O segredo é colocar um pedaço de pão sobre a carne moída, pois dessa forma ele irá absorver toda água e gordura em excesso na carne moída — aliás, você já viu aqui no blog do TudoGostoso como o pão pode ser um aliado até para salvar comidas salgadas!
Para secar água da carne moída, o segredo é seguir a dica da temperatura. Manter a panela bem quente evita que a carne solte muita água. Você também pode apostar no truque do pão: basta colocar um pedaço de pão por cima da carne moída, que ele fará o trabalho de absorver o excesso de água.
Aposte no leite. Este método é indicado para aqueles que desejam preparar uma refeição rapidamente. Após lavada, coloque a carne-seca em uma panela cheia de água e acrescente um copo de leite - pode ser frio ou em temperatura ambiente - e deixe marinar por cerca de 5 minutos.
Como tirar gordura da carne moída depois de pronta?
Escorra a carne moída com ajuda de uma peneira para remover todo o excesso de gordura. Se ainda assim a carne moída estiver gordurosa, você pode lavá-la em água corrente. Mas só depois de cozida, viu? Em seguida, volte com a carne para a panela, experimente e acerte os temperos.
Nenhuma carne crua deve ser lavada. Só os pescados, no momento em que você vai filetar a carne, ou lavar o peixe na hora que você pescou. Então vai limpar o peixe, tirar a barrigada, tirar as escamas, você pode usar água.
“Na verdade, o limão, quando usado no tempero, amacia a carne, mas se marinar por muito tempo, pode deixar a carne dura. Isso porque a acidez faz a carne perder água e desidratar”, diz.
“O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor. Além disso, o líquido irá dissolver o sal, fazendo o tempero se espalhar melhor, e também irá ajudar a 'pururucar' a pele do frango, deixando-a bem crocante.”
O que é melhor para temperar carne limão ou vinagre?
Conforme Garcez, o suco de limão, por conter ácido cítrico, se usado para temperar a carne e ficar em contato por tempo necessário, deixará a carne mais macia, por conseguir desfazer algumas ligações proteicas. O vinagre é composto de ácido acético, um pouco menos ácido que o cítrico.
Na hora de fritar o bife, ele solta muita água? O chef Felipe Bronze ensina um truque simples com papel-toalha para deixar o bife sequinho e com uma crostinha ao fritar. Para isso, você precisa apenas secar a peça de carne com papel-toalha, pressionar e retirar toda a umidade.
Tampe a panela e cozinhe a carne na própria água que ela vai soltar, mexendo a cada 3 minutos para mantê-la soltinha. Você pode usar uma colher de pau, garfo ou um amassador de batata para amassar a carne, fazendo ela ficar bem solta.
Deixe a carne na geladeira por 24 horas. Após esse tempo, retire a carne da geladeira e seque-a com papel toalha. Pendure a carne em um local fresco, bem ventilado, protegido de insetos e do sol direto. Dica: Deixe a carne secar por cerca de 5 a 7 dias.
Uma das dicas deste preparo é usar apenas a gema para dar liga à carne moída para garantir consistência e maciez na almôndega. Outra sugestão é manusear a massa de carne rapidamente para que as bolinhas também não endureçam.
Você deve saber do que a gente está falando: a carne moída pode ter um sabor, digamos, forte, que pode ser reduzido com a adição de caldo de limão durante o seu preparo.
Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira.
Para que serve a mistura de vinagre com bicarbonato?
Vinagre e bicarbonato de sódio são grandes aliados no preparo de alimentos, mas também são supereficientes quando o assunto é deixar a casa limpa. Eles neutralizam odores, tiram manchas, limpam rejuntes, removem gordura e muito mais.
Enquanto os especialistas, inclusive os do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos, que desaconselham veementemente a lavagem, alertando que a prática pode inadvertidamente espalhar patógenos em vez de removê-los, outros simplesmente a veem como um costume.
Diversos podem ser os motivos para que o seu corte fique duro. Pode ser porque ela foi cozida durante muito tempo, ou a temperatura usada foi muito alta. Também pode ser que a carne não tenha sido cozida corretamente, como não ter sido temperada adequadamente antes de ser colocada na panela.
Ao espremer limão no kibe cru, a carne passa pelo processo de desnaturação das proteínas, o que oferece o aspecto e textura parecida ao do cozimento. Isso acontece devido à acidez do limão! Apesar de parecer cozido, o limão não tem a capacidade de matar micro-organismos da carne.
Quando a carne está estragada, sua textura fica viscosa. Observe com atenção se estiver pegajosa, com uma consistência diferente, como se tivesse uma camada espessa em sua superfície. Isso é porque as bactérias já estão agindo no processo de decomposição e isso vale para todos os tipos de carne.
Especialistas afirmam que é fundamental que a carne moída crua permaneça congelada. Segundo a nutricionista e doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Neiva Souza, a recomendação de congelamento da carne é a seguinte: 0 a - 5°C: até 10 dias. - 6 a -10°C: até 20 dias.
Caso sinta que a carne ficou ressecada por causa do excesso de sal e todo o processo para dessalgá-la, é possível fatiá-la em pedacinhos menores e refogar em azeite por poucos minutos, devolvendo a umidade.