Gente, o geladinho, que também é conhecido como gelinho, dindin, sacolé, chupchup e até chopp, é um doce que vai dentro de um saco plástico e lembra a textura de um picolé.
CREMOSÍSSIMO E NÃO CRIA GELO! SEM EMULSIFICANTE E LIGA NEUTRA | GELADINHO GOURMET DE PUDIM!
Qual o verdadeiro nome do geladinho?
Qual o verdadeiro nome do geladinho? Sacolé, geladinho , gelinho, dindim, chope, chopp, ou chup-chup é uma espécie de picolé artesanal preparado dentro de pequenos sacos plásticos.
No nordeste, é comum também o dindim no Ceará e Piauí, na Bahia grande parte do estado chama de "geladinho", incluído Salvador, no Maranhão de "geladinho", na região metropolitana #sãoluis "suquinho". No interior de Pernambuco é chamado de "dudu", na capital também chamado de "geladinho".
Substantivo comum é uma palavra que dá nome a uma coisa genérica, comum, não específica. Por exemplo, a palavra “sorvete” é usada para a gente nomear um doce gelado de forma geral.
Chilled, but no ice. Mais tarde no dia, sentimos vontade de tomar suco de abacaxi geladinho. Later in the day, we found ourselves craving chilled pineapple juice.
Está no dicionário: o nome do geladinho é sacolé no Rio de Janeiro! A criatividade carioca – que inventou o nome “sacolé” – tem o apoio dos bons dicionários da Língua Portuguesa! É o caso do Houaiss.
O que a história do geladinho tem a ver com a Segunda Guerra Mundial? Pois bem! Acontece que durante a Segunda Guerra Mundial, os marinheiros norte-americanos consumiam alimentos processados que eram congelados em pequenos sacos plásticos. Quando terminou a guerra, alguém trouxe a ideia para o Brasil.
Sacolé, Geladinho, Chup-chup, Dudu, Dindin | Foto: Lapper. Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre o Sacolé ou Geladinho, Dudu, Dindin, Chup-chup…
Apolo, chup-chup, dindin, sacolé, juju, dudu, brasinha, gelinho ou geladinho. O nome pode variar por cidade ou região mas, para Sol, independente de como é chamado, esse produto é o que tem contribuído para o sustento da sua família.
Um dos doces mais queridos pelas crianças e super fácil de fazer também tem vários nomes. No Rio de Janeiro e em muitas cidades do Rio Grande do Sul, é chamado de "Sacolé" e em São Paulo "Chup-chup".