Alguns dos efeitos colaterais comuns do escitalopram incluem ansiedade, insônia, fadiga, dificuldade de concentração, perda de interesse em atividades, tristeza e, em alguns casos, sintomas depressivos.
Esc® (oxalato de escitalopram) age no cérebro, onde corrige as concentrações inadequadas de determinadas substâncias denominadas neurotransmissores, em especial a serotonina, que causam os sintomas na situação de doença. Pode demorar cerca de duas semanas até você começar a se sentir melhor.
Algum grau de nervosismo e inquietação são efeitos frequentes de medicações do grupo do escitalopram (os inibidores seletivos de recaptura de serotonina ou ISRS), porém irritabilidade forte não é esperado. É um efeito que pode, por vezes, acontecer em pessoas com tendência ao transtorno bipolar.
Há alguns casos em que a pessoa já sinta melhoras nos primeiros dias, porém habitualmente há necessidade de se esperar até duas a três semanas para se observar se houve ou não efeito significativo. O efeito completo pode demorar meses para ocorrer.
Ele age diretamente sobre o cérebro ao inibir a recaptação da serotonina. Assim, o fármaco induz um aumento da disponibilidade desse neurotransmissor para os neurônios. Com isso, ao longo do tempo, a terapia busca reduzir os impactos dos sintomas e aprimorar o estado de humor do paciente.
O tempo que demora para sentir os efeitos do oxalato de escitalopram depende do efeito que se deseja: 2 a 4 semanas: para o alívio dos sintomas causados pela depressão ou transtorno de ansiedade social; Aproximadamente 3 meses: para os sintomas de transtorno do pânico ou do transtorno de ansiedade generalizada.
Os comprimidos de oxalato de escitalopram são administrados por via oral, uma única vez ao dia. Os comprimidos de oxalato de escitalopram podem ser tomados em qualquer momento do dia, com ou sem alimentos. Preferencialmente tomar sempre no mesmo horário. Engolir os comprimidos com água, sem mastigá-los.
A meia-vida de eliminação é de 27 a 32 horas ou seja, a cada 27 a 32 horas a concentração cai pela metade, em seu organismo, quando se pára a administração. A droga é eliminada princpalmente pela urina, sobretudo na forma de metabólitos (subprodutos da transformação da droga, principalmente pelo fígado.
A retirada abrupta de antidepressivos pode desencadear a chamada Síndrome de Descontinuação Abrupta de Antidepressivo, que se caracteriza por tonturas, náuseas, sensação de cabeça leve, sensação de choques pelo corpo, e oscilações de humor.
Olá, o melhor horário para tomar o escitalopram é aquele que for mais confortável para você. Desde que você mantenha diariamente o mesmo horário (mantenha um intervalo de aproximadamente 24 horas entre uma tomada e outra), você poderá tomá-lo pela manhã, na hora do almoço, jantar ou ao deitar.
O Esc® (oxalato de escitalopram) é indicado para: • Tratamento e prevenção da recaída ou recorrência da depressão; • Tratamento do transtorno do pânico, com ou sem agorafobia; • Tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (TAG); • Tratamento do transtorno de ansiedade social (fobia social); • Tratamento do ...
O oxalato de escitalopram pode causar sonolência em algumas pessoas. Embora o efeito oposto também seja frequente, o sono é um efeito colateral considerado comum deste medicamento, especialmente nas primeiras semanas de tratamento.
A duração do tratamento é individual. Usualmente, o período mínimo do tratamento é de 6 meses. Pacientes que tem depressão recorrente se beneficiam de tratamento continuado, às vezes por vários anos, para a prevenção de novos episódios. Não interrompa o uso de Reconter® até que o seu médico lhe diga para fazê-lo.
A chave para sua ação está na maior disponibilidade de neurotransmissores como a serotonina, que tem sua concentração aumentada no cérebro. Nesse cenário, acontece a regulação do humor, elevando a energia e disposição e reduzindo sensações negativas como a tensão e irritabilidade.
O café é um estimulante e, dependendo da quantidade, pode se contrapor aos efeitos ansiolíticos do escitalopram. Porém, não se espera interação perigosa. Mas, remédios de modo geral devem ser tomados com água e não outros líquidos.
O Esc® (oxalato de escitalopram) é contraindicado em pacientes diagnosticados com prolongamento do intervalo QT ou síndrome congênita do QT longo. O Esc® (oxalato de escitalopram) é contraindicado em uso concomitante com medicamentos que causam prolongamento do intervalo QT (ver item 6. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS).
O desmame do escitalopram deve ser realizado com a supervisão do seu médico, pois a interrupção repentina de antidepressivos pode levar a sintomas de descontinuação e potencialmente aumentar o risco de recaída.
Não tomar Esc® (oxalato de escitalopram) se estiver em uso de medicamentos para tratamento de arritmia cardíaca ou que podem afetar o ritmo cardíaco (veja em O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?). ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO-DENTISTA.
É possível ter crise de ansiedade mesmo tomando remédio?
E normal ter recaídas no tratamento da ansiedade? Mesmo depois de alguns meses de tratamento, medicado e uma boa melhora? E normal? Sim, é normal ter recaída, podem ser ativadas por uma situação muito estressante ou repetição de padrões de comportamentos.
Nos primeiros dias ou semanas de tratamento, é comum que os pacientes experimentem efeitos colaterais antes de começarem a sentir os benefícios do medicamento. Alguns dos efeitos colaterais iniciais podem incluir angústia, tristeza, apatia, aumento da ansiedade e outros sintomas similares aos que você descreveu.
Olá, o uso de bebida alcóolica é contraindicado durante o tratamento, independente da dose e do quadro clínico. Há um prejuízo de mão dupla, principalmente pelas duas medicações ocuparem receptores de células do fígado.