Claudia já tinha parado há mais de três meses de tomar os hormônios que preparam o corpo para a fertilização in vitro quando precisou realizar um exame e viu que estava ovulando. Algum tempo depois, ao realizar uma bateria de exames, descobriu que estava grávida.
Claudia Raia explica que, antes da última gravidez, tentou um processo de inseminação artificial e não obteve sucesso. “Não foi feito o embrião”, diz ela. No entanto, segundo ela, os hormônios tomados para a inseminação criaram um “restart” em seu organismo, fazendo com que ela menstruasse três meses.
Como Claudia Raia conseguiu engravidar com 55 anos de idade?
Claudia Raia voltou a falar sobre o processo para engravidar de Luca, seu filho caçula, aos 55 anos. De acordo com a atriz, ter um terceiro filho já era um sonho antigo; mas ela precisou de um empurrãozinho de sua taróloga, Cristina Fadul, que a instruiu a fazer uma inseminação artificial.
Durante o 'Conversa com Bial' da última sexta-feira, 18, Claudia Raia revelou que seu filho caçula, Luca, nasceu após uma tentativa de inseminação artificial, mas o procedimento não deu certo. O pequeno veio ao mundo em março de 2023.
Quais hormônios Claudia Raia tomou para engravidar?
“Resolvemos fertilizar os seis óvulos que tinha e preparar meu corpo para a gravidez, tomando hormônios por quatro semanas e progesterona por cinco dias”, lembra ela.
Claudia Raia revela o processo de gravidez e comenta nova fase! | Fantástico | TV Globo
Por que Claudia Raia engravidou na menopausa?
Segundo conta a atriz, seu nascimento aconteceu sem nenhum estímulo medicamentoso quando a mãe tinha 45 anos, estava há quatro anos sem menstruar e convencida de já estar na menopausa. A gravidez transcorreu muito bem e nos presenteou com a estrela Claudia Raia. Sorte a nossa!
Como a gestação só é possível a partir da fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide), engravidar na menopausa de forma natural é praticamente impossível.
Ano passado, Claudia e Jarbas decidiram ter um filho por fertilização in vitro, um procedimento feito em laboratório. Segundo o IBGE, em 2020 nasceram no Brasil 1.001 crianças de mães com mais de 50 anos. O que torna o caso de Claudia ainda mais raro, é o fato de ela ter engravidado em plena menopausa.
A atriz, que já era mãe de Sophia Raia, de 20 anos, e Enzo Celulari, de 26 anos de idade, ambos frutos de seu relacionamento com Edson Celulari, que foi pai novamente após os 60, entregou que os filhos mais velhos sentiram ciúmes do caçula.
Vilma de Fátima Alves Di Raimo engravidou em procedimento de fertilização in vitro, quando ainda tinha 59 anos, mais de 30 anos depois do nascimento da primeira filha. Professora aposentada fez 60 anos em setembro e a caçula, Rebeca, nasceu no dia 8 de outubro na Santa Casa de Assis.
Quais são os sintomas de uma gravidez na menopausa?
Ausência de menstruação, dor nas mamas, cansaço, alterações no sono, variações de humor. Todos esses sintomas acontecem tanto na gestante quanto na mulher na pré-menopausa. Diante desse impasse, uma coisa é certa: conversar com seu médico é a melhor opção para descobrir o que está acontecendo.
Especialistas acreditam que os hormônios podem ter provocado o reinício do processo de ovulação, mas afirmam que as chances de uma gravidez natural após a menopausa são "infinitamente pequenas".
Em entrevista ao "Fantástico" (TV Globo) ontem (25), a atriz Claudia Raia detalhou como descobriu que estava grávida do terceiro filho, aos 55 anos. Ela contou que passou por uma FIV (fertilização in vitro), que não deu certo.
Claudia Raia disse que foi pega de surpresa; com pressão alta, parto foi antecipado pelos médicos, mas só o marido foi avisado. "Eu sabia que não seria parto normal, mas não marquei nada", contou ela ao MaterniDelas, podcast de Tata Estaniecki. Na conversa, ela contou detalhes do momento.
Quantos anos tinha Claudia Raia quando engravidou?
"Pensei: 'meu óvulo, de (uma pessoa de) 55 anos, não serve para muita coisa'. Eu tinha desistido", disse. A atriz, que já tem dois filhos e está com o marido, Jarbas Homem de Mello, há mais de dez anos, conta que a notícia não mexeu muito com ela e que voltou a viver a vida normalmente.
Em um momento da conversa, ao ser questionada se já havia passado pela experiência, Claudia respondeu: “Já fiz aborto, mas só que acabou sendo espontâneo, porque eu fiz um filme, no Xingu, e eu tomei a vacina de febre-amarela, e eu estava grávida e não sabia.
Sophia Raia atualmente estuda Artes Cênicas em Nova York, nos Estados Unidos, e não descarta a possibilidade de abrir o seu perfil do Instagram para divulgar seu futuro trabalho, após a formação acadêmica.
A partir dos 37 os níveis da reserva ovariana já estão mais baixos e fica mais difícil engravidar. O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência.
Aos 53 anos, depois de 21 tratamentos de fertilização in vitro, 25 anos de tentativa e ao menos três abortos espontâneos, a escocesa Helen Dalglish conseguiu engravidar e segurar sua filha, Daisy Grace, no colo pela primeira vez.
Mesmo com o suporte oferecido pela medicina reprodutiva, a possibilidade de engravidar após os 55 anos é pequena e os riscos bem maiores do que para as grávidas mais jovens. Nessa idade as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas.
Assim, é possível engravidar aos 50 anos — no entanto, não se trata de algo simples, garantido ou, muito menos, acessível à maioria das pacientes. “A gravidez nessa faixa etária é, sim, uma realidade.
É incomum este tipo de situação. No geral, as mulheres brasileiras entram na menopausa de 50 a 52 anos. As mulheres que continuam menstruando após os 55 anos ficam expostas aos efeitos dos hormônios, motivo pelo qual você deve estar sempre sendo acompanhada do ponto de vista ginecológico.