primeiro e segundo grau, conforme orientação médica, pois se trata de uma pomada com ação antibiótica, indicada para lesões que atingem a pele e as mucosas do corpo.
O que passar em queimadura depois que a bolha estoura?
Após o rompimento das bolhas, o local, então, é limpo com água corrente e clorexitina. O curativo é feito geralmente com sulfadiazina de prata ou nitrato de cério.
Geralmente, as queimaduras de 1º grau melhoram de 3 a 6 dias, nesses dias elas costumam descamar, e se cuidar da forma correta, ela também não deixa cicatriz e nem sequelas. Portanto, os sintomas desse tipo de queimadura são intensa dor e vermelhidão no local. Porém, se tocar na pele, aparecerá uma certa palidez.
em caso de dor ou desconforto importante, pode-se fazer uso de anti-inflamatórios (por exemplo: ibuprofeno 400 a 800 mg, a cada 6 a 8 horas, em pacientes com mais de 12 anos e 4 a 10 mg/kg, a cada 6 a 8 horas, em menores de 12 anos).
As queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais.
A sulfadiazina de prata, desde a sua descoberta, em 1968, tem grande importância no tratamento de queimaduras superficiais e profundas, atuando na prevençao e no controle do crescimento microbiano de bactérias gram-positivas (Staphylococus aureus) e gramnegativas (Escherichia coli, Enterobacter, Klebsiella sp e ...
Quais são os sinais de uma infecção em uma queimadura?
Infecção da área queimada: São considerados sinais e sintomas de infecção em queimadura: • Mudança da coloração da lesão. Edema de bordas das feridas ou do segmento cor- póreo afetado. Aprofundamento das lesões. Mudança do odor (cheiro fétido).
São queimaduras superficiais e que têm como característica a vermelhidão da região, inchaço e dor (que pode variar de leve a moderada). Não há formação de bolhas e a pele não se desprende. Após a cicatrização, a pele pode ficar um pouco escura, mas volta ao tom normal com o tempo.
Um estudo comparando um curativo para feridas composto de alginato de prata e poliuretano com 1% de sulfadiazina de prata demonstrou que o curativo avançado tem melhores resultados, entre eles menor troca e menor tempo de cura (7 a 10 dias), e a sulfadiazina (14 a 18 dias)20.