Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência. Fazendo a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling, teremos o seguinte: 1s22s2 2p63s2 3p5.
O Cl tem número atômico (Z) = 17 e Massa Atômica (A) = 35, está localizado na grupo 17 ou família 7A e no 3o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N7. Palavras-chave: cloro, símbolos químicos, tabela periódica.
A sua configuração eletrônica, razão desta sua classificação, é 1s22s22p63s23p5, o que mostra que o átomo de cloro possui sete elétrons em sua camada de valência (última camada, camada M no caso do cloro).
Para realizar a distribuição eletrônica de um elemento, através do Diagrama de Linus Pauling, o primeiro passo é identificar o número atômico na tabela periódica. Em seguida, percorrer as diagonais de acordo o modelo acima. Por fim, preencher os subníveis com a quantidade máxima de elétrons por camadas e subníveis.
Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência. Fazendo a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling, teremos o seguinte: 1s22s2 2p63s2 3p5.
A distribuição eletrônica ou configuração eletrônica é a forma como os elétrons ocupam os níveis e os subníveis que compõem a eletrosfera, região ao redor do núcleo atômico. O conceito de eletrosfera organizada em níveis e subníveis com diferentes energias é advindo do modelo atômico de Rutherford-Bohr.
Para fazermos a distribuição eletrônica de um átomo devemos distribuir a sua quantidade total de elétrons em seus subníveis de energia, respeitando o diagrama de Linus Pauling, preenchendo os subníveis de menor energia primeiro e conforme os for completando em suas quantidades máximas seguir para os subníveis seguintes ...
Cℓ-: 17 prótons e 18 elétrons: 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6 → vai até a terceira camada (M); Na+: 11 prótons e 10 elétrons: 1s2, 2s2, 2p6 → vai até a segunda camada (L). O 17Cℓ- tem maior número de camadas, sendo, portanto, o que possui maior raio atômico.
Quase todo o cloro do mundo é produzido pela eletrólise aquosa do cloreto de sódio. Os compostos de sódio são essenciais para a produção de diversos compostos, como polímeros, resinas, medicamentos, tintas, solventes, entre outras substâncias essenciais para nosso cotidiano.
Assim, é possível perceber que o cloro tem a tendência de formar um ânion de carga -1, assim adquirindo a configuração eletrônica do gás nobre mais próximo de si na Tabela Periódica, o argônio (Ar, Z = 18).
O cloro ( grego chlorós, esverdeado ) é um elemento químico , símbolo Cl de número atômico 17 ( 17 prótons e 17 elétrons ) com massa atómica 35,5 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso.
O gás cloro (Cl2) possui coloração amarelo-esverdeada e odor característico. É um gás sufocante que causa irritação ao trato respiratório e tecido ocular. O cloro é bastante eletronegativo e possui forte tendência em formar compostos químicos com outros elementos.
A distribuição eletrônica do átomo de ferro (Fe), no estado fundamental, segundo o diagrama de Linus Pauling, em ordem energética, é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6. Sobre esse átomo, considere as seguintes afirmações: I. O número atômico do ferro (Fe) é 26.
Qual é o elemento químico que tem a seguinte distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2?
Observe que a distribuição eletrônica do magnésio em subníveis de energia é dada por: 1s2 2s2 2p6 3s2. Já a distribuição eletrônica por camadas foi: 2 – 8 – 2, ou seja, o átomo desse elemento possui 2 elétrons na camada K, 8 elétrons na camada L e 2 dois elétrons na camada M.
Qual elemento apresenta a seguinte distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 enfatizando qual a camada de valência é quantos elétrons podem ser encontrados nela?
A distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 pertence ao elemento Magnésio, com a camada de valência sendo a camada 3 e dois elétrons na camada de valência. Portanto, a alternativa correta é a B) Magnésio, camada de valência = 2 e dois elétrons na camada de valência.
O Cl tem número atômico (Z) = 17 e Massa Atômica (A) = 35, está localizado no grupo 17 ou família 7A e no 3º período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N7. Palavras-chave: Cloro. Símbolos químicos. Tabela periódica.
O átomo apresenta 7 camadas eletrônicas: K, L, M, N, O, P e Q. A camada de valência é a camada ou nível eletrônico mais externo do átomo. Cada camada eletrônica apresenta um número máximo de elétrons que consegue comportar.
Sendo assim, ao obedecer à ordem de preenchimento dos níveis e subníveis indicada pelo diagrama, o átomo de ferro (Fe), que possui 26 elétrons, terá a distribuição eletrônica da seguinte forma: 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d6.