Atualmente, Florence é considerada a criadora da enfermagem moderna, pois ela foi a responsável por mostrar que a enfermagem deveria e deve ser uma profissão respeitada e incentivou diversas mulheres do século XIX a ingressarem nessa profissão.
Por que Florence ficou conhecida como a Dama da lâmpada?
A precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale utilizava uma lâmpada em suas visitas aos soldados durante a Guerra da Criméia, o que a tornou conhecida como a Dama da Lâmpada e tornou esse objeto representativo para a Enfermagem.
Florence Nightingale (Florença/Itália, 12 de maio de 1820-Londres, 13 de agosto de 1910), de nacionalidade britânica, foi a fundadora da Enfermagem moderna. Ela foi a pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela sua atuação na Guerra da Crimeia.
Quem foi Florence Nightingale e qual foi seu legado?
Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854. Ao retornar da guerra, esta se tornara uma figura popular nacionalmente; seu nome era sinônimo de doçura, eficiência e heroísmo.
Em 1883, Nightingale se tornou a primeira a receber a Real Cruz Vermelha. Em 1904, recebeu a Ordem de São João (LGStJ) e em 1907, ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem de Mérito.
Para isso, ela percorria todas as enfermarias no período da noite com uma lanterna nas mãos, feito que lhe rendeu o apelido de “A Dama da Lâmpada”. A enfermeira Florence Nightingale foi pioneira no tratamento humanizado de pacientes e criou métodos eficazes que reduziram em mais da metade o número de mortes de doentes.
Vocês já ouviram falar da famosa "Maldição da Florence"? Reza a lenda que a precursora da Enfermagem no mundo morreu solteira (largando seu noivo) para cuidar dos soldados na guerra da Criméia. Por isso todas os profissionais da enfermagem que se formam sem ter um namorado(a) ficam solteiros para o resto da vida...
A teoria ambientalista de Florence Nightingale está alicerçada em cinco pontos, os quais acreditava ser essenciais para se obter uma casa saudável, como água e ar puros, saneamento básico, limpeza e luminosidade, pois acreditava que um ambiente saudável era fundamental para a cura.
Florence Nightingale não apenas melhorou as condições de saúde dos soldados na Guerra da Crimeia, mas suas iniciativas reformularam os conceitos de cuidados médicos e hospitalares, impactando positivamente a saúde pública e a prática médica até os dias de hoje.
A serpente enrolada em torno do bastão era um símbolo utilizado por Esculápio, o deus grego da Medicina. Na Enfermagem, esse animal representa a capacidade de cura dos pacientes, e a importância do cuidado e do tratamento adequado para garantir a recuperação.
A escolha dos símbolos da enfermagem remonta ao século XIX, o símbolo da lamparina à óleo por exemplo, foi uma homenagem a uma aristocrata inglesa chamada Florence Nightingale (1810-1920), a qual dedicou sua vida à profissão de enfermeira.
Florence providenciava comida, remédios, agasalhos, além de supervisionar o trabalho das enfermeiras. Mais que isso, fez estudos estatísticos (sua vocação matemática enfim triunfou) mostrando que a alta mortalidade dos soldados resultava das péssimas condições de saneamento.
Considera-se, entretanto, que a Enfermagem Moderna foi introduzida no Brasil em 1923, mediante a organização do serviço de enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), então dirigido por Carlos Chagas.
Qual foi a primeira escola de Enfermagem do mundo?
Escola de Enfermeiras, criada no Hospital São Thomas de Londres, em 1860, por Florence Nightingale. Demarca a implantação do Sistema Nightingaleano de ensino e o início da Enfermagem Moderna.
O que Florence fez para reduzir a taxa de mortalidade?
Ao longo de toda a Guerra da Criméia, Florence conseguiu reduzir as taxas de mortalidade entre os soldados britânicos, através de seus esforços como enfermeira e, provando a eficiência das enfermeiras treinadas para a recuperação da saúde.
Durante sua atuação Florence se dedicou à reforma do saneamento do exército, aos hospitais do exército, ao saneamento da Índia e entre as classes mais pobres da Inglaterra.
Na idade média, o serviço de enfermagem era atividade caritativa, realizada por religiosas e leigos, com o objetivo de salvação das almas. Os hospitais eram lugares de exclusão dos pobres e moribundos, que necessitavam de assistência e representavam um empecilho na sociedade.
Ela falava inglês, francês, alemão, aprendendo com o pai latim, grego, matemática e estatística. Tinha conhecimento de História Universal, História Política da Inglaterra, técnicas de canto, piano e bordado. Um conhecimento fora do comum para uma mulher.
R.: Florence considerava o ser humano como um ser integrante da natureza, capaz de agir sobre sua própria recuperação, restaurando seu bem-estar e sua saúde.
Após a guerra, Florence fundou uma escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as demais escolas que foram fundadas posteriormente.
“ Juro por Apolo, médico, e por Esculápio, por Hygéia, por Panacéia, e por todos os deuses e deusas, constituindo-os os juízes de como, na medida das minhas forças e do meu juízo, haverei de fazer executado o seguinte juramento e o seguinte compromisso: considerarei aquele que me ensinou esta arte o igual a meus pais; ...
Melhorar a qualidade significa abordar o que importa para os pacientes — o chamado de Nightingale para reduzir o sofrimento humano ajudou a definir padrões para cuidados compassivos e centrados no paciente que abordam as necessidades e preferências dos pacientes.
Nomeada pelo Departamento de Guerra Britânico em 1853, ela levou um grupo de 38 enfermeiras para Scutari, perto de Istambul, para cuidar dos soldados feridos na Guerra da Crimeia. O custo humano causado pelo saneamento precário e a falta de cuidados adequados em Scutari foi terrível.