Basta solicitar atendimento do Cartão Cidadão, no telefone 0800-7260207. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. Há algumas opções de aplicativos em que o trabalhador pode consultar o número PIS.
Atualmente, o método mais comum para obter o número do PIS pela primeira vez é através da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). É importante destacar que a emissão das carteiras de trabalho é realizada digitalmente atualmente, embora a versão física ainda seja reconhecida.
Como obter o número do PIS para quem nunca trabalhou?
Quem nunca teve carteira assinada precisará fazer esse cadastro, e nesse caso, a empresa deve inscrever o novo colaborador no programa. A responsabilidade pelo PIS é da Caixa Econômica Federal, e o cadastro deve ser feito pelos meios disponibilizados pela instituição.
Como sacar o PIS 2024? É possível sacar o PIS 2024 online pelo aplicativo da Caixa Tem ou da Poupança Social Digital da Caixa, ou presencialmente em agências da Caixa, ou lotéricas usando um documento de identificação. Também é possível sacar nos caixas de autoatendimento usando o Cartão Cidadão.
PRIMEIRO EMPREGO QUEM CADASTRA O PIS E PASEP? ENTENDA MELHOR NESSE VÍDEO
Como fazer o cadastro do meu PIS?
Desde 2019, qualquer pessoa que tenha um CPF pode baixar o aplicativo "Carteira de Trabalho Digital" na loja de aplicativos do seu celular e habilitar o PIS na carteira de trabalho digital. Só é preciso autenticar a conta no site do governo federal.
Onde encontrar o número do PIS de forma simples? A forma mais simples de ter acesso ao número do PIS é consultar a carteira de trabalho física — onde o documento estará anotado —, no extrato de seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e no Cartão Cidadão.
1. Como consultar o PIS/Pasep 2024? A consulta para saber se tem direito ao abono e os valores a receber no novo calendário foi aberta no dia 5 de fevereiro, no aplicativo da Carteira Digital ou no portal Gov.br. Os trabalhadores também podem consultar se têm valores a receber de anos anteriores.
Então, é a partir do NIS que é pago o FGTS, abono salarial e a aposentadoria. Se você tem uma carteira de trabalho, o seu NIS já existe. E, se você quer tirar o NIS pela primeira vez, basta emitir a sua carteira de trabalho.
Para fazer a solicitação por telefone, basta ligar para a central Alô Trabalho, no 158. Por fim, o saque do abono PIS/PASEP também pode ser pedido pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Esse aplicativo pode ser acessado gratuitamente pelo computador ou celular.
As informações sobre o PIS são prestadas pela Previdência Social pelo telefone 135. Ao ligar para esse número, você vai inserir o seu CPF, selecionar “outros assuntos” (opção 3) ou discar 0 para falar com um atendente. Depois de confirmar os seus dados, você receberá o seu número de PIS.
Integrado à conta Gov.br, o aplicativo Meu INSS oferece a consulta do PIS na seção “meu cadastro”, onde constam os dados pessoais do usuário. Pelo número 0800 726 0207, o serviço Caixa Cidadão fornece informações sobre o PIS e outros benefícios. O atendimento humano está disponível em horários específicos.
Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base; Constar na RAIS - Relação Anual de Informações Sociais/e-Social - pertinente ao ano-base.
Para fazer o PIS pela primeira vez na internet, basta verificar o número criado pelo empregador na Carteira de Trabalho Digital. A Carteira de Trabalho Digital é o documento que substitui a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física, que registra a vida profissional do trabalhador.
Estar inscrito no PIS/PASEP por, pelo menos, cinco anos; Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano-base; Ter recebido remuneração máxima de dois salários mínimos no ano-base; O empregador deve ter informado seus dados corretamente à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou eSocial.
Obter o PIS é possível ao emitir a Carteira de Trabalho ou o Cartão Cidadão. No caso do primeiro emprego, caso ainda a pessoa não possua o PIS, é dever do empregador realizar a inscrição. Também é possível fazer a solicitação em uma agência da Caixa Econômica Federal, apresentando um documento com foto.
Nos casos em que os empregados não tiverem PIS e o registrador de ponto eletrônico fizer validação, coloque “8” na primeira posição e os dez primeiros dígitos do CPF nas posições seguintes. Na última posição, coloque o dígito verificador do PIS considerando os dez primeiros dígitos do CPF.
Como fazer o número do PIS do funcionário do primeiro emprego?
Basta solicitar atendimento do Cartão Cidadão, no telefone 0800-7260207. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. Há algumas opções de aplicativos em que o trabalhador pode consultar o número PIS.
Trabalhador pode consultar canais digitais ou se informar pelo telefone 158. Publicado em 3 de setembro de 2024 às 06h00. Última atualização em 3 de setembro de 2024 às 18h32. O calendário do abono salarial do PIS e do Pasep 2024 foi liberado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.