O sexo oral pode deixar o céu da boca roxo, devido ao atrito constante do pênis nessa região que causa trauma e o surgimento de pequenas manchas vermelhas e roxas. O que fazer: as manchas roxas desaparecem naturalmente em poucos dias, não necessitando de nenhum tratamento específico.
Em caso de sexo oral com homens, também costuma haver uma mancha avermelhada ou arroxeada no fundo do céu da boca. Ela acontece por causa do atrito e também pela presença de bactérias. Também existe a possibilidade do uso de próteses estarem causando atrito e irritação no céu da boca.
O palato, que é o céu da boca, divide-se em duas partes. A parte anterior possui sulcos e é dura (palato duro). A parte posterior é relativamente mole e macia (palato mole).
Gostaria de saber se é normal a cor do palato (céu da boca) estiver meio "cor de pele" e não vermelho? Sim! A coloração do palato duro normalmente é um rosa pálido..
Quem tem o hábito de morder as bochechas também pode notar elas esbranquiçadas. Mas e quando é o céu da boca que está branco? Nesse caso, se o problema persistir, o ideal é procurar um dentista ou um médico.
O céu da boca amarelo é um sintoma que pode surgir em algumas condições, como anemia hemolítica, herpes oral, má higiene oral ou ainda pode ser causado por doenças hepáticas, como hepatite, cirrose ou insuficiência hepática.
O torus palatino é um acúmulo ósseo na superfície do palato ou, como é mais comumente conhecido, céu da boca. Esse acúmulo ósseo pode ser semelhante a um nódulo duro ou um “calo” ósseo. Via de regra, é considerado benigno e, em grande parte dos casos, não necessita de remoção.
O céu da boca roxo pode ser causado por alguns motivos, como, por exemplo, infecções e até mesmo fungos e queimaduras; pode também significar apenas uma pequena alteração, devido a algum atrito ou mesmo um aumento irregular na produção de vasos sanguíneos.
A afta no céu da boca também é uma ferida comum, além das que aparecem nas bochechas, por exemplo. As lesões podem ser causadas por problemas no sistema imunológico, que são desencadeadas por estresse ou alterações hormonais.
Sim, porque as manchas vermelhas no céu da boca são geralmente causadas por infecção por vírus, bactérias e fungos. A higiene bucal é importante aliada para evitar todas elas.
Estou com umas bolinhas no céu da boca o que pode ser?
O caroço no céu da boca pode ser sinal de torus palatino, aftas ou mucocele, sendo consideradas causas mais leves, ou ser sinal fibrose, papiloma escamosa, pênfigo vulgar ou câncer de boca, que são situações mais graves e que necessita de tratamento médico adequado.
Esses são sintomas clássicos da gonorreia bucal, já que a formação de úlcera na boca, feridas ou lesões, pode causar dor na região. A intensidade da dor varia de pessoa para pessoa, mas é inevitável que a boca e a garganta sejam bem afetadas.
Em dias muito secos e sem nuvens, o azul assume um tom mais escuro, na direção do violeta, e o tom vai depender da quantidade de luz espalhada, podendo ficar lilás ou roxo. A presença de poeira e cristais de gelo na atmosfera causa mais espalhamento e outras cores surgem.
Já a cianose labial acontece quando os lábios ficam levemente azulados em situações de frio extremo ou com o uso de roupas apertadas. Já a cianose mista acontece quando a oxigenação que ocorre nos pulmões é prejudicada e o coração também não consegue promover o transporte suficiente de sangue oxigenado.
Quando falamos em “cor do céu da boca” estamos nos referindo ao tom da mucosa oral do palato. Ou seja, da parte superior da boca. Se você já teve a curiosidade de verificar, deve ter percebido que ela tem uma tonalidade rosa claro.
Em uma boca saudável, as mucosas devem ser rosadas, nem muito claras nem muito escuras. Não deve haver sangramentos nem inchaços na gengiva. A língua deve estar limpa, sempre rosa, porém sem estar lisa demais ou marcada nas laterais, e não deve haver sinais de acúmulo de placa bacteriana ou tártaro.
Fibrose. A fibrose é uma condição caracterizada pelo crescimento excessivo do tecido gengival, o que por sua vez pode originar a formação de um caroço no céu da boca, mas que também pode surgir em outras regiões. Ela pode ser causada por fatores genéticos, pela má higienização ou pelo uso indevido de alguns remédios.
O torus palatino é um crescimento ósseo (exostose), que ocorre na linha média do palato duro. Ainda se discute se discute se sua origem é genética ou de fatores ambientais, como o estresse mastigatório1.
Em alguns casos, o céu da boca inflamado pode estar acompanhado de outros sintomas, como inchaço, dor, desconforto, sangramento, ou até bolhas no caso de queimaduras de 3º grau. Além disso, alimentos muito duros, como torradas, por exemplo, também podem provocar irritação no céu da boca e inflamação.
Estomatites e gengivites, infecções por bactéria, podem causar feridas no céu da boca. Além disso, elas podem ser um dos sintomas de infecção pelo vírus da herpes simples e pelo fungo Candida albicans.
O que pode causar manchas no céu da boca? Alguns casos de manchas no céu da boca são mais simples, como uma afta ou resíduos de alimentos, que saem com uma boa escovação. Porém, outros podem indicar doenças graves, como o melanoma maligno, um tipo de câncer.
O céu da boca roxo pode ser surgir devido a situações simples como sexo oral, queimadura, mucocele e uso de próteses mal ajustadas, ou também pode ser causado por condições mais sérias como câncer bucal ou trombocitopenia.