NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).
A insulina NPH pode ser usada em dose única diária em todos os pacientes utilizando doses até 40 UI/dia. Pacientes que necessitam de doses maiores que 40UI/dia deverão ter a dose fracionada para se evitar a hipoglicemia.
O cálculo consiste em dividir 1700 (ou 1500) pela dose total média das insulinas utilizadas em 24 horas (basal + ultrarrápida ou basal + rápida). O valor obtido corresponde ao FS. ultrapassa a meta estabelecida. O BC leva em consideração o Fator de Sensibilidade (FS).
Foi prescrito 20ui de insulina NPH o frasco e de 100ui ml porém só há seringa de 3 ml no setor quanto deve ser aspirado na seringa para obedecer à prescrição?
Exemplo: Prescrição Médica 20 UI de insulina NPH rotulado 100 UI/ml e seringa de insulina graduada 100 UI/ml. Resposta: Deve-se aspirar na seringa de insulina até a demarcação de 20 UI.
NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).
Como saber a quantidade de insulina a ser aplicada?
O exame de insulina é feito a partir de uma coleta de sangue. Na maioria das vezes, o médico solicita a dosagem desse hormônio em jejum, com coleta simultânea de glicemia.
Quantas unidades de insulina para baixar glicemia?
Uma única dose de insulina basal ao deitar é considerada a estratégia preferencial para início de insulinoterapia no DM2 em uso de antidiabéticos orais. A dose inicial recomendada é de 10 unidades ou 0,1 a 0,2 unidades/kg/dia de NPH ou análogos (glargina, detemir, degludeca).
O frasco padrão de Insulina NPH e Regular Humana aplicável com Seringa possui 10 mL, sendo 100 UI/mL (verificar sempre!), portanto, contêm 10mL x 100 UI/mL= 1000 UI (total do frasco).
Em caso de combinação de insulina NPH com insulina Regular, aspirar antes a insulina de ação curta (regular) para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH) (2). A mistura de NPH com Regular pode ser realizada e utilizada imediatamente ou armazenada para uso até 30dias.
Para a insulina NPH o ajuste pode ser feito aumentando 2U a cada 3 dias até que a média da glicemia de jejum esteja dentro da meta. a melhora esperada. Os hipoglicemiantes orais secretagogos devem ser suspensos. Pode-se manter metformina, pioglitazona e os agonistas GLP-1.
Como fazer a regra de 3 de cálculos de medicamento?
A regra de três é uma técnica matemática essencial nos cálculos de enfermagem, especialmente para ajustar dosagens de medicamentos. Por exemplo, se um medicamento é prescrito em 2 mg/kg e o paciente pesa 50 kg, utilizamos a regra de três simples: 2 mg x 50 kg = 100 mg do medicamento.
Por exemplo: se na descrição da bula do medicamento estiver indicando que a prescrição deve ser 100mg/Kg/dia quer dizer que em um dia deve ser administrado, no máximo, 100 mg do medicamento para cada quilo do paciente. Dessa forma, se o paciente for um adulto de 50 Kg, ele deve receber 5.000 mg do medicamento.
Foi prescrito Decadron 6 mg ev temos disponível na unidade Decadron 4mg ml em frasco de 2 5 ml quantos ml devo administrar para que se cumpra a prescrição?
Para cumprir a prescrição de 6 mg, deve-se administrar 1,5 ml do medicamento - Alternativa A.
O cálculo para dispensação do número de canetas deverá sempre ser arredondado para cima. Por exemplo, se o paciente utilizar de 180 a 300 UI/mês deverá ser dispensada ao paciente 1 caneta (180 UI/300 UI = 0,6 caneta = 1 caneta).
A unidade internacional (UI) de insulina equivale a 0,01mL. Isso significa que em uma seringa de 0,3mL cabem 30 unidades, em uma seringa de 1mL cabem 100 unidades. Sempre verifique a informação na embalagem e siga a orientação do médico ao adquirir e utilizar seringas e agulhas para aplicação de insulina.
Dobre a pele entre dois dedos, aplique a agulha na dobra da pele e injete a insulina sob a pele (subcutaneamente). Após a injeção, a agulha deve permanecer sob a pele por pelo menos 6 segundos. Mantenha o êmbolo totalmente pressionado até retirar totalmente a agulha da pele.
NPH –a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).
Mas sabe que medida é essa? Olha só, a insulina é calculada em unidades, identificadas pela letra U. Cada 100U equivale a 1 mililitro. Se o médico receitou 0,5ml, significa que você deve injetar 50 unidades.
✅O cálculo é simples: 1 unidade internacional é igual a 0,01 mL. Sendo assim, a seringa de 100 UI tem 1 mL, a seringa de 50 UI tem 0,5 mL e a seringa de 30 UI tem 0,3 mL.