A queda de cabelo é o sintoma mais comum da anemia. Isso ocorre porque os glóbulos vermelhos são responsáveis por transportar oxigênio para todo o corpo, incluindo os folículos capilares. Quando há falta de oxigênio, os folículos capilares podem ficar enfraquecidos e cair.
Sem ferro adequado, seu corpo não pode produzir glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para os folículos capilares para ajudar a promover o crescimento normal e saudável do cabelo. Níveis inadequados de ferro podem causar um tipo de queda temporária de cabelo, chamada eflúvio telógeno.
A falta de ferro, por exemplo, pode causar anemia, que é uma condição que reduz a quantidade de oxigênio que os folículos capilares recebem, o que pode levar à queda de cabelos.
Além da palidez, a pele também pode ficar mais fria. Em pessoas de pele mais escura, esta palidez da pele é mais difícil de ser notada. Para identificar uma anemia, é preciso olhar a cor da boca e da conjuntiva dos olhos, que se apresentam mais pálidas em casos de anemia.
A deficiência de ferro causa perda de cabelo? Sim, a deficiência de ferro causa queda de cabelo. Idealmente, o ferro é responsável pela geração de hemoglobina em nosso corpo. A falta de ferro pode diminuir drasticamente o nível de oxigênio e hemoglobina no sangue.
O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.
Isso encurta o tempo de vida dos glóbulos vermelhos e dificulta a circulação sanguínea. Sem o tratamento adequado acontecem complicações graves, como AVC (Acidente Vascular Cerebral), problemas nos ossos, rins, pulmões e coração.
Palpitações, cansaço, falta de ar, fadiga, palidez de pele e mucosas (parte interna do olho), dor no peito, dor de cabeça, irritabilidade, falta de concentração, tontura, unhas quebradiças e queda de cabelo são sinais e sintomas comuns da anemia, de acordo com a Dra.
A anemia traz os seguintes efeitos adversos: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal².
Ferro. O ferro é um forte aliado no auxílio à queda de cabelo porque ajuda na oxigenação dos folículos capilares contribuindo para a resistência dos fios, além de combater a anemia, doença que pode ocasionar a queda de cabelo.
Quanto tempo depois de tomar ferro o cabelo para de cair?
E uma vez que os cabelos entraram prematuramente na fase de queda, eles terão que atravessá-la para, em seguida, voltarem a crescer. Só após cerca de 3 a 6 meses da correção da causa, é que a queda irá começar a melhorar. Alguns exemplos: em torno de 3 a 6 meses após a normalização do estoque de ferro.
As pessoas com anemia podem se sentir mais cansadas do que o normal, pois o seu coração deve trabalhar mais para suprir o oxigênio ao seu corpo. A fadiga, a falta de ar, a pele pálida, a perda de peso, podem ser os sintomas da anemia, mas não são muito específicos.
A anemia de forma isolada já aumenta em 58% o risco de morrer no caso de homens idosos. Já para as mulheres a fraqueza muscular é, isoladamente, um fator de risco mais importante, aumentando em 68% o risco de morte.
Os sintomas da anemia costumam estar associados com a sensação de cansaço, tontura, palidez, entre outros. A condição ocorre quando a hemoglobina, um tipo de proteína presente no sangue, está abaixo do normal, impedindo que o oxigênio seja corretamente transportado aos órgãos do corpo.
A associação é verdadeira: além do cansaço e da palidez, a tontura também pode ser um sintoma de anemia. A tontura, neste caso, é resultado da diminuição da concentração de oxigênio no sangue e pode ser perigosa quando se manifesta de forma aguda, aumentando, inclusive, o risco de quedas e outros acidentes.
Além disso, deve-se evitar também a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chá preto, chá-verde, chá mate e chocolate, pois esses alimentos também diminuem a absorção de ferro.
Os principais sinais e sintomas são: cansaço generalizado, falta de apetite, palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito “paradas”).
Essa perda de sangue desencadeia a perda das mesmas substâncias importantes para produção dos glóbulos vermelhos. Sendo assim, pode causar anemia. Dessa maneira, os pacientes com anemia devem se atentar a sintomas diversos, como náuseas, dores abdominais, dor torácica, constipação e diarreia.
Basta posicionar o dedo no dispositivo para que diferentes comprimentos de onda emitidos pela pele sejam captados e interpretados por um aplicativo, na tela do celular. Dependendo da cor, é possível saber se a pessoa sofre de anemia simples, moderada ou severa.
Quando o número de glóbulos vermelhos ou o nível de hemoglobina estão baixos, o sangue não consegue transportar uma quantidade adequada de oxigênio. Um suprimento inadequado de oxigênio nos tecidos causa os sintomas da anemia.
No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.