Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.
Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40. Assim, teremos 40 pessoas ausentes no evento.
Como calcular a porcentagem utilizando a proporcionalidade?
100% de um valor qualquer, por exemplo 200 reais, corresponde ao valor total, ou seja, 200 reais.
Então podemos afirmar que 50% de 200 reais equivalem a 100 reais, pois dividimos a porcentagem por 2 e devemos, também, dividir o valor em reais por 2.
Exemplo. Divida o número 120 em partes inversamente proporcionais aos números 4 e 6. Portanto, ao dividirmos o número 120 em partes inversamente proporcionais aos números 4 e 6, obtemos 72 e 48. A proporção é definida como a igualdade entre duas razões.
Se você precisa descobrir o valor de uma porcentagem em relação ao total, basta utilizar a seguinte fórmula: % = (parte ÷ todo) x 100. Por exemplo, para descobrir o equivalente em porcentagem de 40 em relação a 50: % = (40 ÷ 50) x 100.
Sejam os números a, b, c e d, com b ≠ 0 e d ≠ 0, a razão entre eles, nessa ordem, forma uma proporção, ou seja: Se a igualdade for verdadeira, isto é, se a · d = b · c, então os números a, b, c e d são proporcionais.
Para realizar o cálculo de salário proporcional é preciso que o salário integral do trabalhador seja dividido pela quantidade de dias do mês em questão, podendo ser 28, 29, 30 ou 31, com isso será possível determinar o valor de cada dia de trabalho do empregado.
Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando, ao se multiplicar o valor de uma delas por um número positivo, o valor da outra é multiplicado por esse mesmo número positivo.
Por exemplo, há uma proporção entre a razão de 6 e 3 e a razão de 8 e 4, uma vez que 6/3 = 2 = 8/4. Outra forma de representação é dada por: Proporção = A:B = C:D. E a leitura extensa dessa proporção é “A está para B, assim como C está para D”, o que demonstra a igualdade entre essas razões.
(Teorema Fundamental da Proporcionalidade I) As seguintes afirmações a respeito de y = f(x) são equivalentes: 1) y é diretamente proporcional a x; 2) para todo número real c > 0, tem-se f(c · x) = c · f(x); 3) existe um número k, chamado a "constante de proporcionalidade" entre x e y, tal que f(x) = k · x para todo x.
A proporção é uma comparação entre duas ou mais quantidades ou medidas que indica como essas grandezas se relacionam entre si. Duas grandezas podem ou não se relacionar de forma proporcional. Quando se relacionam de forma proporcional, essas grandezas podem ser diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.
A fórmula percentual, ou fórmula porcentual, é uma fórmula química que expressa a proporção da massa de cada elemento em relação a massa total da molécula. É calculada dividindo-se a massa atômica de determinado elemento em uma molécula pela massa total da molécula e multiplicando-se o valor obtido por 100.
Como saber o percentual de diferença entre dois valores?
O resultado é expresso em percentagem (com os valores absolutos, falar-se-ia apenas de uma diferença) e designado por taxa de variação ou, ainda, variação em percentagem. Esta é calculada do seguinte modo: [(valor no momento posterior ÷ valor no momento anterior) - 1] × 100.
A proporção está intimamente ligada com a razão. Para verificação de uma proporcionalidade, ou seja, se as grandezas são proporcionais ou não, devemos fazer uma igualdade de duas razões. Se essas razões forem iguais, os valores serão proporcionais.
Quando duas grandezas são proporcionais, basta aplicar essa propriedade fundamental sobre uma proporção para encontrar a medida que falta. Exemplo: digamos que um automóvel esteja a 50 km/h e, em determinado período de tempo, percorra 250 km. Quantos quilômetros percorreria se sua velocidade fosse 75 km/h? x = 375 km.
Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.
Uma proporção é dada pela igualdade entre duas razões e o processo de resolução consiste na seguinte situação: “o produto dos extremos é igual ao produto dos meios” ou utilizando a eventual multiplicação cruzada.
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando uma varia de acordo com a variação da outra, de maneira proporcional e direta. Uma grandeza é algo que pode ser medido. As grandezas não são os objetos que podem ser medidos, mas estão ligadas ao tipo de medida que pode ser obtida nesses objetos.
A razão entre 8 e 2 é 4, pois 82=4. A razão entre 2 e 8 é 0,25, pois 28=0,25. Em problemas relacionados a proporções, aplicamos uma propriedade para obter um dos números desconhecidos.
Quando duas grandezas são consideradas proporcionais, isso significa que quando uma varia uma taxa X, a outra variará na mesma taxa — ou proporção. Quando isso acontece de maneira diretamente proporcional, a grandeza B aumentará na mesma proporção que a grandeza A aumentar.