Segundo especialistas, a maneira mais indicada para estancar um sangramento é limpando o corte com água corrente e sabão neutro e fazendo compressão no local com uma gaze ou pano limpo de cinco a dez minutos.
Pressione uma gaze ou pano limpo sobre o corte. Se ele não for tão profundo, o sangramento deve parar em alguns minutos. Em seguida lave a ferida com água e sabão; 3.
Para controlar a hemorragia aplique pressão direta sobre a zona que sangra. Coloque compressas ou pano limpo sobre a zona que sangra e pressione durante vários minutos até que deixe de sangrar. Nos casos em que seja possível, mantenha as compressas ou o pano reforçados por uma faixa ou um lenço.
O que fazer quando corta o dedo e não para de sangrar?
Quando existe um sangramento considerável, se pode fazer um curativo compressivo. A pressão externa fará com que a ponta do dedo pare de sangrar. Também não se deve clampear com pinça o local do sangramento. O esmagamento direto do vaso sanguíneo tornará impossível sua reconstrução na cirurgia.
O açúcar ajuda a estancar o sangramento? Muitas pessoas acreditam que sim, mas isso é um mito. A melhor maneira de parar o sangramento é comprimir a região, já que a pressão faz o sangue circular menos.
CORTE NA PELE: COMO TRATAR? GRAVIDADE E PONTOS DE ATENÇÃO
Quanto tempo leva para um corte parar de sangrar?
Caso o corte continue sangrando, a recomendação é repetir a compressão pelo mesmo período, pois a medida funcionará em casos de ferimentos simples. No entanto, se o corte for mais profundo, a pessoa precisa ir até uma unidade de pronto atendimento para ser avaliada por um médico o mais rápido possível.
As hemorragias (perdas de sangue) resultantes de cortes estancarão mais rapidamente quando é aplicada pressão direta sobre o corte. A dor e o inchaço de uma articulação podem ser atenuados através da aplicação de gelo, embrulhado numa toalha, sobre a zona afetada.
O que fazer para estancar o sangue de um corte profundo?
Use um pano limpo e seco para pressionar a ferida, a fim de diminuir a perda de sangue. Dentro de alguns instantes o sangramento pode parar, e aqui você deverá higienizar a ferida com água corrente e sabão neutro. Use também uma gaze para remover possíveis resíduos e partículas que se mantiveram dentro da ferida.
“Quando existe sal na circulação, o organismo começa a reter água, aumentando o volume de sangue”, explica o fisiologista Miguel Nassif, da Universidade de São Paulo.
Pode ser irritante: o sal marinho não esteriliza nem ajuda a curar uma ferida - pelo contrário! Pode retardar o processo de cura: a água do mar pode aprofundar a ferida. Pode infetar a ferida: pense em todas as bactérias que vivem na água do mar...
Como saber se o corte foi superficial ou profundo? Para saber se o corte foi superficial ou profundo, avalie a causa do ferimento para saber se é capaz de penetrar a pele ou não. Além disso, feridas mais leves e rasas não provocam uma hemorragia profusa.
Uma opção moderna e menos invasiva do que os tradicionais pontos é a sutura adesiva. A sutura adesiva é feita por meio de um material colante que permite o fechamento da maioria das feridas agudas, como as cirúrgicas e as laceradas, de maneira simples e prática.
Nesse caso, deve-se limpar a região com um pano embebido em água até encontrar o local do ferimento. Depois é só pressioná-lo com gaze ou com um pano limpo para estancar o fluxo de sangue. Se isso não acontecer em cinco ou dez minutos, no máximo, a pessoa deve ser encaminhada para socorro médico.
Aplique um antisséptico: para reduzir o risco de infecção, aplique um antisséptico adequado ao corte. Opções comuns incluem peróxido de hidrogênio (água oxigenada) ou soluções antissépticas à base de iodo. Use um cotonete ou uma gaze estéril para aplicar o antisséptico suavemente na área do corte.
As propriedades adstringentes do vinagre ajudam a desinfetar e a coagular pequenos cortes. Passe um pouco de vinagre branco no corte com a ajuda de uma bola de algodão, e espere o sangramento parar.
Quando o problema é muscular, o processo de cura pode demorar mais. Durante anos, acreditou-se que colocar gelo sobre o músculo lesionado ou com distensão ajudaria a reduzir o inchaço local. Entretanto, um estudo recente acaba de fazer um alerta: o gelo pode, na verdade, desacelerar o processo de cura.
Então, deve-se inserir compressa de pano frio ou bolsa de gelo no nariz, na testa e nuca da pessoa e, caso ainda não tenha cessado o sangramento, a vítima tem que ser encaminhada imediatamente ao médico.
O que fazer após um corte no dedo? Se cortou o dedo, a primeira coisa a fazer é colocá-lo sob água corrente e lavá-lo. Se observar que o corte é profundo, com exposição de gordura (“bolinhas amarelas”), osso ou tendão (estruturas brancas), deve-se procurar atendimento médico imediatamente.
Se o corte for profundo, controle a hemorragia imediatamente, pressionando com um pano limpo. Se houver qualquer objeto cravado no corte, não tente tirar, pois pode gerar um sangramento maior. Em todos os casos, procure sempre um atendimento médico o mais rápido possível.