Para fazer a farinha, comece lavando bem as cascas dos ovos e deixe-as secar completamente. Em seguida, coloque-as em um processador de alimentos ou liquidificador e triture até obter um pó fino. Se você não tiver esses eletrodomésticos, pode também amassá-las manualmente, em um pilão ou com um rolo de massa.
Como fazer farinha da casca do ovo para as plantas?
Para isso, separe a quantidade de casca de ovo conforme a quantidade de adubo que você precisa. Em seguida, quebre em pedaços não pequenos e os deixe de molho por duas horas. Depois, seque bem com o papel toalha e triture com a ajuda de um liquidificador. Agora é só colocar na planta.
O fertilizante natural com casca de ovo pode ser utilizada em qualquer planta. Para fazer é bem fácil. Basta secar as cascas ao ar livre ou no forno em temperatura baixa e triturar no liquidificador. Quanto mais fino o pó, melhor é a absorção dos nutrientes pelas plantas.
Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente. Já naquelas que pedem o oposto, ou seja, o solo alcalino, como pimentão, tomate, brincos-de-princesa e Azevinho, usamos até três colheres.
como fazer farinha de casca de ovo - adubo caseiro e natural
Qual planta não gosta de casca de ovo?
Em quais plantas não devemos usar casca de ovo? Nem todos os vegetais se dão tão bem com cascas de ovos, como é o caso do mirtilo e das azaleias, que preferem solos mais ácidos. Nestes casos, a adição da casca de ovo seria prejudicial, já que atuaria diminuindo esta acidez.
A borra que sobra do café coado no dia-a-dia ou a casca de ovo, por exemplo, são excelentes ingredientes para a produção de um adubo potente, feito através do processo de compostagem.
Como fazer farinha de casca de ovo e para que serve?
A farinha de casca de ovo nada mais é do que as cascas de ovos higienizadas e trituradas até formarem um pó. Essa parte do alimento é ótima fonte de cálcio, sendo 95% de carbonato de cálcio — substância usada como antiácido para aliviar dores de estômago, azia e indigestão.
Lave bem a casca com uma bucha para retirar terra e outras sujidades. Depois higienize com uma solução de água com bicarbonato de sódio, deixe por 20 minutos. A quantidade é uma colher de sopa de bicarbonato para um litro de água. Despreze essa água, enxágue e agora deixe em solução com cloro.
O pó da casca de ovo é uma fonte de cálcio viável e pode contribuir na prevenção de deficiência de cálcio, em especial na redução do risco de osteoporose, em indivíduos de diferentes grupos etários e extratos sociais.
A compostagem de restos de alimentos (frutas, verduras e legumes frescos e não ácidos) é a mais simples e base da produção de qualquer adubo. Basta o uso de três caixas empilháveis (duas de compostagem e uma na base, para recolher o fertilizante) e um pouco de húmus de minhoca.
Como usar borra de café e casca de ovo nas plantas?
A princípio, o adubo é feito com uma proporção de 100 gramas de borra de café (cerca de quatro colheres de sopa) com 2 litro de água e 2 colheres de sopa de casca de ovo seca e moída. Coloque todos os ingredientes numa garrafa e agite, mantenha a mistura a macerar por 24 horas.
Você vai misturar 3 medidas de vinagre. com uma medida igual da casca do ovo triturado. Coloque a casca do ovo dentro de um recipiente, adicione as três medidas de vinagre, o contato do ácido acético do vinagre. com a casca do ovo. ocorre essa reação, o aço acético. em contato com a casca do ovo vai extrair o cálcio.
Segundo ele, a casca de ovo pode ser utilizada para adubar basicamente todas as plantas, desde que seja administrada com doses específicas enriquecidas com outros ingredientes. Como por exemplo, carvão natural, torta de mamona e compostos orgânicos.
É assim: lave as cascas e coloque no liquidificador com um pouquinho de água. Triture bem, batendo por uns 4 minutos. Esse movimento de triturar, com a abrasividade da casca, vai limpar superbem, tirar todo resíduo e ainda afiar a lâmina do liquidificador.
As cascas de ovo são ricas em potássio e cálcio, nutrientes que melhoram a resistência e o desenvolvimento das plantas. O preparo do fertilizante com esse resíduo é bem simples: Deixe as cascas secarem ao ar livre durante três dias. Triture-as bem no liquidificador ou usando um amassador, até virar uma “farofa”.
Para fazer a farinha, comece lavando bem as cascas dos ovos e deixe-as secar completamente. Em seguida, coloque-as em um processador de alimentos ou liquidificador e triture até obter um pó fino. Se você não tiver esses eletrodomésticos, pode também amassá-las manualmente, em um pilão ou com um rolo de massa.
5 - Guarde a farinha de casca de ovo num recipiente limpo e bem seco. Se bem preservada em local seco e fresco, pode durar até 2 meses. Esteja atento a bolor, caso note algum indício, deite fora de imediato.
A conversão é viabilizada a partir da realização de um tratamento térmico, chamado calcinação, onde a casca de ovo é submetida a uma temperatura de 850ºC durante uma hora e meia. Durante a calcinação uma reação química ocorre e gás carbônico é liberado, gerando assim, o óxido de cálcio.
Para usar as cascas de ovo como fertilizante você vai precisar lavar as cascas e colocar pra secar bem num local ventilado e sombreado. Depois de secas, elas devem ser trituradas até virar pó. Recomendo que use um processador ou liquidificador. Armazene em recipiente limpo e seco.
Uma forma de consumir esse mineral é através da farinha da casca de ovo, que pode ser feita em casa. A farinha pode ser adicionada a caldos, ao feijão, vitaminas, sucos, sopas, bolos e pães. Use as cascas de ovo para fazer a farinha e deixe os pratos mais nutritivos!
A casca de ovo é rica em cálcio tanto quanto sua gema e clara. Por causa disso, vale a pena usá-la como suplemento alimentar se estiver precisando de um reforço neste mineral. A dica é fazer farinha de casca de ovo, lavando na água, assando e depois triturando até virar um pó.
Basta espalhar cascas de ovo grosseiramente esfareladas ao redor das plantas, e suas bordas afiadas criarão uma superfície irregular e desconfortável para os pés sensíveis desses animais, impedindo o avanço dessas pragas.
Você pode colocar na composteira os restos de frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros), cascas de ovo, saquinhos de chá, gravetos e até guardanapos usados. O processo é simples e higiênico.