Como fiscalizar o síndico?
- Conferência periódica das contas e respectivos comprovantes de despesas;
- Análise e emissão de parecer sobre as contas;
- Autorização para o síndico realizar despesas não previstas em orçamento;
- Auxílio ao síndico nas demais atividades relacionadas ao condomínio.
Qual o órgão que fiscaliza os síndicos?
Além disso, de acordo com o art. 1.356 do Código Civil, é atribuição do Conselho Fiscal do condomínio dar parecer sobre as contas do síndico. Ou seja, fiscalizar os balancetes, os gastos e as movimentações financeiras feitas pelo síndico.Como investigar um síndico?
A destituição do síndico, seja ele profissional ou morador, só pode ocorrer com a realização de uma assembleia convocada pelo conselho do condomínio e até mesmo pelos condôminos, neste caso especificamente. É necessário reunir ¼ dos condôminos e fazer um abaixo-assinado para a saída do síndico.Quem está acima do síndico de condomínio?
Acima do síndico, na hierarquia de um condomínio, geralmente estão os condôminos (proprietários das unidades ou apartamentos).O que fazer se o síndico não resolve o problema?
Quando o síndico não resolve os problemas do condomínio, a primeira alternativa dos condôminos é o diálogo. A coletividade tem o direito de cobrar do síndico que ele atue conforme suas atribuições. No entanto, a conversa nem sempre é eficaz. Nestes casos, é possível recorrer a outras alternativas.COMO FISCALIZAR A ADMINISTRADORA DO CONDOMÍNIO PELAS PASTAS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS | Especialistas
Onde se denuncia síndico?
O primeiro passo para denunciar o síndico deve ser registrar a reclamação no livro de ocorrências do condomínio. Se isso não surtir nenhum efeito, o condômino pode comunicar o conselho fiscal do condomínio, que deve convocar uma assembleia, expor a situação e votar pela permanência ou saída do síndico.Quando o morador pode processar o síndico?
Os conflitos entre síndicos e moradores podem escalar para o âmbito legal quando envolvem acusações de calúnia, difamação ou injúria.Quem pode notificar o síndico?
Não obtendo êxito e de forma extrajudicial, qualquer morador pode notificar o síndico e a administradora com a finalidade de documentar o que foi realizado anteriormente de maneira informal.Qual a autoridade do síndico?
O síndico é o representante legal do condomínio, o que significa que, diante de qualquer processo (judicial ou não), ele é o representante dos interesses dos moradores. Ele deve zelar pelo patrimônio e garantir o bem estar de todos os condôminos.Quem é o chefe do síndico?
O Subsíndico assume temporariamente as tarefas do Síndico no caso de ausências ou impedimentos do mesmo. Em caso de morte ou renúncia do Síndico, o Subsíndico assume a tarefa de imediato e é responsável por convocar uma assembleia para escolher um novo Síndico.Como saber se o síndico é bom?
As principais características que um síndico profissional qualificado deve ter incluem habilidades de liderança e de negociação, experiência na gestão de condomínios, capacidade de resolver conflitos e conhecimento em legislação condominial. As habilidades de negociação são essenciais.Quem fiscaliza os condomínios de prédios?
Como não existe um órgão regulador devidamente constituído para assumir a fiscalização de uma administradora de condomínio, esta tarefa cabe em primeiro lugar ao síndico.Como solicitar documentos ao síndico?
Conforme já foi dito, todo e qualquer condômino tem direito de consultar a documentação do prédio, mas é preciso que isso seja solicitado com antecedência. Portanto, basta entrar em contato com o síndico e manifestar a sua vontade de acessar os documentos referentes à gestão do condomínio.O que o síndico não pode?
O síndico não pode, de forma alguma, invadir a privacidade dos condôminos. Afinal de contas, é dever do síndico privar por seus condôminos – e não o oposto. Com isso, é estritamente proibido a entrada do síndico em uma unidade ou a abertura de correspondências sem permissão.Como punir o síndico?
Caso o condomínio tenha um conselho, é possível solicitar que este notifique e multe o síndico infrator. Os condôminos também podem decidir por convocar uma uma assembleia condominial para discutir as infrações e propor uma punição para o síndico, ou, em casos mais graves, a sua destituição do cargo.Como investigar o síndico?
Em se tratando dos condôminos, a participação nas assembleias é a melhor maneira de fiscalizar as atividades do síndico. Afinal, é nestas reuniões que são apresentadas as contas do condomínio e os serviços que necessitam ou que já foram executados.Quem está acima do síndico?
Síndico, subsíndico, zelador, administradora, conselho fiscal...Quais despesas O síndico pode decidir sozinho?
Despesas rotineiras: o síndico é o responsável por gerenciar as despesas rotineiras do condomínio. Isso quer dizer que ele pode e deve pagar contas de água, luz, limpeza, funcionários e manutenção sem solicitar aprovação dos condôminos.Quem está abaixo do síndico?
O subsíndico tem a função de auxiliar o síndico em suas tarefas do dia a dia, com o objetivo de tornar a gestão mais eficiente. E no caso da ausência do síndico (no caso de férias, por exemplo), o subsíndico assume seu lugar. O subsíndico também é escolhido na Assembleia Geral.Onde posso reclamar do síndico?
O órgão legal para essas denúncias é a Assembleia!É aconselhável ANTES da Assembleia, que qualquer dia condôminos consulte o Conselho Regional das Administradora se a Administradora tem registro com eles.