Após cada sessão de remoção de tatuagem, é natural que se depare com a pele avermelhada e, em alguns casos, podem surgir bolhas, crostas e/ou inchaço. Não se assuste! Esses efeitos são temporários e não duram mais do que duas semanas.
Após remover a minha tatuagem vou ficar com cicatrizes ou marcas. Mito. A grande preocupação de quem quer remover uma tatuagem é o receio de ficar com cicatrizes ou marcas após o tratamento a laser.
1 - COMO FICARÁ MINHA PELE APÓS O TRATAMENTO? Após o tratamento com laser, sua pele poderá apresentar uma descoloração branca e a área ao redor da tatuagem poderá ficar avermelhada e um pouco inchada. Isto é normal e desaparecerá lentamente com o passar de algumas horas.
Como fica a pele depois da despigmentação a laser?
Nos primeiros dias após o procedimento, é comum ocorrer algum inchaço e vermelhidão na área tratada. Isso geralmente desaparece dentro de alguns dias. Além disso, a pele pode ficar um pouco sensível ao toque. Portanto, é importante que você siga as instruções pós-tratamento que o profissional fornece.
O desejo de remover uma tatuagem antiga é cada vez mais comum, mas continua despertando dúvidas e medos entre os pacientes. Nas últimas décadas, o procedimento a laser evoluiu consideravelmente e hoje já é possível remover 100% da tatuagem sem deixar manchas ou cicatrizes.
De acordo com o dermatologista Abdo Salomão, doutor em Dermatologia pela USP e sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o procedimento é feito através da aplicação de um laser que varia de R$ 1.500 e R$ 1.800 por sessão.
Como fica a pele depois de remover a tatuagem a laser
Após a remoção da tatuagem a laser, a pele pode apresentar algumas reações temporárias, como vermelhidão, inchaço e sensibilidade. Essas reações são esperadas e tendem a desaparecer ao longo do tempo.
Quando expostos à luz do laser, alguns pigmentos utilizados em tatuagens podem gerar subprodutos cancerígenos. Alguns estudos pré-clínicos observaram um aumento no risco de tumores hepáticos e renais associado ao procedimento.
Vermelhidão intensa, dor persistente, bolhas, inchaço e áreas escuras ou esbranquiçadas na pele podem indicar uma queimadura. Se notar esses sintomas, procure orientação de um profissional de saúde imediatamente para evitar complicações.
As remoções mais fáceis são as das tatuagens pretas, mas também é possível realizar o procedimento com outras cores, com um laser direcionado a esses outros pigmentos — explica Nandara.
De posse dessas informações, o profissional irá definir o número inicial de sessões necessárias de laser para remover a tatuagem que, em média, são entre 6 e 8, com intervalo aproximado de 45 a 60 dias entre elas para cicatrização total da pele.
As cores mais fáceis são as mais escuras, como preta, verde e azul, pois respondem melhor ao laser e aos demais tratamentos, enquanto os pigmentos laranja, branco, amarelo, vermelho e as tintas fluorescentes são mais difíceis. O laser é o método mais seguro e eficaz para remoção de tatuagem.
O processo de remoção geralmente envolve o uso de laser, que fragmenta a tinta da tatuagem em partículas menores para que possam ser eliminadas pelo organismo do cliente. Como resultado, a pele pode ficar vermelha, inchada e até mesmo formar crostas temporariamente.
Neste período é indicado o uso de uma pomada cicatrizante (Cicaplast ou Bepantol) duas a três vezes ao dia. A pele adquire então um aspecto natural e observa-se um clareamento do pigmento após um período de 30 dias, e a região deve estar completamente íntegra para que seja realizada a próxima sessão.
Nos casos de despigmentação por queimadura, não é possível recuperar a cor da pele, formando uma cicatriz. Na pitiríase versicolor, as manchas costumam sumir uma vez tratada a micose. De modo geral, é preciso consultar um dermatologista para saber a causa da despigmentação na pele e descobrir o melhor tratamento.
A cor da pele também é um fator de risco para a remoção da tatuagem apresentar algum problema. Pessoas com a pele mais clara, tendem a ter maior facilidade na remoção. Quem optou por fazer um desenho sobre tecido de cicatriz, também pode ter maior dificuldade de realizar uma remoção de sucesso.
Quanto tempo demora para cicatrizar a despigmentação a laser?
Quanto tempo demora para cicatrizar uma despigmentação? O tempo de cicatrização é de 30 a 40 dias, depois desse período é necessária outras sessões até completa remoção.
É possível remover completamente a tatuagem com laser. O procedimento realiza a remoção de tatuagens, tanto coloridas quanto pretas, e mostrou-se apto a remover qualquer modelo, forma e tamanho. E pode ser utilizado em qualquer tipo de pele.
De acordo com pesquisas, é mais fácil remover uma tatuagem recente, pois os pigmentos da tinta aplicada no local estão com uma profundidade menor do que as antigas, o que facilita e melhora o desempenho da remoção da tatuagem.
O preço de cada sessão pode variar de 350 reais até 2,3 mil reais. De uma letra uúnica até uma tatuagem que pegue as costas inteiras, por exemplo. O valor não é só definido pelo tamanho da tatuagem, mas pelas cores e tipo de tatuagem tambem (desenhos traçados ou preenchidos).
Pomadas. Há alguns anos chegou ao mercado o Bisphosphonate Liposomal Tattoo Removal, uma pomada que prometia remover a tatuagem com a ampliação da ação dos macrófagos. O composto é liberado no organismo, fazendo com que os macrófagos sejam direcionados apenas para a tinta, sem danificar o tecido circunvizinho.
A maioria dos pacientes diz que o procedimento é semelhante a fazer uma tatuagem, embora alguns digam que dói menos… e alguns dizem que dói mais. A sensação comum é descrita como suportável, porém desconfortável e “semelhante a um elástico de escritório estalando contra a pele“.
A técnica é indicada para tatuagens menores e de coloração escura. Ocorre que apesar da eficácia, o procedimento pode deixar sim cicatrizes. Isso porque há um dano na pele, que fica ferida, avermelhada, com maior sensibilidade e suscetível a infecções, aumentando as chances de cicatrizes.